TOP 10 praias no Algarve

top 10 praias no algarve

Olha, foi difícil escolher somente 10 praias no Algarve para fazer esse TOP 10, viu ?!! Ohhhh lugar abençoado com praias exuberantes, de norte a sul da região são dezenas de praias, das famosas, as secretas, as de difícil acesso, as badaladas, para os surfistas, para as famílias… o que não faltam são praias lindas e cenários inesquecíveis!

A gente já falou aqui no blog sobre as praias de Lagos ( listei todas as praias legais para conhecer por lá) e ainda vão entrar as matérias com as praias em Albufeira, Portimão, Lagoa e outras que também acho bacana conhecer mas agora vou lista as minhas 10 praias preferidas no Algarve.

Está planejando suas férias no Algarve ?  Então leia todas as dicas da região no GUIA DO ALGARVE .

Praias no Algarve : As 10 melhores praias na região

top 10 praias no algarve 2

Praia do Camilo – Lagos

É considerada uma das praias mais lindas da Europa e é minha praia número 1 no Algarve e uma das minhas preferidas em todo mundo!!!! Fica na cidade de Lagos e é simplesmente incrível!!! O visual de cima é surreal, aproveite a enorme escadaria que dá acesso a praia para fazer muitas fotos.

No altíssimo verão, em agosto, ela fica insuportável porque  a faixa de areia é pequena, se for nesse período vá de manhã muito cedo para conseguir colocar os pés na areia!!!

A praia do Camilo tem uma boa estrutura para os turistas e restaurantes – O restaurante O Camilo é ótimo.

Leia também: Onde comer em Lagos

 

top 10 praias no algarve 3

Praia da Marinha – Lagoa

É minha segunda praia preferida no Algarve !!! E considerada uma das cem praias mais lindas do mundo! Ohhhhh lugar lindo !!

O visual mais bonito da praia é do alto, visto por cima das falésias. Dê uma boooooa caminhada ( debaixo de sol) até a pontinha da falésia para ter esse cenário dos arcos, super vale a pena.

A faixa de areia é extensa ( no comprimento) mas ainda assim fica lotada no alto verão e assim como boa parte das belas praias da região você tem acesso por uma escadaria enorme mas vale todo e qualquer sacrifício para descer.

A praia da Marinha não tem estrutura para turistas, leve água e também o que comer – Antes de descer tem um quiosque que vende bebidas, salgadinhos e picolé e próximo tem restaurantes também.

 top 10 praias no algarve 4

Gruta de Benagil – Lagoa

Acho que dispensa qualquer comentário, né?! Um dos lugares mais fotografados do mundo é simplesmente o lugar mais incrível do Algarve !

Ela fica na praia de Benagil e seu acesso é feito apenas pelo mar mas é fácil de chegar e totalmente imperdível !!

Aqui no blog tem um post super completinho de como chegar na Gruta de Benagil e também de como vê-la de cima.

A praia de Benagil tem estrutura para os banhistas e tem diversos restaurantes.

top 10 praias no algarve 5

Praia de Albandeira – Lagoa

Eu conheci essa praia dessa última vez que estive na região e foi uma super dica de uma seguidora do Nós na Trip que viu que estávamos em Benagil e disse que ali perto tinha uma praia incrível – não é que ela estava certa ?!!

A Praia de Albandeira é uma pequena praia no meio de falésias mas o que realmente chama atenção nela é uma passagem por uma fenda que dá em uma mini praia que é simplesmente a  coisa mais linda!!!!!!! Esse acesso só é possível quando a maré está baixa ( nós fomos em um fim de tarde e pegamos a maré começando a subir mas ainda aproveitamos essa mini praia). Uma amiga voltou dias depois e foi no horário da maré alta, mal dava para ver a fenda, rs.

Não é uma praia tão conhecida e por isso não chegar a ficar tão lotada, foi uma grata surpresa e agora sempre indico essa praia para todos meus amigos.

A praia tem acesso fácil, você desce por umas escadas esculpidas na própria falésia, o terreno é irregular mas é tranquilo de descer. A praia também não tem estrutura para turistas e nem restaurantes ( não que eu me lembre!).

top 10 praias no algarve 6

Praia do Pirata – Albufeira

Sabe aquelas praias secretas ?? Então, é essa!!! Confesso que nunca tinha ouvido falar nessa praia e apenas recentemente fazendo uma busca no google maps, que o Luciano descobriu o nome da praia que fomos e eu amei em Albufeira.

