O que fazer em Lagos, no Algarve

postado em: Algarve, Portugal, VERÃO EUROPEU | 8

 

o que fazer em lagos

Lagos fica ao sul da região do Algarve, próximo a Vila Bisbo e a Sagres ( que fica na pontinha do litoral), é a cidade mais turística com as praias mais famosas, centro histórico super simpático, além de uma grande variedade de bares e restaurantes.

Além disso, Lagos tem grande importância nos Descobrimentos Portugueses, pois no século XV foi capital do Reino de Algarve e foi de lá que o Infante D. Henrique saiu para conquistar o norte da África. Em seguida tornou-se um grande polo comercial dos produtos que chegavam da África, inclusive, foi o primeiro mercado de escravos da Europa.

Leia também o GUIA DO ALGARVE com dicas completas para você organizar sua viagem.

 

o que fazer em lagos nos na trip

O que fazer em Lagos : em 3 dias

Lagos é uma cidade pequena, três dias são mais que o suficiente para conhecer bem mas até em dois dias é possível conhecer o principal!! Também é um dos melhores lugares para se hospedar, pois tem ótima infra estrutura para turistas.

Se você chegar de avião ou trem, certamente chegará em Faro, capital do Algarve e daí terá opção de alugar um carro ou seguir de trem até Lagos. Eu sempre aconselho alugar um carro, isso faz uma diferença que você não faz ideeeeeeia!!!!! Tanto de tempo quanto de conhecer lugares diferente, praias secretas… enfim, só não alugue um carro se isso realmente fizer uma baita diferença em seu orçamento.

De Faro até Lagos leva em média 1 hora em excelentes estradas e pedágios no caminho ( os pedágios são super baratos).

Chegando em Lagos, o que é interessante visitar na cidade, fora as praias, são: A Marina de Lagos, que é bem bonita e ótimo lugar para almoçar!! Tem vários restaurantes de frente para o mar e ali também é o lugar certo para fechar algum passeio de barco que queira fazer pela região.

DICA #NOSNATRIP: São vaaaaarias as empresas que ficam na Marina oferecendo passeios de barco, uma ao lado da outra. Consulte todas, pechinche em todas!!! Algumas os barcos são melhores, outras tem open bar, mas a dica é pechinchar pois certamente você conseguirá um bom preço. Eu fechei com uma que não tinha open bar mas podia entrar com bebidas no barco… fiz minhas compras em um mercadinho na própria Marina ( que nem é o lugar mais barato) e fui feliz com meus vinhos rosés fazer o passeio.

(imagem: Shutterstock )

Atravessando a ponte na Marina, você chega a Avenida dos Descobrimentos, ao Mercado Municipal e mais a frente ao Centro Histórico, onde ficam o Castelo dos Governadores, a Praça do Infante D. Henrique, o Arco de São Gonçalo ( o que restou das muralhas, que foi construída séculos atrás) e finalmente ao Forte da Ponta da Bandeira. Esse trajeto leva em média uns 15 minutos a pé.

Chegando ao Forte da Ponta da Bandeira você já estará no caminho que vai para as praias, da Batata, dos Estudantes, do Pinhão, Dona Ana, do Camilo, dos Pinheiros e por fim o Farol da Ponta da Piedade. E do lado contrário de todas essas praias fica a Meia Praia. 

Eu, separaria dois dias para conhecer e curtir todas as praias com calma. Se não for possível, foque nas praias Dona Ana ( que já foi eleita a praia mais bonita do mundo), A Praia do Camilo ( a minha praia preferida no Algarve e acho que no mundo também, rs) e a Ponta da Piedade. 

DICA #NOSNATRIP: Vá a Ponta da Piedade na parte da manhã ou no máximo até o início da tarde, pois suas fotos ficarão ainda mais lindas sem sombras!!

Confira os melhores hotéis, com ótimos preços em Lagos

PS: O Nós na Trip é parceiro do Booking.com e quando você reserva um hotel por esse ou qualquer link dentro do blog, nós recebemos uma pequena comissão para continuar pesquisando e escrevendo matérias gratuitamente para você, mas não se preocupe pois o Booking  NÃO COBRA nenhuma taxa extra por isso, os valores dos hotéis são exatamente os mesmos praticados diretamente no site. Muito obrigada 🙂

Outra coisa muito interessante para fazer em Lagos, é um passeio de barco pelas grutas!! Eu fiz dessa última vez que fui e adorei mas não acho que seja um passeio imperdível!!! Se estiver com pouco tempo na cidade, prefira conhecer as praias mesmo pois o visual nelas e em cima das falésias são ainda mais bonitos do que visto pelo barco. Esses passeios costumam levar entre 1 e 4 horas, dificilmente você irá encontrar um passeio de dia inteiro.

Aproveite que você está no sul do Algarve é vá até Sagres, que fica na pontinha do mapa, e onde acaba Portugal!! De Lagos até Sagres leva em média uns 30 minutos de carro e lá você poderá conhecer o Cabo de São Vicente, um lugar cheio de histórias muito interessantes, desde os romanos, onde se adorava o deus Saturno, passando pelo lugar que já foi considerado o “fim do mundo” pois nada havia além, somente o mar, até aos Descobrimentos Portugueses, onde finalmente o Infante D, Henrique , estabeleceu que ali seria o local mais próximo para o “novo mundo” e onde ele construiu suas caravelas para descobrir novos lugares. No Cabo de São Vicente estão a Fortaleza de Sagres e o Farol de São Vicente ... o pôr do sol de lá é simplesmente lindo!!!

O que fazer em Lagos, à noite ?

Apesar do Algarve ser conhecida por suas festas, baladas e festivais durante o verão, em Lagos, o que bomba mesmo são os bares!!! Lá não tem nenhuma balada incrível e como nunca fui em agosto não sei se tem algum festival legal massss o bares, pode contar que esses estarão sempre lotados!!

As ruas 25 de Abril ( a rua principal de Lagos) e Cândido dos Reis é onde se concentram os bares e público mais legal!! Algumas de nossas indicações são o MJ´s Bar, The Star, Lendas Bar, Roskos, Caramba Bar, Bar Sola e Mynt. 

Se você já foi e tem mais alguma indicação, deixa pra gente aqui nos comentários!!

Planeje sua Viagem! Clique no banner para:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

8 Responses

  1. Marcela

    Olá, vou para portugal em junho e tenho 3 dias para conhecer o algarve, estou na duvida em relacao ao local de hospedagem pois alem das praias de lagos quero conhecer a praia da marinha tbm. Qual seria o melhor local para hospedagem?Obrigada

    • Erica Camargo

      OI Marcela, é pouquinho tempo mas de carro você consegue fazer o principal sim, super dá!!! A Praia da Marinha e a Gruta de Benagil ficam a uns 35 minutos de Lagos, então acho que ainda vale mais a pena você se hospedar em Lagos mesmo.

      Beijos e boa viagem !!

Deixe uma resposta