Como comprar azeites nas viagens

postado em: COMPRAS, Portugal | 0

como comprar azeites nos na trip

 

 

 

 

Eu sei, a maioria das pessoas quando pensam em compras de viagem vem logo na cabeça roupas, cosméticos, eletrônicos, certo?!! No caso, as minhas melhores compras de viagem são sempre azeites e vinhos!!! Todo e qualquer lugar no mundo que seja produtor de azeitonas eu sempre trago um estoque de azeites para provar aqui no Brasil e com vinhos é exatamente a mesma coisa.

Falando de azeites, nem preciso dizer que Portugal é o nosso produtor preferido, né?! O país representa 3% da produção mundial de azeite e é um grande exportador principalmente para países como EUA, Canadá, Angola e Brasil ( que é um dos maiores consumidores ). Para mim, o país tem um dos melhores azeites que já provei, seguidos dos azeites gregos e croatas que também são divinos!!

Para você saber escolher seu azeite na hora de comprar saiba que ele se divide em categorias:

  • Azeite Extra Virgem – azeite impecável com sabor e cheiro a azeitona sã. Não apresenta nenhum defeito organoléptico e sua acidez é igual ou inferior a 0,8%
  • Azeite Virgem – azeite de boa qualidade, com sabor e cheiro a azeitona sã. Sua acidez é igual ou inferior a 2% e pode apresentar ligeiros defeitos de cheiro e sabor.
  • Azeite – É o azeite refinado enriquecido com azeite virgem, com grau de acidez igual ou inferior a 1%

  Em todas as minhas viagens eu sempre presto atenção na marca de azeite que estou provando nos restaurantes, se eu gostar, tiro foto e vou procurar para comprar nos mercados, ou no próprio restaurante quando é fabricação própria. Na Croácia, por exemplo, os melhores azeites que comprei foram de fabricação caseira.

Como comprar azeites nas viagens

Para minha felicidade, recentemente fui convidada para conhecer a nova safra de azeites do Esporão, marca portuguesa e uma das minhas preferidas, com uma aula sobre o assunto com a oleóloga responsável do Esporão, Ana Carrilho. 

E além de descobrir essas diferenças entre os azeites ainda tirei a minha dúvida eterna… posso usar azeite para frituras? Simmmmm, e a explicação é que tanto o azeite comum como o extra virgem permanecem sem se decompor a temperaturas elevadas e produzem menos aditivos químicos que os outros óleos, ou seja, as substâncias que se formam são menos danosas para nosso corpo do que dos demais óleos na fritura.

Os benefícios do azeite em nossa alimentação são diversos e também soube que nos países mediterrâneos, onde a principal fonte de gordura na dieta é o azeite, o risco de doenças crônicas e cardiovasculares é das mais baixas no mundo, assim como a esperança média de vida é das mais altas.

O Azeite Esporão é cultivado e produzido na região de Alentejo, em Portugal, exclusivamente com azeitonas nacionais e preservando o sumo puro das azeitonas que são colhidas, assegurando que todo processo é feito com o máximo de respeito pelas pessoas e natureza.

E pela primeira vez na vida fiz uma degustação de azeites… sempre soube que eles tinham grande diferença de aroma, sabor mas confesso que nunca parei e prestei atenção nessas diferenças com tanta clareza como em uma degustação.

Degustamos uma safra colhida em janeiro  – ahhhhh lembrei de outra coisa que para mim foi super importante, sempre que comprar um azeite leia sua data de fabricação ( e não a validade) pois o melhor azeite é sempre o mais “fresco”, o que tem a fabricação mais próxima a sua compra – e dessa nova safra estavam os azeites Extra Virgem, Galega, Cordovil, Seleção e Orgânico. Provei exatamente nessa ordem, do azeite mais “leve” até o mais “encorpado”. 

Meu preferido foi o Cordovil, que eu nunca tinha provado, e tem um sabor mais picante. Se você também gosta desse sabor mais picante em azeites, pode colocar esse na listinha, é muuuito bom!!

como comprar azeites nos na trip2

Para te ajudar na escolha de seus azeites Esporão, veja a diferença de cada um desses que eu degustei.

  • Azeite Extra Virgem – tem perfil suave e harmonioso, com bom equilíbrio dos aromas frutados típicos das azeitonas do Alentejo.
  • Azeite Galega – elaborado unicamente a partir da variedade Galega. Esta variedade confere aos azeites aromas e sabores suaves onde as notas de maçã são predominantes. É um azeite doce onde por vezes podem aparecer notas picantes quando a colheita é efetuada precocemente.
  • Azeite Cordovil – elaborado unicamente a partir da variedade Cordovil. Esta variedade tem características  muito próprias uma vez que os seus azeites tem notas verdes muito vincadas e os amargos e picantes são de presença persistente.
  • Azeite Seleção – é feito através de uma criteriosa seleção das azeitonas. São combinados várias variedades de azeitonas, em estados de maturação diferentes que conferem complexidade e diferentes aromas e sabores. É um azeite harmonioso e persistente, equilibrado no que toca a amargos e picantes, tem bastante notas verdes e frescas.
  • Azeite Orgânico – Esse foi meu segundo preferido e é produzido a partir das variedades de azeitonas Cobrançosa e Arbequina em modo de produção biológica plantada no olival dos Arrifes. Existe uma criteriosa seleção dos frutos, obtendo-se dessa forma um azeite autêntico e genuíno, pleno de aromas e sabores.

Dentre os azeites que provei, o Azeite Esporão Orgânico ganhou prêmio de um dos melhores azeites de Portugal em 2017.

Adorei a aula e os esclarecimentos, agora vou ficar ainda mais ligada no rótulo na hora de comprar meus azeites pelo mundo, rs.

Para quem deseja comprar os azeites Esporão mas não tem previsão de viajar para Portugal, aqui no Brasil eles são distribuídos pela empresa Qualimpor. 

 

Planeje sua Viagem! Clique no banner para:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta