Museu em Aracaju : Tecnologia, interação e história

postado em: Aracaju, Brasil, Cultura, Nordeste | 3

museu em aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja16

 

Taí uma grande e grata surpresa que tive em Aracaju, o Museu da Gente Sergipana foi um dos mais interessantes que já estive em minha vida!! Não, não estou exagerando e sim, ele é meu preferido no Brasil ( desculpa Mac e Oscar Niemayer hahahaha).

O Museu da Gente Sergipana é totalmente interativo e mistura instrumentos sensoriais com diversos elementos da cultura sergipana o que deixa a visita muito mais atrativa, principalmente para os pequenos e até mesmo para aqueles que não apaixonados por museus.

museu em aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja15

Museu em Aracaju :  Não deixe de conhecer

O Museu está localizado no Centro Histórico da cidade, próximo ao Mercado Municipal, tem entrada gratuita e fica num prédio histórico lindíssimo que foi restaurado para abrigar as diversas exposições temporárias e permanentes que o museu oferece.

Antes mesmo de entrar, ainda no estacionamento do museu, é possível se deparar com painéis artísticos pintados em cerâmica por artistas plásticos sergipanos. Já no foyer, que é a área de entrada e de maior circulação do museu, já conseguimos observar a mistura de história e modernidade que iremos ver a seguir e no ambiente também podemos ver algumas exposições de artistas locais.

museu em aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja14

museu em aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja12

Bem ao centro do Museu está o salão principal, com o mapa de Sergipe e um áudio com depoimentos de moradores de cada território do estado que mostra a diferença de entonação e gírias de cada lugar, achei muito interessante. Falando em gírias, no mesmo salão é possível aprender as principais palavras e expressões dos sergipanos e é impressionante como esse Brasil é tãoooo diferente de uma região para outra, tinham muitas palavras que nunca tinha ouvido antes e fiquei encantada com toda essa diversidade.

A rede em cima do mapa se chama jereré, é uma típica rede de pesca com diversos objetos da cultura local “pescados”.

Ao redor do átrio ficam as diversas salas de exposições que são totalmente interativas e vou tentar mostrar um pouquinho do tão bacana que são.

museu em aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja18

museu em aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja20

Em uma das salas fica a figura do Josevende, que é um feirante virtual, típico das feiras de Sergipe e o mais legal é que você interagir com ele. Nesse mesmo cenário encontramos diversos objetos típicos como artesanatos, cachaças, pimentas, temperos, brinquedos, objetos em couro inspirados no cangaço … uma super imersão a cultura local.

museu-em-aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja11

Outras duas salas muitíssimo interessantes são a ” Nossas Praças” onde é possível percorrer pelas praças de Aracaju através do lendário carrossel do Tobias… achei a coisa mais linda esse cenário do carrossel no meio de todas as praças do estado. E também a sala dos “Nossos Pratos” onde de uma maneira muito divertida a gente aprende mais sobre os ingredientes que são feitas as comidas típicas. No mesmo ambiente ainda tem um jogo para conhecer mais sobre a pecuária e agricultura, onde você mesmo pode plantar, colher e vender alimentos e animais.

museu-em-aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja19

Não vou mostrar e falar sobre todas as salas de exposições desse museu de Aracaju para não perder a graça mas por último vou mostrar a minha preferida, ” Nossos Leitos” é um túnel com projeção 360º que apresenta a fauna e flora do estado, você senta em um barquinho e percorre todo ecossistema de Sergipe e é impressionante a sensação que dá que realmente o barco está se movimentando. Simplesmente incrível !!

museu-em-aracaju-nos-na-trip-erica-camargo-viaja13

O Museu da Gente Sergipana integra tecnologia, interação, história e muuuita cultura local mostrados de uma forma super leve e divertida e que realmente vale muito a pena conhecer.

O Museu abre de terça a sexta das 10h às 16h e sábado, domingo e feriados de 10h às 15h. A entrada é gratuita!

Museu da Gente Sergipana

Avenida Ivo do Prado, 398, Centro – Aracaju (SE)

Tel.: (79) 3218 1551

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

3 Responses

  1. nildo

    Muito bonito! apaixonante, vim com meus filhos e minha esposa que também gostaram muito…

    • Erica Camargo

      Ahhhh que legal que gostaram, Nildo!! Acho esse museu super interessante para toda família mesmo!! 🙂

Deixe uma resposta