Roteiro no Algarve: 7 dias

roteiro no algarve nos na trip erica camargo

Roteiro no Algarve : Planeje sua viagem para 7 dias

Já começo o post falando… foi eleito o melhor destino de praia da Europa em 2017... preciso nem dizer que o Algarve é o novo must go europeu, né?!!

O Algarve é, sem dúvidas, um dos lugares com as praias mais lindas que já vi na vida!!!! As falésias que contornam o mar, as praias secretas, o mar cristalino e a quantidade “infinita” de praias lindas fazem esse litoral ser realmente especial. Isso sem falar da boa gastronomia, dos preços amigáveis ( tanto para brasileiros e principalmente para europeus), da facilidade de compreensão da língua e da simpatia dos portugueses.

Antes de ler esse roteiro, sugiro ler o Guia do Algarve, pois lá tem todas as dicas e informações que você precisa relacionadas a região, como chegar, se locomover, hotéis, restaurantes, praias, melhor época para ir… enfim, tudo que você precisa saber para organizar sua viagem para lá.

Como é uma região de praias e o que vale conhecer por lá realmente são as praias, eu planejaria uma viagem entre a primavera, verão ou inicio de outono. Já falei isso em outros posts mas vou repetir… Em todo o Algarve venta muito, o mar é super gelado (mesmo no verão)  e boa parte do comércio das cidades turísticas só abre durante a alta temporada, ou seja, por mais que as praias continuem sendo belíssimas a probabilidade de você se frustar é grande indo nos meses mais frios.

Confira as melhores hospedagens e com ótimos preços no Algarve

PS: O Nós na Trip é parceiro do Booking.com e quando você reserva um hotel por esse ou qualquer link dentro do blog, nós recebemos uma pequena comissão para continuar pesquisando e escrevendo matérias gratuitamente para você, mas não se preocupe pois o Booking  NÃO COBRA nenhuma taxa extra por isso, os valores dos hotéis são exatamente os mesmos praticados diretamente no site. Muito obrigada 🙂

 

Das duas vezes que estive por lá me impressionei com a quantidade de praias incríveis que tem para conhecer, isso sem falar das secretas, e com isso acredito que o mínimo de dias que você deva colocar em seu roteiro no Algarve são realmente 7 dias.

Estou falando isso para quem realmente está planejando conhecer a região, pois sei que muuuuuita gente tira uns dois ou três dias para “fazer uma praia” no Algarve e só… se esse é seu caso, sugiro focar apenas na cidade de Lagos, tem ótima infraestrutura para turistas e algumas das praias mais lindas desse litoral como a Dona Ana, praia do Camilo, Ponta da Piedade

Por que no meu roteiro eu não encaixo a capital Faro e nem sugiro se hospedar por lá ? Porque Faro, apesar de ser a cidade de chegada ( para quem vem de avião) e com a melhor infraestrutura é, na minha opinião, a mais sem graça, com as praias menos bonitas e é cidade com cara de cidade, sabe?! Não tem o clima praiano de cidade do litoral. Acho uma perda de tempo para quem tem sete dias ou menos na região.

Como o litoral é beeeem extenso, sugiro fazer duas bases de hospedagem por lá ( sugiro Lagos e Albufeira),  isso para otimizar seu tempo e não ficar o tempo inteiro dirigindo em estradas mas é questão de gosto mesmo, é super possível se hospedar em apenas uma cidade e conhecer todo resto (nesse caso, sugiro Albufeira). 

Nesse roteiro, vou fazer um resumo do que eu mais gostei nessas duas vezes que estive no Algarve e entre uma praia famosa e outra, certamente você encontrará praias não tão famosas mas que são lindaaaaaas e praias secretas que valem muito conhecer.

roteiro no algarve nos na trip

DIA 1 – CHEGADA EM FARO – Alugue um carro e dirija até Lagos – pouco mais de 1h de estrada.

  • Conheça a cidade – Marinha de Lagos, Centro Histórico, Avenida do Descobrimento, Castelo dos Governadores, Forte da Ponta da Bandeira. 
  • Faça um passeio de barco no fim de tarde ou vá até Sagres, o por do sol de ambos é lindo.

*Tem posts aqui no blog sobre onde se hospedar em Lagos o que fazer na cidade e onde comer !!

DIA 2 – LAGOS – Conheça as praias

  • Ponta da Piedade
  • Praia Dona Ana
  • Praia do Camilo

* Tem post sobre as melhores praias de Lagos aqui no blog, além dessas tem outras que também são imperdíveis para colocar em seu roteiro.

DIA 3 – LAGOS – Bate e volta em Portimão – 35 minutos dirigindo em estrada.

Conheça as praias

  • Praia da Rocha
  • Prainha
  • 3 Irmãos
  • Praia dos 3 Castelos
  • Almoce na Casa da Rocha, no Allbeef ou no Ruccula.
  • Para quem curte beach club, o No Solo Água tem uma excelente estrutura com sunbeds, restaurantes, carta de vinhos, boa música e uma galera mais jovem. Lá também rola  sunset parties no verão.

DIA 4 – LAGOS X ALBUFEIRA – Transição de hospedagem – 45 minutos dirigindo em estrada.

Conheça as praias e faça um bate e volta em Vilamoura  – 23 minutos dirigindo em estrada

  • Praia da Galé
  • Praia do Castelo
  • Praia da Coelha
  • Vilamoura – Marina de Vilamoura é um passeio super agradável além de ter várias ótimas opções para almoçar ou jantar. Para quem curte, no verão, todo dia tem sunset party no No Solo Àgua, na praia da Falésia e as melhores baladas do Algarve estão em Vilamoura,

*Tem post sobre Vilamoura aqui no blog com todas as dicas do que fazer por lá e também porque eu prefiro me hospedar lá do que em Albufeira.

DIA 5 – ALBUFEIRA – Bate volta em Lagoa – 33 minutos dirigindo em estrada.

Lagoa é onde fica a Gruta de Benagil, que é imperdível!

  • Praia e Gruta de Benagil
  • Praia da Marinha
  • Praia do Carvalho
  • Praia de Albandeira
  • Almoce no restaurante O Pescador na praia de Benagil

*Tem post aqui no blog sobre como chegar na Gruta de Benagil.

 

roteiro no algarve nos na trip erica camargo2

 

DIA 6 – ALBUFEIRA – Conheça as praias

  • Praia de São Rafael
  • Praia de Arrifes
  • Praia dos Piratas, Praia do Ninho de Andorinha, Praia da Ponta Grande e Praia da Ponta Pequena – essas 4 praias são acessíveis somente por trilha e apesar da trilha ser tranquila o acesso as praias são um pouco difíceis porque tem que descer entre as falésias mas são praias secretas, vazias e incríveis !!
  • No verão: Happy Hour no Pedras Amarelas Lounge, na praia da Galé.
  • À noite:  os barzinhos  e baladas da The Strip para quem curte beber na rua e muuuuito movimento  e para quem prefere algo mais light os bares e restaurantes da old town.

DIA 7 – SAÍDA DE ALBUFEIRA

Contando que seu voo seja durante a tarde ou à noite, tire o último dia para dar uma volta na old town

  • Old Town – Miradouro do Pau da Bandeira ( vista para a praia dos Pescadores), Praia do Peneco ( a que tem o elevador) – só vale uma visita mesmo, comércio local, praças, cafés…. tudo na old town você consegue fazer a pé e durante toda a manhã.
  • ALBUFEIRA X FARO – 35 minutos de carro até o aeroporto.

 

Planeje sua Viagem! Clique no banner para:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

7 Responses

  1. Carolina

    Oi Erica, peguei muitas dicas do seu roteiro!!!! Estou indo no final de outubro para lá, acha bom para ir essa época?

    • Erica Camargo

      Olá, Carolina, que bom que consegui ajudar !!! Entãaaaaao… o Algarve é uma região que venta muito, até no verão, final de outubro talvez você não consiga entrar no mar, alguns comércios já estarão fechados mas acredito que ainda dê para aproveitar sim!!
      O Algarve é incrível e tirando o inverno acho que sempre vale a pena conhece-lo !! 🙂

      Beijos e boa viagem 🙂

  2. cassia

    oi erica. tem algum site q conseguimos descobrir as festas de sunset que terao em vilamoura?? pq eu e uma amiga comemoraremos aniversario la.

  3. Ivana

    olá Erica
    achei tua programação das melhores que já pesquisei, e me fez mudar de idéia pq ia agora em abri. A pergunta é: vc falou que nada a ver ir sem ser junho a setembro correto? mas junho é realmente já bom para ir?

    • Erica Camargo

      Olá, Ivana, que bom que vc curtiu o roteiro !!! Entãaaaaao, NORMALMENTE junho já está calor e já é possível aproveitar todas as praias, algumas coisas no comércio ainda estarão fechadas mas acredito que não vá influenciar muito sua viagem. Agora se por um acaso você faz questão de festas e um agito a mais na cidade, sugiro ir somente na segunda quinzena de julho que é quando a cidade começa realmente a receber esse público e as baladas voltam a abrir.

      Beijos e boa viagem !!

Deixe uma resposta