Roteiro em Fortaleza : O que fazer em 5 dias na cidade

postado em: Ceará, Fortaleza, ROTEIROS | 2
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

 

Se você está pensando em suas próximas férias para o nordeste não deixe de considerar colocar Fortaleza em sua listinha de destinos. Fortaleza é capital do estado do Ceará e combina tudo que nós, brasileiros, mais curtimos… praias com águas mornas, dunas, falésias, boa comida, bom preço e folclore.

Sem falar, que pertinho de Fortaleza também estão dois destinos paradisíacos, Canoa Quebrada e Jericoacoara, que super valem a pena entrar no roteiro caso você tenha mais dias na agenda para curtir.

Meu roteiro por Fortaleza durou exatamente 5 dias e achei tempo suficiente para conhecer tudo com calma e aproveitar bastante a cidade. Se eu tivesse mais dias disponíveis teria colocado uma pernoite em Canoa Quebrada ( o bate volta só vale se você realmente não tiver outra opção) e emendado Jericoacoara, que vale conhecer se você tiver pelo menos mais 3 noites vagas.

Roteiro em Fortaleza: 5 dias para conhecer tudo com calma na cidade.

Fotos @nosnatrip

DIA1: Centro Histórico + Avenida Beira Mar

  • Dependendo da hora que você chegue, talvez valha mais a pena deixar esse primeiro dia para conhecer a Fortaleza fora das praias… sim, eu sei que é difícil mas a cidade tem vida além das praias, rs.
  • Comece o dia pelo Mercado Central – são vários andares com boxes de produtos um colado ao outro de artesanato, castanhas, temperos, moda cearense … é imperdível !!! É tudo bem confuso, cheio, mas vale dar uma pechinchada para garantir produtos locais.
  • Seguindo com as comprinhas, visite a Emcetur, que é outro complexo de produtos regionais onde antigamente funcionava uma cadeia. A arquitetura do prédio é super bonita e as lojinhas ficam nas antigas celas, é um passeio cultural super bacana também.
  • Ainda no Centro Histórico, conheça o Theatro José de Alencar, com construção no estilo Art Noveau e tem visitas guiadas diariamente.
  • Se ainda tiver tempo, dê um pulo até o Passeio Público, onde fica a praça mais antiga da cidade e também a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
  • No fim de tarde dê uma volta pela Avenida Beira Mar e termine o dia na Feirinha Beira Mar( que começa no finalzinho de tarde e vai até ás 23h) – é praticamente um shopping a céu aberto e bem legal para bater perna e comprar produtos regionais.
  • Jante no Moleskine – um gastrobar super moderninho, jovem e com boa música e bebidas diferentes.

PS. O melhor lugar para se hospedar é na Av. Beira Mar entre as Praias de Iracema, Meireles e Mucuripe – nenhuma das três são boas para banho – mas é onde ficam diversos restaurantes, a feirinha e os melhores hotéis. Meireles, é onde fica a feirinha e boa parte dos restaurantes. Eu fiquei em Mucuripe, no Grand Marquise Hotel ( considerado um dos melhores da cidade) e NÃO recomendo andar a pé por distâncias muito longas em nenhuma parte da Av. Beira Mar por questão de segurança. Infelizmente Fortaleza é uma cidade com grande taxa de furtos e assaltos durante qualquer hora do dia ou noite.

DIA 2: Praia do Futuro + Dragão do Mar

  • Passe o dia inteiro na Praia do Futuro, considerada a melhor praia de Fortaleza. É onde ficam aquelas barracas de praia que mais parecem beach clubs de tão enormes e com boa infraestrutura que são .
  • Se tiver em família prefira a CrocoBeach ou a Itapariká, essa última tem até playground para crianças. Se gosta de uma boa badalação, boa música e djs prefira a Órbita Blue, Guarderia Brasil ou Santa Praia – todas tem  programação de shows durante o verão. Agora se você curte um sossego prefira a barraca do Vila Galé ( e a barraca do próprio hotel mas aberta ao público).
  • Todas essas barracas tem excelentes opções de almoço e bebidas no cardápio. Aproveite o dia na praia !!!
  • No fim de tarde dê uma volta pelo Dragão do Mar, um complexo cultural com diversos barzinhos com mesas na rua e programação como Museu da Cultura Cearense, o Planetário, o Museu de Arte Contemporânea, entre outros.
  • Termine o dia com um happy hour em um desses barzinhos na rua. Se você curte uma noite mais alternativa, com reggae, rock e indie, o Órbita Bar é o lugar certo !! Fica num galpão enorme e supeeeeer colorido no meio do Dragão do Mar, impossível não reconhece-lo e está sempre lotado.

DIA 3: Beach Park

  • Impossível ir a Fortaleza e não conhecer o Beach Park, por isso, reserve o dia inteiro para curtir o parque ou pelo menos a Praia das Dunas, onde fica o parque
  • O Beach Park fica em Aquiraz, uns 40 minutos de distância de Fortaleza.
  • Eu, particularmente, não curto parque aquático, achei a estrutura do Beach Park incrível mas realmente não é minha praia, logo, passei boa parte desse dia nos quiosques da Praia das Dunas, que fica dentro do complexo mas é aberto ao público e de graça.
  • Inclusive, achei a praia mais bonita de Fortaleza, muuuuito melhor que a Praia do Futuro.
  • Saia para jantar no Cabana del Primo – um dos melhores lugares que servem carne argentina, eu gostei bastante desse restaurante. Se estiver em busca de uma boa caraguejada e um lugar mais informal, jante no Crocobeach.

Leia também: Tudo sobre o Beach Park – brinquedos, ingressos e hotéis.

DIA 4: Canoa Quebrada

  • Praticamente impossível você ir a Fortaleza e não esticar a viagem até Canoa Quebrada, onde ficam as falésias, os passeios de jangadas e o cartão postal com a lua e estrela que todo mundo tira fotos.
  • Canoa Quebrada fica a 170 km de distância ( umas 2h30 de viagem) – é super possível fazer um bate e volta – eu fiz – mas se puder, faça ao menos um pernoite para curtir a experiência completa na vila. Eu me arrependi muito de não ter conhecido a noite por lá que dizer ser super charmosinha.
  • Se estiver de carro, vale a pena fazer o passeio das 3 Praias, se você sair MUITO cedo de Fortaleza. As 3 praias são Morro Branco ( aquela do labirinto das falésias), Praia das Fontes ( bonita, mas achei dispensável) e Canoa Quebrada.
  • Se contratar um tour com agência de turismo, NÃO indico fazer esse percurso das 3 Praias porque é muito corrido e você praticamente não aproveita nada – a não ser que sua intenção seja só olhar, fotografar e ir embora.
  • Se você curte barraca de praia no estilo das barracas da Praia do Futuro, fique na Chega Mais Beach, tem uma boa estrutura, inclusive para crianças. Se quiser mais sossego, ande uns 10, 15 minutinhos até chegar as falésias, por lá as areias ficam menos tumultuadas.
  • Antes do almoço faça um passeio de jangada, tem vários espalhados pela praia e você pode contratar na hora – o passeio dura em média 30 minutos e custa em torno de R$25 por pessoa.
  • No meio para o fim de tarde faça um passeio de buggy até o cartão postal de Canoa Quebrada, que é a falésia com o desenho de uma lua e estrela! O passeio de buggy, também passa pelas dunas e tirolesa para quem curte uma aventura! Eu fiz esse passeio com o Fábio Costa do buggy rosa e super recomendo ( Contato: [email protected] e cel.: 88 99653 2623) – o carro para 4 pessoas custa em média R$240.
  • Na volta jante em alguns dos restaurantes da Avenida Beira Mar, como esse dia é bem cansativo, pela longa viagem e atividades, sugiro jantar em algum lugar próximo ao seu hotel.

DIA 5: Lagoinha

  • Passe o dia na Praia da Lagoinha, considerada uma das praias mais bonitas do Ceará.
  • Lagoinha fica a 107 Km de Fortaleza, quase 2h de viagem.
  • Recomendo fazer esse passeio de carro para você aproveitar mais o dia, a praia, as paisagens e o mirante que tem um visual belíssimo da praia e seus coqueiros.
  • Em Lagoinha, você também pode optar por fazer o passeio 3×1 que inclui uma experiência entre sertão, lagoas e dunas, pois você conhece toda a região em uma Jardineira, um Catamarã e para fechar o trio um passeio de buggy. Pelo que li, esse passeio é totalmente dispensável e vale mais passar o dia curtindo a praia mesmo.
  • Se preferir ficar em uma barraca com mais estrutura, a Manzari é uma opção.
  • Antes de jantar assista ao Ceará Show – é um show folclórico que um conta histórias sobre o Ceará ( normalmente eu não curto esse tipo de programa mas eu me surpreendi MUITO positivamente com o Ceará Show, que é super bem feito, montado, divertido e sensível em diversos momentos – imperdível!!).
  • Para fechar a viagem, saia para jantar no Giz, outro restaurante descoladinho e super bacana em Fortaleza – fica exatamente em frente ao Moleskine.

PS. Eu não fiz esse passeio até a Lagoinha, no lugar desse passeio eu fiz a Rota do Café –  que é um passeio que sai totalmente do circuito turístico e vale para quem curte mais sobre cultura, história e… café! A Rota do Café fica na Serra de Baturité, são uns 100 km de distância de Fortaleza, com estradas bem sinuosas. Achei legal masssss eu preferia MUITO mais ter escolhido Lagoinha, por isso troquei essa parte do roteiro para você !!!

Todos os meus passeios em Fortaleza eu fiz com Ernanitur –  que é um receptivo que faz passeios privativos ou em grupo, inclusive, eles que me buscaram no aeroporto !!

Todos os passeios que eu fiz foram privativos !!! Eu tenho um total pavor de passeios em grupos, e só escolho essa opção se não existir nenhuma outra mais favorável, rs, por isso super indico esse receptivo para você agendar seus passeios, principalmente se foram privados.

 

 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

2 Responses

  1. Ana Paula

    Fomos a Fortaleza a alguns anos e foi incrível! Fizemos um passeio de bugue pelas dunas que foi muito gostoso! Ahh e comer acarajé na praia, que delicia!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *