Onde morar em Malta ? Am Language Studio

postado em: INTERCÂMBIO, Malta, Uncategorized | 0
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Sunset em Sliema

No post anterior, comecei a falar sobre o porque escolhi a AM LANGUAGE para ser minha escola em meu intercâmbio em Malta, também falei sobre todas as opções de acomodação que a escola oferece mas preferi dedicar um post somente para contar sobre minha experiência em um apartamento compartilhado com outros estudantes da escola.

Am Language : além de escola também oferece excelentes apartamentos em Sliema.

Depois de analisar todas as opções de acomodação que a Am Language oferece a seus alunos, decidi morar por dois meses ( tempo do meu intercâmbio) em um apartamento compartilhado, pois a ideia era continuar praticando inglês depois das aulas, além de conhecer culturas diferentes e ter um convívio com outras pessoas da escola, com níveis de inglês diferente.

Dentre as diversas opções de apartamentos compartilhados eu escolhi ficar em um quarto individual mas dividindo banheiro com outras pessoas da casa – Regular Shared Apartments – e tive uma bela sorte pois quando cheguei no apê descobri que só iria dividir o banheiro com mais uma pessoa… amém!

No site da escola tem algumas fotos para gente ter noção de como são os apartamentos mas confesso que achei eles muito melhor ao vivo do que pelas fotos – que bom, né?! rs

Leia também: Preparativos para estudar na Am Language e todas as opções de acomodação que a escola oferece

Casinhas fofas no caminho de casa até a escola

Localização:

Todos os apartamentos da Am Language ficam em Sliema, uma das cidades mais nobres de Malta, um lugar super gostoso, próximo a praia, bem residencial e perfeito para viver o dia a dia no país.

Os apartamentos são todos em prédios da escola, mas mesmo que você não seja aluno pode alugar um apartamento para moradia ou temporada.

Esses prédios são divididos em Blocos, o meu era o BLOCK 2, e todos são próximos a escola, até no máximo 10 minutos de caminhada.

O meu prédio, o BLOCK 2, era simplesmente fantástico !! Era um prédio simples – com elevador e escada – apartamentos super amplos e decoração simples ( que eu achei ótimo, tudo muito clean, mas depois descobri que tem categorias de apês mais luxuosos pra quem deseja).

Meu apê ficava na segunda quadra da praia de Sliema, no ponto mais badalado, a rua em frente ao SurfSide, as piscinas naturais de Sliema (banhos romanos) e vários quiosques e restaurantes. Além disso, eu tinha 2 supermercados bons próximos,  o Scott ( 6 minutos ) e o Tower ( 12 minutos),  farmácia ( 6 minutos) e na minha esquina ficava uma barraquinha de frutas e verduras ( mais barato e mais fresco que nos mercados). Ah e também tinha um excelente hospital super próximo ( 3 minutos), o Saint James Hospital.

De todas as cidades que conheci em Malta, Sliema foi a que mais eu me identifiquei, não poderia ter escolhido uma localização melhor. Sem falar na maravilha de acordar todos os dias com vista para o mar e ter um calçadão incrível para dar uma corridinha a poucos passos de casa.

Sliema também está próxima a outras cidades como Valletta, a capital de Malta – é só pegar um ferry que sai do Porto de Sliema e em 6 minutos está na cidade. St Julian’s e Paceville ( onde tem as baladas) ficam a 25 minutos de distância a pé – parece longe mas eu fazia esse trajeto quase todos os dias na volta da balada com os amigos, super de boa, rs. E também dá para ir andando para Manoel Island, uma ilhota que é muito frequentada por moradores e fica em Gzira, a 28 minutos de Sliema.

Para quem prefere transporte público, as principais linhas de ônibus passam em frente a Praia de Sliema ( praticamente na esquina do apê) e o Porto de Sliema fica a 15 minutos do apê.

Piscinas naturais em Sliema – banhos romanos

Check in:

Assim que você chega em seu prédio, é recebido por um funcionário da escola que te leva até seu apartamento, apresenta aos seus novos flatmates, te mostra o apê inteiro, suas funcionalidades, o que pode e não pode fazer, mostra seu espaço na geladeira, armários de cozinha e banheiro, coleta de lixo, além de mostrar um mapa indicando mercados, farmácias mais próximos e como ir a pé até a escola.

É muita informação, eu sei hahahah mas na sala de estar também fica um quadro com todas as informações importantes sobre o apartamento e como você deve se portar – nada demais, apenas coisas básicas como não fumar, não fazer festa depois das 22h, não levar estranhos depois das 22h e por aí vai… regras de boa convivência, rs.

Também no check in você recebe a programação semanal da escola com todas as atividades extra classe e todo e qualquer problema que você possa vir a ter com o apartamento ou com seus flatmates, a escola tenta resolver em até 48 horas.

Por sorte, eu morei com dois alunos que trabalhavam na escola, no check in – check out das acomodações então qualquer luz queimada, quando eu pensava em ir no escritório pedir a mudança, já estava resolvido.

Leia também: 10 Motivos para fazer Intercâmbio em Malta

Vista da varanda do meu quarto

Apartamento:

Por falar em sorte… já falei isso algumas vezes em outros posts sobre meu intercâmbio mas o meu apartamento tinha capacidade para 6 pessoas, pois eram três quartos duplos – poréeeem, eu aluguei um quarto individual, minha flatmate japonesa também alugou um quarto só para ela e no terceiro quarto (suite) ficava um casal, uma coreana e um brasileiro – ou seja, tínhamos um apê com 4 pessoas morando, banheiro dividido apenas por duas, porque o casal tinha a suite deles, e horários para cozinhar super bem divididos porque a japa só estudava de manhã, chegava em casa antes de mim, e fazia o almoço dela, eu chegava no meio da tarde e fazia meu almoço e o casal só estudava a tarde e só iam para cozinha na volta da aula deles no final da tarde… sei nem dizer o quanto deu tudo certo, rs.

Meu apê tinha uma boa sala com sofá, tv de tela plana ( nunca ligamos, rs), wifi grátis ( super bom), ar condicionado, mesa de jantar com 6 lugares e decoração básica.

A cozinha era no mesmo ambiente da sala e super completa, com geladeira e freezer ( tínhamos nosso espaço nas prateleiras e freezer separados), armários com todos os utensílios que você pudesse precisar, como pratos, talheres, panelas etc e também um espaço separado para cada um guardar seus mantimentos de mercado, cooktop, microondas e máquina de lavar roupas.

Desculpe pelas fotos zoneadas mas tirei essas fotos assim que cheguei no apê para enviar para meus pais e as fotos bonitinhas que eu fiz depois perdi no celular 🙁

O banheiro era claro com boa ducha, água quente, espelho e um armário dividido por mim e pela japa ( que na verdade eu nem usei, deixei todo para ela).

Eram três quartos com duas camas de solteiro em cada, dois na parte dos fundos do apê e o meu de frente para rua com uma varandinha com a lateral para o mar… quarto simples com camas, dois armários, uma mesinha de cabeceira, ar condicionado e black out na janela. Achei ótimo e espaçoso ( apesar de não parecer na foto, rs).

Como eu estava sozinha no quarto acabei usando os dois armários e mudava de cama quando colocava um lençol para lavar, rs. Também tinha mais liberdade para estudar, trabalhar e levar amigos …se seu orçamento não estiver tão apertado, um quarto individual é um ótimo investimento.

A varanda era de uso de todos pois tinha saída pela sala e também pelo meu quarto, e era onde a gente colocava nossas roupas para secar – em um varal de pé.

Apartamento bem dividido e espaçoso … muito bom!

Leia também: Intercâmbio depois dos 30 anos, vale a pena? 

Um dos meus lugares preferidos entre Sliema e St. Julian’s

Convivência:

Nunca na vida eu tinha morado com ninguém além dos meus pais hahaha então, confesso que, esse dia a dia me preocupava um pouco, afinal eram pessoas totalmente diferentes, com educação diferente e culturas diferentes, porém, tive muita sorte com as coisinhas lindas que moraram comigo, galera super tranquila, parceira e que se ajudava para manter a casa limpa e arrumada.

Tanto o casal, quanto a japa estavam fazendo um intercâmbio mais longo, logo, para eles era mais fácil manter o ritmo da casa. No dia a dia, cada um tinha sua vida de estudo, o casal, além de estudar, trabalhava na escola e eu trabalhava em casa. A noite, era o momento que a gente tinha uma convivência maior, conversava e colocava o papo em dia. A japa estava no nível iniciante, o casal nível avançado e eu intermediário no inglês e essa diferença foi super bacana pois o casal sempre me ajudava quando eu não conseguia me expressar ( o brasileiro era super focado e nunca falava português comigo – amém) e a japonesa, aprendia muuuuito com essas nossas conversas porque mesmo ela tendo um inglês muito básico a gente sempre tentava se fazer entender.

Meus flatmates eram super tranquilos e zero festeiros dentro de casa… ás vezes eu até sentia uma leve falta disso porque gosto de uma bagunça mesmo hahahahaha e amava quando ia pro apê dos amigos e via todo mundo comendo junto, fazendo pré pra balada juntos masssss tenho absolutamente nada para reclamar, meus parceiros de apê eram uns super queridos.

Os itens de uso geral da casa, como esponja de lavar louça, detergente, papel higiênico, saco de lixo e etc… a gente comprava para o uso de todos, como só éramos quatro pessoas e todo mundo se dava super bem, sempre que a gente via que alguma coisa estava acabando alguém comprava e deixava disponível para todos usarem – alguns apartamentos faziam uma caixinha semanal, outros compravam apenas para si e cada um tinha o seu… isso vai muito da convivência que você tem com seus flatmates –  para gente deu super certo!

Outra coisa que para gente também deu certo foi sobre a coleta de lixo que tinha dias e horas específicas, inclusive para vidros, e invés da gente dividir os dias para cada um, como a maioria dos apês faziam, a gente deixava a responsabilidade para quem estivesse em casa no dia e horário da coleta – se não tivesse ninguém em casa, paciência, a gente esperava a próxima coleta que acontecia 4x na semana para lixo comum e 1x na semana para vidros.

Praia de Sliema

Aluguel e Taxas:

Quanto ao valor do aluguel, sugiro entrar no site da Am Language para ver os valores atualizados, até porque eles mudam a cada período, baixa temporada, alta e altíssima temporada – O meu apartamento com quarto individual foi em torno de 200 euros a semana na alta temporada.

Não é um aluguel barato – se for converter então, não mesmo hahaha – mas considerando que Sliema é a cidade mais nobre do país ( leia-se a mais cara), meu apê era de cara para praia, próximo a escola e eu não tive o trabalho de resolver absolutamente nada, só pagar e entrar – posso dizer que SUPER valeu !!!!

Ah, essa valor é com uma faxineira semanal inclusa !! 1x por semana, uma faxineira da escola ia no apê limpar e ver se estava tudo certo. Confesso que eu não amava a limpeza dela, e acaba limpando meu quarto semanalmente massss para casa no geral tava ok. Minha flatmate coreana era a loka da limpeza então ela tava sempre passando uma vassoura na sala e cozinha também.

Fora o aluguel, as taxas de água e luz são pagas a parte e por semana. Toda sexta feira os alunos tem que ir no escritório da Am Language ( que fica na frente da escola) e fazer o pagamento dessas taxas. A água é dividida por todos e a luz cada quarto tem seu quadro luz – achei isso ótimoooooooo, de verdade!!! Assim ninguém reclamava do meu ar condicionado ligado o dia inteiro e podíamos viver em paz hahaha.  – Essas taxas davam em torno de 13 a 18 euros por semana para cada um.

Além de aluguel e taxas a única coisa que você pode vir a pagar a mais são as multas, rs, pois é, os apês são cheios de regras e todas ficam no quadro de avisos na sala de estar para ninguém esquecer delas. Normalmente se você infringir uma regra a primeira vez, recebe uma notificação e só na segunda é multada. Eu mesma levei uma advertência pois não aguentava mais dormir em cama de solteiro e um belo dia coloquei os dois colchões no chão fazendo uma cama de casal… dias depois recebi uma cartinha com a foto do meu quarto com os colchões no chão e uma notificação avisando que era proibido mudar a mobília de lugar hahahaha.

No mais, achei que super valeu, simplesmente amei meu apartamento, meus flatmates, a localização e a experiência de morar com outras pessoas e praticar ainda mais o meu inglês… se fizesse outro intercâmbio em Malta certamente iria querer morar na mesma região.

 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *