O que fazer em Albufeira, no Algarve

 

o que fazer em albufeira nos na trip erica camargo

Albufeira é a cidade mais movimentada de toda a região do Algarve, pois ela tem a melhor localização para você conhecer toda a região ao sul da capital, Faro !! Além de belíssimas praias e noite agitada, Albufeira ainda fica muito próxima a Portimão, Lagoa e Vilamoura, além de estar a 45 minutos de Lagos e a 40 minutos da capital.

É a cidade preferida dos jovens e também dos britânicos, que lotam as areias no verão!

Leia também: GUIA DO ALGARVE – dicas completas para você organizar sua viagem

o que fazer em albufeira nos na trip

 

O que fazer em Albufeira : 4 dias

Não, não são necessários 4 dias para conhecer somente Albufeira mas como a cidade é ponto de partida para outras praias nas cidades próximas, sugiro pelo menos quatro dias para conseguir aproveitar bem a região.

Aliás, se você tiver poucos dias no Algarve e não conseguir fazer base em duas cidades, Albufeira é a melhor opção de hospedagem, sem dúvidas!!! A partir dela você consegue conhecer muitos lugares e praias legais.

Se você chegar de avião ou trem, certamente chegará em Faro, capital do Algarve e daí terá opção de alugar um carro ou seguir de trem ou ônibus até Albufeira. Eu sempre aconselho alugar um carro e se você está lendo todos os posts sobre o Algarve já leu isso dezenas de vezes aqui… carro, além de liberdade traz uma economia de tempo sem igual !!

De Faro até Albufeira leva em média 40 minutos em excelentes estradas e pedágios no caminho ( os pedágios são super baratos).

Se não estiver de carro, prefira fazer o trajeto de ônibus, que leva 1 hora, pois a estação de trem em Albufeira fica distante do centro e acaba sendo contramão e perda de tempo!!

Ainda sobre ônibus e te convencer a alugar um carro, rs… das duas vezes que estive na região do Algarve ( não só em Albufeira) não vi abundância de ônibus circulando pelas estradas e muito menos dentro das cidades… ou seja, antes de ir confira os horários certinhos para não perder tempo – Clique aqui para ver os horários de ônibus de uma das empresas que circulam pela região.

Leia também: Porque eu preferi me hospedar em Vilamoura e não em Albufeira

 

o que fazer em albufeira nos na trip 2

Chegando em Albufeira, o melhor lugar para se hospedar é entre o centrinho ( old town)  até a praia da Oura, essa é a região mais bem centralizada e onde é possível fazer bastante coisa a pé. Aliás, para quem deseja ficar próximo aos bares e vida noturna da cidade, é em Oura que fica a The Strip, a rua é lotadaaaaaa de bares e tem muito movimento ( não só à noite).

Além das praias, o que tem para fazer em Albufeira é passear pela old town, que é super bonitinha, tem diversos restaurantes e uma boa concentração de comércio. As casinhas branquinhas entre ruas estreitas e mar ao fundo lembram de longe Santorini, na Grécia. No centro também ficam os Museus de Arqueologia e de Arte Sacra além do Miradouro do Pau da Bandeira que tem uma linda vista da Praia dos Pescadores.

Um lugar bem agradável para almoçar, tomar um sorvete ou somente dar uma caminhada é a orla da Praia do Peneco. A praia em si, não é bonita e nem tão legal para frequentar porque é uma praia urbana mas a orla tem um visual lindo porque a gente vê a praia de cima !! A Praia do Peneco é aquela que tem um elevador para chegar nela e só vale conhece-la por esse elevador pitoresco mesmo, rs.

Todo esse centrinho e as Praias dos Pescadores e Peneco você consegue fazer a pé, é tudo super pertinho e vale a pena conhecer.

o que fazer em albufeira nos na trip 3

o que fazer em albufeira nos na trip 4

Diferente de Lagos, as praias em Albufeira não ficam tão próximas, a praia da Galé, praia das Falésias e a praia de São Rafael tem uma grande extensão de areia e são as três praias mais conhecidas da cidade.

 A praia da Coelha e a praia dos Arrifes são super charmosas, entre falésias e formações rochosas e as minhas quatro praias preferidas são as mais difíceis de chegar porém super vale o sacrifício porque são incrivelmente lindas !!! Para chegar na Praia dos Piratas, Praia do Ninho de Andorinha, Praia da Ponta Grande e Praia da Ponta Pequena é preciso fazer uma trilha, que não tem nada de difícil mas o acesso a cada uma dessas praias é um pouco mais complicado ( vou fazer um post com todas as praias de Albufeira e falo mais sobre essas).

 

 

o que fazer em albufeira nos na trip 5

 

Para quem está viajando com crianças, Albufeira tem diversos parques aquáticos para a garotada e o mais famoso deles é o Zoomarine. 

De Albufeira eu ainda sugiro pegar um dia para conhecer as praias de Portimão ( 30 minutos de carro) e outro dia para conhecer as praias de Lagoa e Gruta de Benagil ( 20 minutos de carro). Se ainda tiver mais um dia em seu roteiro não deixe de conhecer Vilamoura, a Marina é super charmosa e vale um jantar por lá ( seguido de balada para quem curte). 

o que fazer em albufeira nos na trip 6

( Foto: Dicas de Lisboa e Portugal)

O que fazer em Albufeira à noite ?

Albufeira é uma cidade extremamente movimentada à noite, na alta temporada, e não digo só pelas baladas não, a cidade é repleta de restaurantes, bares e pubs dos mais tranquilos até aos que tem shows e djs tocando a noite inteira, ou seja, a diversão é certa para todas as idades !! Aliás, Albufeira é repleta de famílias, crianças e terceira idade, não pensem que só porque é uma cidade agitada à noite que ela se concentra só em jovens.

A Old Town é um dos lugares com mais opções de restaurantes e bares legais para frequentar com a família e amigos!!

Já a famosa The Strip é uma rua em Oura ( fica a uns 3km do centro) que é mais voltada para o público jovem pois é lotadaaaaaa de bares, pubs e baladas!! A rua tem um 2km de extensão e a Baixa Albufeira é a parte que mais concentra os bares preferidos da galera. São diversos bares com letreiros em neon, muita gente bebendo pelas ruas, muitos bares com promoções de drinks e uma mistura de sons de um bar para o outro. As baladas que mais bombam por lá são a Lick ( antiga Kadoc)  e a Kiss!!

Confesso que não conheci a noite em Albufeira, apesar de saber que é super animada preferi as noites da cidade vizinha, Vilamoura.

 Planeje sua Viagem! Clique no banner para:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta