Tiradentes: Guia da cidade em Minas Gerais

postado em: Minas Gerais | 0
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

tiradentes guia da cidade nos na trip

Tiradentes: Dicas para você planejar a sua viagem

Eu sempre tive uma queda por cidades históricas, tanto no Brasil quanto fora daqui, e Tiradentes é daquelas cidadezinhas charmosas, muito bem preservadas e que te conquistam logo nos primeiros momentos.

Tiradentes, fica em Minas Gerais e um destino perfeito para conhecer em um feriado – fica a 4h30 de distância do Rio de Janeiro e 6h30 de distância de São Paulo, de carro  – tem um cenário bucólico, construções do século XVIII, igrejas barrocas e um climinha encantador para casais!

Tiradentes, na época do ciclo do ouro se chamava Arraial Velho de Santo Antônio e reunia os inconfidentes. Tempos depois, em 1889, recebeu seu novo nome em homenagem ao líder dos inconfidentes – mas só para deixar claro, Tiradentes, não nasceu nessa cidade.

tiradentes guia da cidade nos na trip2

Como chegar ?

DE CARRO:

A maneira mais prática e cômoda de chegar em Tiradentes é de carro, porém, já adianto que ela não está próxima a nenhuma grande cidade, ou seja, vá preparado para dirigir no mínimo 200km para chegar em Tiradentes.

Se você for de avião de qualquer outro estado, irá aterrizar em Belo Horizonte – no aeroporto de Confins – de lá poderá alugar um carro e pegar a estrada BR-040 sentido Rio de Janeiro, após a cidade de Congonhas é só seguir pela BR – 383 e chegará a Tiradentes. O percurso de 193km é feito em 2h50 em média.

Saindo do Rio de Janeiro, a opção é pegar a BR-040 sentido Belo Horizonte até a rampa de acesso para São João del Rei/ Lavras e lá pegar a BR-265. O percurso é de 330km e eu fiz esse trajeto de carro em 4h30 (fazendo duas paradas no caminho).

E de São Paulo são 482km de distância pela Rodovia Fernão Dias, BR -381, até a rampa de acesso para São João del Rei/ Lavras e lá pegar a BR-265. Esse trajeto leva em média 6h30.

Se dirigir não é uma opção para você, também existe a possibilidade de ir de ônibus.

tiradentes guia da cidade nos na trip3

DE ÔNIBUS:

Você poderá chegar a Tirantes de ônibus vindo de outros estados ou até mesmo de outras cidades históricas em Minas Gerais, como Ouro Preto, porém, a rodoviária da cidade é tão pequena que recebe apenas os ônibus vindo de São João del Rei –  que fica a 20km de distância – sendo assim, é importante frisar que seu destino final será sempre a cidade de São João del Rei e de lá você tem a opção de seguir até Tiradentes de ônibus municipal, táxi ou de trem maria fumaça.

Saindo de Belo Horizonte,  a Viação Sandra, faz esse trajeto. Saindo do Rio de Janeiro, a Viação Paraibuna te levará. E saindo de São Paulo você pode escolher entre a Viação Útil e a Expresso Gardênia –  todos com destino para São João del Rei.

DE TREM:

Chegando em São João del Rei você tem a opção comum que é seguir até Tiradentes de ônibus ou táxi ou a opção turística – e super divertida – que é ir de Maria Fumaça.

São apenas 12 km de travessia a bordo da Maria Fumaça mais antiga em operação no Brasil! O trem funciona de quinta a domingo e valor da tarifa é de R$70 – Confira os horários e valores atualizados aqui.

tiradentes guia da cidade nos na trip4

Onde se hospedar?

Tiradentes é repleta de pousadas e hotéis de charme e bem preparada para receber os turistas mais exigentes. A melhor localização, sem dúvida, e no centrinho da cidade, próximo a diversos pontos turísticos e perfeito para conhecer praticamente tudo a pé, porém, para quem deseja relaxar e contemplar uma belíssima paisagem da Serra de São José também tem excelentes opções.

Eu me hospedei na pousada Solar da Serra, que fica na estrada sentido Bichinho, um hotel design espetacular, no alto da serra com vista para cidade e para Serra de São José. É considerado um dos melhores hotéis da cidade e mesmo não estando localizado no centrinho, vale MUITO a pena se hospedar por lá.

Outros pousadas e hotéis que acabei conhecendo quando estive na cidade e pareciam ser muito confortáveis e agradáveis foram o Armazém 26 – bem na entrada da cidade, com decoração rústica mineira e objetos garimpados; Pequena Tiradentes, também na entrada da cidade, mas que de pequena só tem o nome, rs. A pousada é uma réplica da cidade com casarões coloniais, uma loja enorme de objetos e móveis rústicos e duas piscinas bem modernas. Ótima opção para se hospedar também. Solar da Ponte, é um casarão colonial no centrinho histórico e foi uma das primeira pousadas de Tiradentes. E por fim, Pousada Aromas da Montanha, outra hospedagem super charmosa, que não fica localizada no centro mas que vale pela paisagem e pela tranquilidade!

Como se locomover ?

Tiradentes é uma cidade perfeita para você conhecer a pé, principalmente se estiver hospedada no centrinho histórico, você consegue conhecer praticamente todos os pontos turísticos sem tirar o carro da garagem.

O bacana de estar de carro em Tiradentes é mais pela praticidade de se hospedar em algum lugar mais afastado do centro, conhecer outros restaurantes que não estão ali no burburinho do centro, fazer passeios rurais, como conhecer fazendas de produção de queijo,  ou então ir até Bichinho e São João del Rei, que estão a pouquíssimos quilômetros de distância.

Caso não esteja de carro, sem problemas!! Os táxis funcionam bem na cidade e não são muito caros – Tiradentes não tem Uber ou outro serviço parecido.

tiradentes guia da cidade nos na trip5

Quando ir ?

Tiradentes é uma cidade gostosinha para conhecer o ano inteiro mas se quiser fugir das chuvas prefira a época mais seca que vai de abril até setembro! Eu fui em setembro e adorei o clima nessa época, um calorzinho agradável durante o dia e um friozinho gostoso a noite ! Perfeito !!

No mais, sugiro visitar a cidade nos fins de semana, feriado ou quando acontece algum festival pois é quando todo o comércio está aberto, assim como restaurantes e a cidade fica mais movimentada. O Festival Gastronômico de Tiradentes é sensacional e super vale conhecer!!

tiradentes guia da cidade nos na trip6

O que é imperdível ?

  • Visitar a Igreja Matriz, que além de sua arquitetura barroca e rococó lindíssimas, ainda é uma das igrejas mais ricas do Brasil.
  • Conhecer o Museu de Sant’Ana, que fica no prédio da antiga cadeia municipal da cidade e tem um grande acervo de imagens da mãe de Nossa Senhora.
  • Conhecer a Cachoeira do Mangue – para quem curte trilhas e passeios ecológicos.
  • Experimentar os queijos da região! Super indico a degustação de queijos e cervejas artesanais na loja Ouro Canastra, fica na Rua Direita, no Centro Histórico.
  • Andar de Maria Fumaça e conhecer a cidade de São João del Rei
  • Tirar foto em frente a famosa Casa Torta em Bichinho.

 

TODAS AS DICAS DE TIRADENTES:

 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *