Roteiro em Belém : o que fazer em 3 dias na cidade

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
roteiro em belém nos na trip
FOTO @NOSNATRIP

 

Está montando seu roteiro em Belém ?! Eu preparei um roteiro super bacana para você conhecer a cidade em apenas 3 dias, que aliás, são super suficientes para a capital paraense.

O meu roteiro completo no Pará foram de 10 dias, pois estive em Belém durante os festejos do Círio de Nazaré, e depois segui para a Ilha de Marajó mas nesse post farei um roteirinho certeiro para quem irá visitar a cidade em qualquer época do ano.

A capital paraense é uma das cidades mais interessantes que já conheci no Brasil e eu não faço ideia do por que os brasileiros ainda não conhecem esse lugar! A cidade portuária é a porta de entrada para a região do Baixo Amazonas, que ainda preserva as casinhas coloniais com azulejos portugueses e tem um dos mercados municipais mais ricos que já conheci na vida, o Ver-o-Peso é um mix de peixes, castanhas, tucupi, açaí e muita cultura.

Leia também: Guia de Belém do Pará – dicas para planejar sua viagem

Roteiro em Belém : 3 dias para você conhecer o melhor da cidade

roteiro em belém nos na trip2
FOTO @NOSNATRIP

DIA1: Mercado Ver-o-Peso

  • Comece o dia bem cedo na Feira do Açaí que acontece ao amanhecer (literalmente), não existe nada mais típico em Belém do que essa feira dos produtores chegando com carregamento bem fresquinho para ser vendido durante o dia!
  • Assim que o dia vai amanhecendo, cores, cheiros e o movimento das pessoas vão tomando conta do Mercado de Peixe, ótima oportunidade de também ver tudo chegando super fresco no local.
  • Tudo isso acontece no Mercado Ver-o-Peso, aproveite o início da manhã e conheça todo o mercado que é sensacional!! O Ver-o-Peso é o maior mercado a céu aberto da América Latina e é uma mistura de aromas, cores e sabores que acho que existe em poucos lugares no mundo !!! Não deixe de experimentar comidas diferente e conhecer pessoas que parecem que saíram de um livro de histórias sobre o Brasil! E não saia de lá sem tomar o Açai, é diferente de todos que você já provou na vida!!
  • Depois siga para o Complexo Feliz Lusitânia, que concentra edifícios centenários da época da colonização, como o – Forte do Presépio, achei a vista linda e ainda dá para ver o Mercado Ver-o-Peso de lá; Palacete das Onze Janelas, um dos pontos turísticos da cidade e que hoje é um museu; o Museu de Arte Sacra, que fica no antigo Palácio Episcopal, a Praça D. Frei Caetano e em frente a praça, a Catedral Metropolitana de Belém, também conhecida como Catedral da Sé e onde fica a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
  • Almoce no Point do Açaí – restaurante famoso pelo seu prato de Peixe com Açaí.
  • No fim de tarde conheça o Theatro da Paz, lindíssimo e bem conservado, foi inspirado no Teatro Scalla, em Milão, e tem visita guiada todos os dias, super vale conhecer!.
  • Saia para jantar no Sushi Ruy Barbosa – a combinação da gastronomia oriental com a amazonense foi simplesmente sensacional!! Se você da culinária japonesa não deixe de experimentar.

Leia também: Onde comer em Belém do Pará

roteiro em belém nos na trip3
FOTO @NOSNATRIP

DIA 2 – Basílica Nossa Senhora de Nazaré

  • Comece o dia na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, santuário que foi erguido exatamente no local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. É o ponto principal da procissão do Círio de Nazaré.
  • Aproveite e conheça o Memorial do Círio ( se estiver com tempo sobrando no primeiro dia, é possível encaixa-lo junto a Catedral, foi fica próximo) – o Museu do Círio possui um rico acervo dessa história de devoção popular, que é uma das maiores do mundo!! Vale a pena conferir os mantos que são usados na imagem de N.S.de Nazaré e trocado todos os anos durante os festejos.
  • Siga para o Mangal da Garças – uma reserva natural muito bem preservada e no coração de Belém – chegue na hora do almoço das garças (elas vivem soltas) é uma experiência bem bacana, principalmente se tiver com crianças!
  • Almoce no Manjar das Garças – restaurante que fica dentro do Parque ecológico.
  • De lá siga para a Estação das Docas – é o antigo Porto de Belém que foi revitalizado e hoje é um centro turístico e cultural, sem falar que virou o melhor polo gastronômico da cidade. Passeie pela orla da Baía de Guajará e no fim de tarde faça um passeio de barco para assistir o pôr do sol no meio do rio.
  • Na volta jante no Amazon Beer, restaurante e bar com cerveja artesanal que fica na Estação das Docas. De sobremesa não deixe de provar os famosos sorvetes da Sorveteria Cairu, que já foi eleita a melhor do Brasil.

Leia também: O que comer em Belém do Pará

roteiro em belém nos na trip4
FOTO @NOSNATRIP

DIA 3 – Ilha do Combu

  • Para mim, é um dos passeios imperdíveis para quem visita Belém, a Ilha do Combu fica apenas a 15 minutos de barco e no caminho você terá oportunidade de ver como vivem os ribeirinhos.
  • Sugiro fazer esse passeio com um guia, pois acho que alguém local contando a história deixa o passeio muito mais rico e interessante. Eu fiz esse passeio com o guia Igor Carvalho ( cel. 91 98149 5472). Ele montou um tour de dia inteiro com tudo que gostaríamos de conhecer na ilha.
  • A primeira parada foi na Ilha Boa Vista do Acará para conhecer a comunidade ribeirinha e conhecer Seu Ladir, um senhorzinho fantástico que mora no meio da floresta amazônica. Tivemos a experiência de passear pela floresta, conhecer mais sobre plantas e ervas medicinais, e ver de perto uma Samaúma, a gigante árvore que é símbolo da Amazônia. Ainda comemos castanha do Pará fresquíssima e crua e provamos a melhor farinha d’água da região.
  • A segunda parada foi na Casa do Chocolate que tem produção artesanal e orgânica – Dona Nena, é quem faz as delícias com cacau orgânico e é parada obrigatória em seu passeio.
  • Por fim, passamos o resto dia no Restaurante da Márcia – a Ilha do Combu tem muitos restaurantes a beira rio, com peixes fresquinhos e comida deliciosa. O mais conhecido por lá e o Saldosa Maloca, que todo mundo fala SUPER bem mas é um restaurantes mais turístico, como estávamos com um guia, pedimos um restaurante tão bom, porém com menos turistas e ele nos indicou o da Márcia !! Indicação certeira !!! O lugar é super gostoso, rústico, tem uma “piscina” dentro do rio – já que mergulhar é estritamente perigoso por causa da correnteza – e a comida é muuuito boa!!
  • Se na volta para Belém você ainda quiser sair á noite para jantar, sugiro o Famiglia Sicília com uma ótima comida italiana com toque regional.

Se tiver mais tempo durante sua visita ao Pará não deixe de colocar no roteiro lugares incríveis como a Ilha de Marajó, Alter do Chão e Algodoal.

planeje

SALVE NO PINTEREST E LEIA DEPOIS:

 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *