O melhor restaurante de Split : No Stress

melhor restaurante de split-no-stress-nos-na-trip-erica-camargo-viaja16

Preciso começar o post falando uma coisa… eu já estive três vezes em Split ( 2013, 2014 e 2016) e as três vezes eu almocei ou jantei no restaurante No Stress.  Não sei dizer se ele está classificado como um dos melhores restaurantes de Split mas posso afirmar que é meu preferido, não só de Split, como ele está no meu top 5 de restaurantes preferidos na Croácia!!

O No Stress é um bistrô que fica na Praça Narodni , dentro da old town e ao lado da prefeitura, fica pertinho do palácio Diocleciano e ao lado do portão de ferro! Próximo a ele existem diversos outros restaurantes super charmosinhos também, aliás, essa é uma área muito bem servida de restaurantes e cafés. Num primeiro momento, você até pode achar que são daqueles restaurantes “pega turistas”, sabe?! Que  nada… o No Stress, tem essa carinha despojada mas é um restaurante de alta gastronomia com excelente qualidade tanto dos pratos quanto do atendimento além de ótimo preço!! Daqueles restaurantes que super valem o custo-benefício. O dono, um croata super simpático e figuraça, está sempre por lá indo de mesa em mesa para saber o que os clientes estão achando e nós adoramos o bate papo que tivemos com ele, soubemos que o No Stress começou como um café e que devido ao sucesso de seus lanches e café da manhã virou um bistrô prezando o cuidado no preparo e na apresentação de seus pratos.

melhor restaurante de split-no-stress-nos-na-trip-erica-camargo-viaja12

Boa parte dos ingredientes usados no restaurante são artesanais como o azeite, os pães e algumas massas, aliás o azeite é maravilhoso, trouxe dois para casa com aromas de limão e outro de sálvia!!! Eles vendem os azeites na lojinha do restaurante e tem de diversos sabores, o de pimenta é uma delícia também.

E falando em café da manhã, o No Stress abre às 7 da manhã para a galera que gosta de aproveitar o dia desde cedo com pães quentinhos e um ótimo cardápio para sua primeira refeição do dia!

melhor-restaurante-de-split-no-stress-nos-na-trip-erica-camargo-viaja13

O melhor restaurante de Split !!

Começando nossa noite, optamos pelo menu degustação com todos os pratos escolhidos pelo chef!! E aí eu abro um parêntese … acho muito bacana o conceito de menu degustação onde o chef tem a oportunidade de mostrar seus melhores pratos e acho mais legal ainda quando os pratos vem harmonizados com vinhos mas láaaa no fundo morro de medo de não saber com antecedência o que vem no prato para eu comer hahahahahaha.

Como eu já conhecia o restaurante, fiquei mais tranquila em pedir o menu degustação e para minha surpresa, comi alguns pratos sensacionais mas que eu jamais escolheria no cardápio normal. Nesse momento gravei uma nota mental para não esquecer…. experimente!!! Sempre experimente sabores e aromas diferentes da culinária local, você pode se surpreender!!

Eu e o Lu começamos experimentando os paezinhos caseiros com azeite e esses com grãos integrais estavam super fresquinhos e macios. De entrada, pedimos uma burrata que vinha acompanhada de uma barquinha ( aquela massa tipo de empada) com presunto de parma, rúcula, tomate seco e lascas de parmesão… sério, nunca comi uma burrata tão boa e desmanchando tanto na minha vida e essa barquinha estava simplesmente sensacional!!!!! ( pena que a foto ficou péssima hahahahaha). Eu voltaria facilmente ao restaurante somente para comer essa entrada!!!

melhor-restaurante-de-split-no-stress-nos-na-trip-erica-camargo-viaja8

Ainda de entrada, fomos surpreendidos com pratos da gastronomia molecular  (confesso que nunca tinha experimentado ) e comemos um sea plate, um prato extremamente elaborado com gostos bem marcantes de lagostin, atum, vieiras, ouriço e caviar... mais uma vez, confesso que nada entendo sobre gastronomia molecular mas achei a experiência bem interessante, os sabores são bem presentes e eu comeria de novo. Obviamente esse não é um prato para quem está com fome e sim para quem gosta de novas experiências gastronômicas e foi algo bem diferente de tudo que já havia comido!

melhor-restaurante-de-split-no-stress-nos-na-trip-erica-camargo-viaja9

Em seguida, começaram a chegar os pratos principais… nós provamos e dividimos quatro pratos principais, duas massas, uma carne e um frutos do mar. Começamos pelas massas, um capelli d’angelo de frutos do mar com tomates e um fettuccine com molho de ragu… os dois estavam muitíssimo bem temperados e muito gostosos.  É  muito engraçado porque são dois pratos que eu e o Lu não pediríamos normalmente mas simplesmente adoramos os dois, super aprovados!!

Depois vieram os pratos de frutos do mar e carne! De frutos do mar, comemos um atum com crosta de pimenta do Nepal ( Tks chef, por adivinhar que eu amo atum!!) acompanhados de legumes grelhados e estava deliciosoooooo e de carne um típico steak da Dalmácia com batatas … não sei que molho é esse que veio na carne mas estava bom demaaaaais!!

O que reparamos nos pratos é que todos são cuidadosamente preparados e talvez esse seja o diferencial do No Stress.

Desde a entrada, todos os pratos foram harmonizados com vinhos da região e infelizmente depois da terceira taça eu parei de anotar as uvas escolhidas hahahaha mas a famosa posip, que acompanhou a gente durante toda viagem estava presente, assim como a Plavac, o Prosek e também tomamos um espumante mas não sei dizer de qual uva ele se originou. Os vinhos croatas costumam ser bem leves e com um paladar muito agradável, achei todos perfeitos para o verão, inclusive o tinto!!

Não sei escolher o prato que mais gostei, talvez o atum, por eu ser muito fã de atum mas numa próxima visita ao restaurante eu pediria todos de novo!!!  rs

melhor-restaurante-de-split-no-stress-nos-na-trip-erica-camargo-viaja14

E aí, você pensa… cade a sobremesa ?

Não faço ideia como conseguimos reservar um espacinho para a sobremesa mas né, tudo tinha sido delicioso até então, e aí a formiguinha aqui não resistiu quando chegou na mesa esse cremeschnitte que me deu até água na boca só de lembrar…. hummm, não sei vocês mas eu amo mil folhas e esse é um mil folhas típico croata que também não sei dizer o que tem de diferente do austríaco mas é tão mara quanto!!!! Sério, um dos melhores que já comi na vida e acho que tão bom quanto o que comi em Viena <3.

melhor-restaurante-de-split-no-stress-nos-na-trip-erica-camargo-viaja5

O No Stress, que já era meu queridinho, subiu pro status de melhor restaurante de Split depois dessa orgia gastronômica que fizemos !! Acho muito bacana quando o clima do lugar é transparecido nos pratos e só pra deixar a gente mais feliz ainda tem um excelente preço, considerando o nível da culinária local e o ótimo atendimento dos funcionários, sempre solícitos, com inglês fluente e muito simpáticos!!

Nem preciso dizer que o No Stress é parada obrigatória quando eu estiver de novo em Split e espero que seja a sua também!! Depois volta aqui e conta pra gente o que achou!!!

 

No Stress

Iza Lože 9, 21000 Split, Croatia

Reservas: [email protected]

** O Nós na Trip foi convidado para conhecer o restaurante mas esse não é um post patrocinado, todas as dicas e opiniões são estritamente pessoais.

 

Facilite sua viagem !! clique no banner abaixo para: 

passagens-submarino hoteis-booking rental-cars real-seguro-viagem Image Map

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

4 Responses

  1. Marina

    Erica, adorei a dica!
    Gostaria de saber duas coisas: quanto foi o menu degustação e se é necessário fazer reserva!
    Vou passar minha lua de mel na Croácia em set/18, não é um período de grande movimento, mas se precisa fazer reserva prefiro me adiantar!
    Obrigada!

  2. Isael Silva

    Sim
    Mas isso tudo ficou por quanto?
    É bom saber!
    Abraço

Deixe uma resposta