Da última vez que estive no Algarve, descobri que tinha uma praia linda chamada Ponta Grande Cala que eu não havia conhecido da outra vez. O acesso a essa praia é por uma trilha, porém fomos para o lado contrário a ela e chegamos a praia da Ponta Pequena , que também é outra praia secreta lindíssima, vi o visual de cima e queria muuuuuito ter descido mas apesar dela ter uma escadinha até a praia, logo de inicio você precisa fazer um mini rapel entre as falésias em uma corda totalmente improvisada presa em um galho de árvore e depois que vi um grupo de meninos tendo dificuldades para descer, desisti. Por sorte, encontrei um senhorzinho no caminho, falando que a praia ao lado era tão linda quanto e com um grau de dificuldade menor para chegar.

Veja opções de hospedagens em Albufeira 

 

top 10 praias no algarve 7

Não deu outra, a praia não era tão do lado assim, caminhamos pela trilha por uns 15 minutos ainda e só descobrimos o lugar que tinha que descer porque vimos ao longe um grupo de pessoas subindo … não existe nenhuma placa, seta, nada, só um enorme barranco que você pensa umas dez vezes se aquilo vai mesmo dar em uma praia. A descida pelas falésias não é tão fácil e nem tão segura mas acredito que se eu fui todo mundo consegue ir hahahahaha e o visual é maravilhosooooo !! Que praia linda, a praia do Pirata é pequena e vazia, do jeito que eu gosto … um paraíso perdido no meio de Albufeira.

PS. Logo ao lado fica a praia de São Rafael, não cheguei a ir caminhando até ela porque meu carro estava do lado contrário mas acredito que a trilha vindo de lá seja menos demorada para chegar na praia do Pirata.

Não preciso nem dizer que a praia não tem nenhuma estrutura e o acesso a trilha começa em uma ruazinha estreita com vários carros estacionados. Chegamos pelo GPS ( Google Maps na verdade) mas essa rua é de fácil acesso.

top 10 praias no algarve 8

Praia Dona Ana – Lagos

Considerada a praia mais bonita do mundo segundo a Revista Condé Nast em 2013 e até hoje está entre as 100 praias mais bonitas do mundo. Não dá para negar que a praia é belíssima, é daquelas praias que você chega e fala UAAAAAU que lugar é esse ?!!! Mas existe tanta praia linda no Algarve, que para ser sincera, acho a Dona Ana mais uma das lindas praias que tem por lá ( já falei que a minha preferida é a do Camilo, né?! rs).

Seu acesso é feito por escadarias e a praia tem uma boa extensão de areia, além de boa estrutura para turistas e restaurantes próximos.

top 10 praias no algarve 9

Praia da Coelha – Albufeira

É uma pequena praia a uns 5km de Albufeira, cercada por falésias e super charmosinha! Por ser pequena,  e com o  mar super calminho, é uma praia bem concorrida no verão.

Seu acesso é fácil por uma pequena escada e além de estrutura para banhistas ainda tem um bar de apoio também.

top 10 praias no algarve 10

 

Ponta da Piedade – Lagos

Não é exatamente uma praia! Não existe faixa de areia mas é um dos lugares mais lindos do Algarve!! O visual das falésias das praias vizinhas é a coisa mais linda, é um lugar totalmente imperdível !!!! De lá saem passeios de barcos pelas grutas próximas.

DICA #NOSNATRIP: Vá a Ponta da Piedade pela manhã ou início da tarde pois após esse período as falésias começam a fazer sombra e as fotos não ficam tão bonitas.

 

top 10 praias no algarve 11
Praia dos tres Irmaos, Alvor, Algarve, Portugal, Europe

Praia dos 3 Irmãos – Portimão

É minha praia preferida em Portimão, com pequena faixa de areia e entre falésias. Fica entre as praias de Alvor e Prainha e tem uns cenários lindos para tirar fotos e uma gruta de fácil acesso. Praia super agradável para passar o dia com a família.

Tem boa estrutura para turistas com aluguel de cadeiras e guarda sol e tem um restaurante, que eu não conheci, mas tinha uma bela vista da praia, aliás é pelas escadarias desse restaurante que você tem acesso a praia.

Encontre seu hotel em Portimão 

 

top 10 praias no algarve 12

Praia dos Arrifes – Albufeira

Não é uma praia tão desconhecida mas eu conheci super ao acaso, vi a placa de acesso a uma praia e fui até lá para ver como era! Não estava em meu roteiro e nem sabia da existência dela até então mas descobri que além de linda ainda tem um dos melhores restaurante de sardinha da região.

A praia tem muitas pedras e com isso tem uma faixa de areia pequena mas é uma graça e vale uma passada por lá e se você gosta de sardinha, não pode deixar de conhecer A Sardinha, um restaurante de frente para o mar e super bem falado ( eu não cheguei a conhecer!).

Planeje sua Viagem! Clique no banner para:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta