Termas de Puritama: águas termais no Atacama

postado em: Atacama, Aventura, Chile, PASSEIOS | 2

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 1

Termas de Puritama: águas termais e muito relaxamento no deserto do Atacama.

As Termas de Puritama foram o primeiro passeio que fiz no Atacama. Quem já leu o Guia do Atacama com diversas dicas bacanas para planejar sua viagem para o deserto mais árido do mundo, viu que fiz quase todos os meus passeios com a agência da brasileira FláviaBia Expediciones.

E por que eu fechei meus passeios com a FláviaBia ?? Basicamente porque ela é uma das únicas agências no Atacama que oferece um serviço exclusivo e personalizado, ou seja, oferece uma experiência em cada passeio e não apenas um transporte e um guia para seus passeios e achei isso super importante. Aliás, isso fez toda diferença na minha primeira vez no deserto.

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 2

As Termas de Puritama é um passeio perfeito para ser feito logo quando você chega, para poder começar a se acostumar com a altitude ou também é ainda mais perfeito para fechar sua expedição no Atacama, pois é super relaxante e revigorante !!!

As Termas de Puritama são piscinas de águas termais que ficam em uma área privada (elas fazem parte da propriedade do complexo Alto Atacama) e formadas ao longo de um rio. São 8 piscinas com águas quentinhas que variam entre 28º e 35º graus e ficam em um vale lindíssimo a 3.500 metros de altitude.

Das 8 piscinas nós podemos entrar em 7 pois a primeira fica reservada apenas para os hóspedes do Hotel Alto Atacama mas isso não é nenhum problema, as piscinas são tão gostosas que é super difícil querer sair de uma para conhecer as outras hahahaha.

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 3

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 4

Com algumas agências esse passeio das Termas de Puritama pode ser conjugado com o Trekking de Guatin, que é o trekking dos cactus, que é lindoooooo… infelizmente quando eu fui (março de 2016) as estradas para o trekking estavam fechadas devido as chuvas causadas pelo inverno altiplânico mas originalmente esse passeio seria feito saindo às 8h da manhã para Guatin e terminando nas Termas de Puritama, com volta prevista para as 14h.

O Trekking de Guatin é considerado nível fácil e leva em média duas horas para percorrer 7 km em altitudes entre 3.200 e 3.500 metros. O final do percurso é exatamente nas Termas de Puritama… imagino o quão relaxante deva ser dar um mergulho nessas piscinas depois de duas horas de caminhada.

 

Confira os melhores hotéis, com ótimos preços no Atacama !!

PS: O Nós na Trip é parceiro do Booking.com e quando você reserva um hotel por esse ou qualquer link dentro do blog, nós recebemos uma pequena comissão para continuar pesquisando e escrevendo matérias gratuitamente para você, mas não se preocupe pois o Booking  NÃO COBRA nenhuma taxa extra por isso, os valores dos hotéis são exatamente os mesmos praticados diretamente no site. Muito obrigada 🙂

 

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 5

Como meu passeio não teve o trekking, saímos do hotel às 9 da manhã para chegar as Termas de Puritama logo que elas abrissem. San Pedro de Atacama ficam apenas a 30km de distancia das termas.

E aí vai o primeiro diferencial da FláviaBia, com ou sem trekking, os clientes dela sempre chegam as termas em um horário que tem poucas pessoas, quase nenhuma agência faz esse passeio na parte da manhã pois a entrada é mais cara.

Como as Termas de Puritama ficam em uma área privada, é cobrada uma entrada ( quando eu fui paguei 15.000 pesos chilenos). A parte da manhã, até as 14h é cobrada um valor e após às 14h cobrado um valor menor ( não sei quanto custa) e com isso, quase todo mundo vai depois das 14h … nem preciso dizer que essa paz praticamente vira um piscinão de ramos, né?!! rs

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 6

O segundo diferencial da agência, que a principio pode parecer super fútil mas que faz uma baita diferença é esse roupão!!! Roupão maraaaa, grosso, felpudo e branquinho que a Flávia oferece para todos seus clientes em todos os passeios que se pode entrar em água.

E por que ele faz tanta diferença assim ?? Simplesmente porque apesar desse dia lindoooooo a temperatura do lado de fora estava em torno de 8 graus ( em pleno verão só para lembrar!!!! rs) Tava frio pra caceteeeeee e ele fez toda diferença quando eu saia de uma piscina e caminhava até a próxima. Sorry, mas nenhuma toalha ou canga iam me deixar quentinha tão rápido.

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 7

Só para constar… não consegui conhecer as 7 piscinas, pelo simples fato de… as que eu entrei eram tãaaao gostosas que era muito difícil sair de uma para conhecer a outra, acho que terei que voltar para conhecer as demais, rs. Devo ter conhecido umas 5 e entrado em 4.

Em umas das piscinas, a FláviaBia oferece uma massagem relaxante. Foi uma massagem super diferente, na verdade, a massagista faz você se desconectar e relaxar todo seu corpo com movimentos nas águas. Aliás, as águas termais tem propriedades terapêuticas e medicinais e essa massagem só serviu para deixar a experiencia ainda mais completa.

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 8

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 9

Depois de muito curtir e relaxar nas piscinas termais, tivemos um coquetel ( que para mim foi um super café da manhã). E aí, quando eu digo que o serviço é personalizado é porque a FláviaBia se preocupa com todos os detalhes para oferecer uma boa experiência a seu cliente. Assim que você fecha os passeios com a agência ela questiona quais alimentos você não come, temperos, se tem problemas com glúten, lactose… tudo!!!

No meu grupo, uma das minhas amigas não come coentro por nada nessa vida, então tudo que levava coentro, tinha um potinho separado para ela sem coentro. Em um outro grupo, uma das meninas só comia pão integral, então tinha uma cestinha só para ela.

Acho que nem preciso falar muito do coquetel né?!! As imagens falam por si só hahahaha. Só sei que esse ceviche de salmão estava maraaaaa e o vinho branco acompanhando também!! Ah, e o morango com chocolate na sobremesa… sem palavras hahahaha.

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 10

Uma pergunta que você deve estar se fazendo… o que levar para esse passeio das Termas de Puritama ??

Basicamente roupa de banho !!! Eu fui de maiô por baixo da roupas mas lá tem vestiário e banheiro para trocar de roupa! Chinelos para caminhar de uma piscina para outra pois o deck de madeira é quente. Protetor solar e óculos escuros, supeeeer importantes para todo e qualquer passeio no Atacama!! Não esqueça do protetor solar, pleaseeeeeee, mesmo que você ache que aquele sol esteja fraquinho e não está queimando nada… ele está!!

Dependendo a agência que você contrate também é necessário levar água, item super mega hiper importante, toalha e snacks.

Para esse passeio eu fui de maiô por baixo, meia calça de acrílico, leggin, malha de manga comprida, cachecol fininho e um casaco mais grossinho ( que só usei no caminho do hotel até lá mas deixei no carro).

termas de puritama atacama nos na trip erica camargo 11

Informações gerais do passeio as Termas de Puritama:

  • Esse passeio costuma sair na parte da manhã às 8:30 a 13h e na parte da tarde das 14h às 17h mas certifique-se com sua agência.
  • Altitude: 3.500 metros
  • Nível de esforço: nenhum
  • Quando eu fui : no verão – março de 2017
  • Tem entrada ? Sim – Quanto custa ?  15.000 pesos chilenos pagos somente em dinheiro na entrada ( certifique-se com sua agência se o valor continua o mesmo)
  • Todo mundo tem que pagar essa entrada ? Sim, independente da agência que você contratar
  • Quanto custa o tour ? Com a FláviaBia Expediciones custou 35.000 pesos chilenos ( certifique-se se o valor não mudou)
  • DICA #NOSNATRIP : Comece a explorar as termas da última e vá subindo até chegar a primeira. Porque a probabilidade de você pegar as últimas piscinas termais vazias é muito grande !!
  • Da para combinar esse passeio com outro ? Sim, com o Trekking de Guatin
  • Passeio de meio dia ou dia inteiro ? Com ou sem trekking é um passeio de meio dia.
  • Não esqueça de levar uma roupa mais quentinha mesmo que esteja calor no dia!!
  • É um passeio imperdível ? Se você tiver poucos dias, não, mas é um passeio incrível e uma experiência muito relaxante !!!

Facilite sua viagem!! Clique no banner abaixo para:

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

 

Image Map
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

2 Responses

Deixe uma resposta