10 motivos para conhecer a Ilha da Madeira

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Antes mesmo de chegar a Ilha da Madeira, em Portugal, eu já sabia que iria me apaixonar pelo lugar que tem tudo a ver comigo… muito sol, praias lindas, boa gastronomia, cultura rica e muuuuitas atrações para conhecer.  O mais legal é quem mesmo sabendo que ilha era linda e com paisagens incríveis eu ainda consegui me surpreender… Que lugar incrível, que pessoas queridas e que vibe boa !!!!

Nessa matéria vou te dar apenas 10 motivos para você conhecer a Ilha da Madeira e colocar na sua listinha de lugares que precisa conhecer no mundo !!

Na verdade vou te dar um motivo bônus e começar por ele … ano passado a Ilha da Madeira foi eleita, pela quarta vez, o melhor destino insular do MUNDO, apenas concorrendo com lugares paradisíacos como Maldivas, Sardenha, Seychelles, Havaí, Bali, Barbados e alguns outros paraísos por aí.

Ilha da Madeira: 10 motivos para conhecer

Foto: Expedia

1. Destino para o ano todo

Você pensou que a ilha só fosse interessante no verão, né?!! Pois é, eu também … e olha que sou bem crítica com lugares que realmente não acho que valham a pena conhecer em outras estações. A Ilha da Madeira é perfeita para conhecer o ano inteiro, acredite!!!!

Como fui a ilha a trabalho acabei indo no final do outono ( meados de novembro),  estação que jamais escolheria se fosse minha viagem de férias e eis me deparo com uma ilha cheia de vida, o turismo bombando, restaurantes lotados e muita mas muita coisa pra fazer!!

Totalmente diferente do eu tinha na minha cabeça, já tinha visualizado um lugar sem absolutamente nada pra fazer tipo o Algarve, no sul de Portugal ou as Ilhas Baleares na Espanha, rs. Foi quando descobri que o clima na Ilha da Madeira é ameno o ano inteiro com temperaturas na média de 20 graus. Os verões são super agradáveis e as temperaturas não costumam chegar aos 30 graus e o friozinho do inverno, uma delícia, em torno de uns 15 graus. Além disso, quase não chove na ilha, normalmente chove apenas 90 dias ao ano!!!! Tá super explicado porque todos os portugueses e até europeus de outros países sempre fogem pra lá no inverno… realmente é um paraíso para quem não gosta do frio rigoroso da Europa.

E enquanto no verão as praias e piscinas naturais são os principais atrativos, no inverno a gente descobre que a ilha tem lugares lindos para conhecer como o visual do Cabo Girão e Fajã dos Padres, os jardins super bem cuidados, atividades típicas como o carro de cestos, teleféricos e também uma bela caminhada pelas levadas e trilhas, são quase 2 mil km de trilhas!!!!

Conheça o Belmond Reid’s Palace – o hotel mais clássico da ilha da Madeira

2. Excelente custo benefício

Portugal já é um país com bom custo benefício pra gente, a facilidade da língua é a principal delas, além de excelentes preços em restaurantes, hospedagens e passeios, se comparado a outros lugares na Europa e a Ilha da Madeira não é diferente. É sempre possível achar passagens de cias low cost com um bom preço além de ser um lugar super democrático para todos os tipos de viajantes e seus bolsos.

A Ilha da Madeira tem atrações para solteiros, casais, famílias e até para os baladeiros!!!

3. Paisagens incríveis

Eu já sabia que iria encontrar paisagens incríveis na Ilha da Madeira mas não imaginei que fosse me surpreender tanto com o mix de paisagens do mar e da montanha por lá…. praias, piscinas naturais, floresta Laurissilva, cachoeiras, mirantes debruçados ao mar, jardins considerados um dos mais belos do mundo …. sério, são paisagens tão diferentes que as vezes nem parece que você continua na mesma ilha!!!

Alguns dos lugares que mais me impressionaram pela beleza por lá foram o Fajã do Padres, Cabo Girão, Santana ( uma cidadezinha que fica em um dos picos mais altos da ilha), as florestas Laurissilva e Porto Moniz.

Procurando hospedagens na Ilha da Madeira ??  Vem conferir esses hotéis!
PS: O Nós na Trip é parceiro do Booking.com e quando você reserva um hotel por esse ou qualquer link dentro do blog, nós recebemos uma pequena comissão para continuar pesquisando e escrevendo matérias gratuitamente para você, mas não se preocupe pois o Booking  NÃO COBRA nenhuma taxa extra por isso, os valores dos hotéis são exatamente os mesmos praticados diretamente no site. Muito obrigada

Foto: Google

4. Perfeito para quem gosta de praia

Acho que pela primeira vez na história desse blog não darei dicas de praias com propriedade, no sentindo de que realmente fui, frequentei e aproveitei… dessa vez eu só passei por elas mesmo e imaginei como seriam no verão hahahaha.

