Onde comer em Belém : Dicas de onde comer na cidade

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Onde comer em Belém ?! Eu não canso de repetir aqui que Belém do Pará me surpreendeu positivamente, não imaginei que fosse gostar tanto da cultura e gastronomia de um lugar tão diferente de boa parte do resto do país.

A gastronomia do Pará é única, diversificada e tem grande influência indígena, portuguesa e africana com muitos peixes, camarões, ervas e temperos diferentes. Aliás, muitas frutas diferentes também… quem aí já experimentou cupuaçu, bacuri, mangaba ou taperebá ?!

Onde comer em Belém ? Todos os restaurante que eu fui e aprovei na cidade

onde comer em belém nos na trip

foto @nosnatrip

Point do Açaí

Não existe a possibilidade de você ir a Belém e não tomar açaí  –  até para quem não gosta ( eu !!!) é obrigatório ao menos provar ( é muuuuito diferente do nosso aqui e achei até mais gostoso) e o Point do Açaí é o restaurante que dizem ter o melhor açaí da região !

O Point do Açaí também é o lugar certo para você provar o tão famoso peixe com açaí – eu achei uma combinação bem estranha hahahaha mas a galera que tava comigo provou e amou!! Peixe fritinho servido com uma tigela de açaí e muita farinha d’água ( no Pará eles comem açaí com farinha e não com açúcar).

Nós pedimos uma chapa mista que vinha com peixe pirarucu, frango e camarão acompanhado de salada, batata frita, arroz branco, farofa, vinagrete e um litro de Açaí com farinha d’água e tapioca acompanhando. O prato é super bem servido.

Confesso que todos os lugares que comi peixe em Belém, esse foi o que menos gostei mas o camarão e os acompanhamentos estavam bons.

O Point do Açaí também vende a polpa de açaí congelada e embalada em caixa de isopor para quem quiser trazer para casa. Vários amigos trouxeram e disseram que deu super certo, chegou tudo certinho.

Endereços:

– Point Boulevard: Av. Boulevard Castilhos frança, 744, esquina com a Av. Presidente Vargas (onde fomos)

– Point Veiga: Rua Veiga Cabral, 450, esquina com a Tv Bom Jardim – Cidade Velha

Leia também: Guia de Belém – dicas para planejar sua viagem

onde comer em belém nos na trip2

foto @nosnatrip

Sushi Ruy Barbosa

Por que cargas d’água você está em Belém, disposta a experimentar todas as comidas típicas da região, e vai jantar em um restaurante japonês ??? Apenas porque o Sushi Ruy Barbosa faz uma fusão da culinária oriental com a regional e esse mix nipo-amazônico não poderia ter sido melhor!!!! O Sushi Ruy Barbosa está na listinha de melhores restaurantes orientais que eu já comi na vida!!! Sério!! Eu adoro comida japonesa, principalmente a nossa ocidental cheia de coisas diferentes e gourmetizada #soudessas e toque regional fez toda diferença.

Com eu estava em uma mesa grande, com muitas pessoas, acabamos provando boa parte do cardápio – tudo delicioso – destaque para os sushis e sashimis trufados servidos em pedra de sal do Himalaia, para as vieiras com foie gras e para o niguri marajoara.

onde comer em belém nos na trip3

foto @nosnatrip

O Sushi Ruy Barbosa também serve pratos de peixes e carnes, além do japonês e tem um excelente cardápio de drinks e chás. Eu tomei um chá gelado de frutas vermelhas maravilhoso!!

Além de boa comida, o restaurante também é super cool, decoração moderna, playlist super bacana… é um excelente lugar para jantar com grupo de amigos ou em casal !

É um restaurante com preço mais alto mas super vale o investimento, principalmente para quem procura um ambiente mais descolado com uma gastronomia oriental um pouco diferente da que estamos acostumados a comer.

Endereço:

— Tv. Rui Barbosa, 1816 – Batista Campos, Belém

onde comer em belém nos na trip4

foto @nosnatrip

Famiglia Sicília

Foi o primeiro restaurante que jantei assim que cheguei em Belém. É uma típica cantina italiana, com pratos tradicionais e outros com um toque regional. Lógico que foi esse toque regional que eu escolhi, né?! Afinal, não fui até o Pará para comer pasta ao sugo, aos quatro queijos ou Alfredo! rs.

De entrada eu pedi uma casquinha de filhote e um tomate confitado com cream cheese. Antes do prato principal acabei provando o  Ravioli de Maniçoba – foi aí que experimentei pela primeira ( e única)  vez a tal da maniçoba – o gosto nem fica tão forte no ravioli mas definitivamente não é para o meu paladar. O ravioli é recheado de maniçoba, guarnecido de farofa feita com farinha de mandioca de Irituia.

De principal pedi um filé de filhote com jambú e tucupi – também foi aí que me apresentaram esse peixe, que eu amei, e foi o que mais comi durante meus dez dias no Pará. Estava muito gostoso o filhote grelhado com jambú ao alho e óleo e tucupi.

Endereço:

— Av. Conselheiro Furtado, 1420 – Batista Campos, Belém

Leia também: 10 motivos para conhecer Belém do Pará

onde comer em belém nos na trip5

Manjar das Garças

Esse restaurante fica dentro do Mangal das Garças, parque natural, super bem preservado e que fica bem no meio da cidade. O Mangal da Garças é um dos principais pontos turísticos de Belém, e por isso, é interessante chegar em um horário que você aproveite para conhecer o parque e o almoço também.

O Manjar das Garças tem culinária regional e todos os pratos típicos que você pretende provar na cidade. O dia que eu fui – durante o Círio de Nazaré – ele estava funcionando apenas com o buffet ( R$99 por pessoa, o buffet liberado) mas sei que ele serve pratos a la carte também ! Não sei se pelo movimento enorme do Círio, o restaurante, que tem um salão bem grande e estava lotado, optou por oferecer apenas o sistema de buffet para atender a todos com mais rapidez ou se o a la carte é só no jantar mesmo.

No geral achei a comida boa mas o preço muito elevado para quem não come tanto – meu caso !!

Endereço:

Rua Dr. Assis s/nº – Parque Ambiental Mangal das Garças, Cidade Velha, Belém

onde comer em belém nos na trip6

Amazon Beer

A Amazon Beer é uma cervejaria artesanal que existe há mais de 20 anos em Belém e tem sua fábrica e restaurante na Estação das Docas, o antigo Porto de Belém, que foi revitalizado, e se tornou o maior polo gastronômico da região!

Assim como a culinária paraense, a cervejaria também apostou em sabores únicos utilizando ingredientes da Amazônia e, apesar de eu não tomar cerveja, todos meus amigos aprovaram os sabores da Amazon Beer.

A Estação das Docas, foi meu lugar preferido para comer em Belém, o lugar é super bonito, bem conservado, tem um galpão enorme climatizado na parte de dentro, com diversos restaurantes, quiosques e lojinhas,  e todos os restaurantes tem  mesinhas do lado de fora de frente para o rio Guajará… achei o lugar mais convidativo para um happy hour ou um jantarzinho mais descontraído !!

A Amazon Beer, é um dos diversos restaurantes e bares que tem nesse polo gastronômico, tem muitos pratos regionais e petiscos. Como fui em um fim de tarde, optei pelos petiscos e super aprovei !

Endereço:

Estação das Docas – Rua, Av. Blvd. Castilhos França, s/n, Belém

onde comer em belém nos na trip7

foto @nosnatrip

Sorveteria Cairu

Já foi premiada diversas vezes como a melhor sorveteria do Brasil ( Veja Comer & Beber)… só por isso eu já deveria te convencer a conhecer a Sorveteria Cairu, um clássico de Belém, com sorvetes artesanais e sabores regionais.

São mais de 50 sabores, entre clássicos e regionais mas é lógico que os que mais fazem sucessos são os sabores típicos do Pará, como o de tapioca, açaí,  castanha do Pará, taperebá, cupuaçu, murici, bacuri e vários outros.

Os sorvetes tem uma excelente textura e realmente são deliciosos, eu provei o de taperabá e adorei !!

Tem diversas lojas e quiosques da Cairu espalhadas pela cidade, eu conheci o quiosque que fica dentro da Estação da Docas, como lá é super turístico, se prepare para as filas, são grandes mas super vale a pena esperar!

Endereço:

Estação das Docas – Rua, Av. Blvd. Castilhos França, s/n, Belém

Leita também: O que comer em Belém ? Pratos típicos que você não pode deixar de comer

onde comer em belém nos na trip8

foto @nosnatrip

Mercado Ver-O-Peso

Não dá para falar de lugares para comer em Belém e não citar o Mercado Ver-O-Peso, que é um dos mercados municipais mais antigos do país, inaugurado em 1625. É um simbolo da cidade e um dos mercados mais interessantes que já conheci no mundo… o mix de cheiros, cores e texturas é de enlouquecer qualquer um !!

Particularmente, eu AMO mercado municipal em qualquer lugar do planeta!! É sempre um dos lugares que mais quero conhecer quando chego numa cidade nova, que não conheço muito da cultura ou gastronomia e o Ver-o-Peso é riquíssimo de histórias e muita cultura local.

Lá é possível comprar castanhas do Pará fresquinhas, farinha de todos os tipos, jambu, temperos, especiarias, peixe fresquíssimo, camarão seco, artesanato local e experimentar de tudo um pouco!! Lá você também encontra barraquinhas de ervas medicinais e simpatias, tem garrafada para tudo quanto é doença que você imaginar – eu trouxe uma pomada relaxante muscular pra minha mãe que ela amou – e tem histórias e personagens únicos.

Separe pelo menos uma manhã inteira para conhecer e curtir o mercado.

No Ver-O-Peso, eu vi muita gente comendo o famosos peixe com açaí, se você não se importar de comer em um lugar muito simples, acredito que lá seja um dos lugares mais indicados. Lá também é um dos melhores lugares para experimentar sucos regionais e açaí, a barra da Neuza é famosa e tem suco de açaí e diversos outros super geladinhos e muito gostosos! Mais uma vez eu optei pelo de taperebá e aprovei!

Você conhece mais algum lugar imperdível em Belém para comer que eu não tenha ido? Comenta aí embaixo pra gente saber !!

onde comer em belém nos na trip9

foto @nosnatrip

 

 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *