O que comer em Belém do Pará ?! Acho que eu não fazia ideia de que comeria tanta coisa diferente, que eu nem nunca tinha ouvido falar, dentro do meu próprio país!! Eu sou uma pessoa super aberta a experimentar novos pratos e temperos em qualquer lugar no mundo… não chego a curtir coisas exóticas mas AMO conhecer mais de uma cultura local pela gastronomia e Belém é o lugar perfeito para isso… acho que em poucos lugares no mundo eu experimentei tantas coisas que meu paladar ainda não conhecia.
A gastronomia do Pará é única, diversificada e tem grande influência indígena, portuguesa e africana com muitos peixes, camarões, ervas e temperos diferentes. Aliás, muitas frutas diferentes também… quem aí já experimentou cupuaçu, bacuri, mangaba ou taperebá ?!
O que comer em Belém ? Pratos típicos e tudo que você não pode deixar de provar quando tiver por lá.

Pato no Tucupi
É o prato típico do Círio de Nazaré (quando eu estive lá) e basicamente é o pato assado com o molho de tucupi, que eu adorei!! Tucupi é feito do suco extraído da mandioca brava que precisa descansar até que o liquido se separe do amido ( que depois de processado será a tapioca), esse liquido é fervido, fermentado e assim temos o tucupi. No prato em questão, ele ainda é feito com jambu, fervido com água e sal, e servido com arroz branco. Eu não amo pato mas esse é tão bem temperado que foi super aprovado!!
Tacacá
É um molho de origem indígena, que eu achei parecido com o tucupi, porém mais ralo e se come com camarão… o tacacá tem um gosto forte igual ao tucupi mas é muito saboroso!! Ele costuma ser servido em cumbuca pois tem a consistência de uma sopinha.
Leia também: Guia de Belém do Pará – dicas para planejar sua viagem
Maniçoba
Eu tenho um problema sério… quando a comida não é visualmente bonita, eu já tenho uma pré disposição a não gostar, e a maniçoba que me desculpe mas ela é um prato muuuuuito feio hahahaha. A maniçoba é feita da folha da mandioca, é moída, cozida por dias e depois é acrescentado vários ingredientes da feijoada como toucinho, chouriço, linguiça, paio, orelha, pé, mocotó e servida com arroz branco e farinha d’água… enfim, ela realmente acaba tendo a aparência e lembra o gosto da feijoada mas confesso que não amei. A maniçoba também é um prato típico do Círio de Nazaré.

Filhote no Tucupi
Acho que foi o prato que eu mais comi e mais ameeeei na cidade!! Filhote é um peixe de água doce, típico da Amazônia e que de filhote não tem nada, pois ele é enorme, super carnudo, carne branquinha e deliciosa!! Eu sou apaixonada por peixe e esse foi uma das especies mais saborosas que já provei. O peixe casou perfeito com o molho de tucupi. Foi muito mais aprovado por mim do que o pato.
Peixe com Açaí
Até pisar em Belém e descobrir que isso é um prato bem normal por lá, nunca imaginei misturar essas duas iguarias no mesmo prato hahahaha. Eu não gosto de açaí, mesmo aquele nosso misturado com trezentos mil toppings tipo banana, granola, guaraná ou qualquer outra coisa, então… não posso opinar quanto a esse prato mas todo mundo que tava comigo supeeeeeer aprovou, mesmo !!! O prato vem com o peixe fritinho e uma cumbuca de polpa de açaí para jogar em cima e farinha d’água.
Vatapá Paraense
O Vatapá Paraense é diferente do baiano pois não leva peixe e nem castanha mas o resto dos ingredientes é o mesmo, o caldo do camarão, muuuuita chicória, alho e cheiro verde, além de leite de coco, camarão e azeite de dendê, depois adiciona a farinha de trigo até ficar tipo uma papinha. Comi bastante vatapá por lá também e gostei tão quanto o baiano.
Caruru
Eu realmente gosto de experimentar coisas diferentes mas quiabo eu passo…não dá pra mim!! O Caruru é feito com quiabo, camarão, chicória, farinha fina e azeite de dendê. Ele fica tipo um pirão.
Leia também: 10 motivos para conhecer Belém do Pará
foto: @nosnatrip
Frutas
Nunca vi um lugar com tantas frutas diferentes, além do açaí, que é completamente diferente do nosso – eu não gosto mas provei a polpa e achei totalmente diferente e mais gostosa que as daqui; também tem o bacuri – não curti, o taperebá – amei, é muito parecido com o nosso cajá, cupuaçu, buriti, mangaba e muruci.
foto: @nosnatrip
Peixes:
Além do Filhote, que já falei ali em cima, que é delicioso e um dos melhores peixes que já comi na vida, o paraense também come muito Tambaqui, Tucunaré, Bacalhau, Pirarucu, Dourada e Pescada.
foto: @nosnatrip
Outras iguarias:
A Castanha do Pará é realmente deliciosa e fresquinha, tive a oportunidade de experimentar a castanha ainda crua, assim que é retirada da casca… é muuuuito diferente do que a gente compra no mercado ou a granel aqui no Rio.
A Farinha d’água também é muito gostosa e fresca, é uma farinha bem mais grossa, que lá eles comem com praticamente tudo, principalmente no açaí, eu gostei da farinha pura mesmo, tostadinha, uma delicia !!
A Farinha Amarela, pra mim é a melhor farinha para fazer farofa, eu amooooooo!! Eu passei dez dias no Pará praticamente me alimentando de peixe e farofa e fui muito feliz hahahaha.
O Jambu é uma erva da região que eles usam muito em comida e na cachaça. Na comida eu pouco senti o gosto do jambu aparente mas na cachaça é impossível não sentir a língua dormente, a planta tem uma substância anestésica que deixa a língua formigando.
Farinha de Tapioca também é muito apreciada na região, alias, se tem uma coisa que o paraense aprecia é a mandioca… tem farinha de tudo quanto é tipo por lá e até a folha da mandioca é usada para fazer a maniçoba.
Se você não mora na região norte do pais, certamente muitos desses ingredientes também serão novidade para você…. aproveite! A culinária paraense é divina e realmente única!!
Onde comer na Ilha de Marajó - Nós na Trip
[…] Leia também: O que comer em Belém […]
Belém do Pará : Guia da cidade com todas as dicas - Nós na Trip
[…] O QUE COMER EM BELÉM DO PARÁ – Dicas do que experimentar […]