A Ilha da Madeira é um excelente destino para quem curte praias, porém apenas em Porto Santo ( ilha vizinha que faz parte do arquipélago da Madeira) encontramos praias com areia branquinha ( que na verdade nem é tão branquinha assim, tá mais pra dourada mesmo , rs). Como a Ilha tem origem vulcânica, a areia das praias é aquela areia preta, típica de ilhas assim mas o mar é azul turquesa e o visual das praias são lindos.

Algumas da praias, piscinas naturais e grutas mais conhecidas por lá são: Porto Moniz, Seixal, Ponta do Sol, Praia dos Anjos, grutas de São Vicente e Porto Santo.

5. Perfeito para quem gosta de aventura

Como eu não sou a pessoa mais aventureira desse mundo acabei descobrindo apenas lá que a ilha é o paraíso para trilheiros ( são mais de 2 mil km de trilhas), além de ter atividades como moutain biking, asa delta, parapente, mergulho e surf.

E tem trilhas para todos os níveis, desde as super fáceis em terrenos planos ( eu fiz a Levada da Ribeira que é exatamente assim, super tranquila) até as mais difíceis e de longa duração.

6. Ótima Gastronomia

Comida portuguesa é maravilhosa em todo país mas a Ilha da Madeira tem algumas iguarias que você só encontra lá como o bolo de caco, que na verdade é um pão feito com batata doce, servido com manteiga de alho ou recheado com linguiça, queijo, presunto… é uma delíciaaaaaa e trouxe alguns para congelar e comer aqui no Brasil hahahaha. Outra coisa típica da ilha são as Lapas, um marisco que pode ser consumido cru ou grelhado na própria conchinha e super bem temperado, é perfeito para acompanhar uma cervejinha ( no meu caso um vinho branco mesmo, rs). Ah, e outro clássico da ilha são as espetadas... é tipo um churrasco no espeto que fica pendurado na mesa e você vai se servindo, ótimo também!!

A culinária na Ilha da Madeira é muito farta e você come super bem desde comidinhas de rua até restaurantes estrelados Michelin… pra todos os gostos e todos os bolsos.

Foto: Google

7. Tem golfinhos e baleias

Outra coisa que descobri chegando na ilha é que lá é observatório de baleias e golfinhos durante o ano inteiro !!!! São 28 espécies que podemos encontrar ao longo do ano e algumas empresas oferecem até a opção de nadar com os golfinhos!

 

8. Bordados tradicionais

Como não se apaixonar por esse trabalho centenário das bordadeiras da Madeira?!! O tradicional bordado da Ilha da Madeira existe desde o século XVIII e é conhecido no mundo todo, tanto que a ilha é uma grande exportadora de bordados.

As peças centenárias podem custar até 2.900 euros e recebem um selo de qualidade e autenticidade.

Em 2014 os bordados da Ilha da Madeira foram destaque também na alta costura sendo desfilada nas passarelas da Chanel.

9. Um lado diferente da Madeira

Quando a gente acha que a Ilha da Madeira não pode mais surpreender… conheça Santana!! A vila fica a 1h30 de carro do centro e é um dos picos mais altos da ilha, lá de cima você encontra casinhas típicas, coloridas e triangulares, além de vinícolas e uma estrada por dentro de florestas digna de cenário de filme!!

É uma paisagem completamente diferente do centro, com muito verde, sempre mais fresquinho e perfeito para caminhadas como no Parque das Queimadas ou no Pico Ruivo ( o mais alto da ilha),

10. Tem vida noturna

Simmmm, eu não poderia terminar sem falar da vida noturna da Madeira, né?!! Se tem praia e vida noturna já é meio caminho andado para eu amar o destino hahahaha

A Ilha da Madeira tem uma vida noturna animada com bares e baladas, djs, musica ao vivo e muita poncha ( bebida típica com aguardente e limão – tipo nossa caipirinha). A Zona Velha é um dos lugares mais disputados no verão e Funchal tem várias baladinhas e boas festas também.

CLIQUE AQUI e encontre TODOS os passeios e excursões que você pode fazer na Ilha da Madeira – não esqueça que muitos passeios esgotam super rápido e por isso sugerimos reservar online com antecedência. 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

5 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *