Mercado Municipal de Aracaju

postado em: Aracaju, Brasil, Cultura, Nordeste | 1
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

mercado municipal de aracaju2

Se tem uma coisa que eu adoro fazer em qualquer cidade que visito é conhecer o Mercado Municipal, não tem lugar melhor para absorver toda cultura e ver de perto as raízes das pessoas e da região.

Em Sergipe não poderia ser diferente, o Mercado Municipal de Aracaju é riquíssimo em detalhes desde as frutas, comidas típicas e temperos até o vestuário e artesanato. O Mercado Municipal de Aracaju fica no centro da cidade em uma extensa área chamada de Praça dos Mercados porque eles não se contentaram com apenas um mercado e hoje existem três, o Antônio Franco, o Thales Ferraz e o Albano Franco, um coladinho no outro para você  não perder tempo e conhecer todos de uma vez. Os mercados em Aracaju não são apenas frequentados por turistas mas também pelos próprios moradores, principalmente o mercado de frutas e comidas, sempre frescos e com ótimo preço.

Mercado Municipal de Aracaju : cultura e comidas típicas que você precisa conhecer!

mercado municipal de aracaju

Ok, mas por que três mercados ? Porque cada um é voltado para uma especialidade. O Antônio Franco é voltado para artigos de artesanato e vestuário ( é também onde fica o restaurante Caçarola), o Thales Ferraz tem todos os produtos tipicamente nordestinos como tapioca, queijo curado, rapadura, castanhas e diversos outros e o Albano Franco é uma grande feira de frutas, legumes, verduras, carnes e peixes.

mercado-municipal-de-aracaju4

mercado-municipal-de-aracaju8

Provavelmente você entrará pelo Mercado Antônio Franco e aqui encontrará tudo que imaginar em artigos de artesanato, muitas toalhas rendadas, bordadas (trouxe uma linda para mamys com ótimo preço), objetos de palha, bolsas e sandálias em couro, essas sandálias são inspiradas nas que se usavam no cangaço e algumas são super fashion como essas coloridas (foto abaixo), quadros com imagens da cidade, brinquedos divertidos para criançada, chapéus e muito mais, a variedade de artigos nesse mercado é enorme.

mercado-municipal-de-aracaju9

mercado-municipal-de-aracaju9 (2)

mercado-municipal-de-aracaju3

Esse corredor faz ligação com o próximo mercado mas antes você passará pela passarela das flores, com diversos tipos de flores e plantas e também pela barraquinha de Cordel, que faz parte da cultura Sergipana. Seu Firmino foi o maior cordelista da região e é um personagem super conhecido, apesar de já falecido, sua família ainda mantém a barraca com diversos cordéis que foram sucesso. Vale muito a pena dar uma passadinha por lá.

mercado-municipal-de-aracaju5

mercado-municipal-de-aracaju10

Em seguida encontramos o Mercado Thales Ferraz e é aquele momento que você vai experimentar todas as delicias de Aracaju e querer levar tudo para casa hahahaha. A farinha de tapioca é super fresca e vale muito comprar um saquinho pra levar pra casa (até porque o preço é tentador ), e não deixem de provar o beiju molhado, o pé de moleque ( que não tem nada a ver com o que conhecia feito de amendoim ) e a pamonha que são uma delícia. Aqui também é possível achar todos os temperos e ervas para chás que você possa imaginar, até ervas para trazer a pessoa amada em 7 dias existe hahahaha (verdade!!!)

mercado-municipal-de-aracaju6 (2)

mercado-municipal-de-aracaju6

Meu lugar preferido foi a loja dos Irmãos Santos, a mais tradicional loja de laticínios do mercado. A variedade de queijos temperados é enorme e tudo muito gostoso, as castanhas de caju também são deliciosas e não resisti e trouxe alguns saquinhos para casa, desde as salgadas até as doces e caramelizadas, só faltei experimentar a com pimenta, que infelizmente estava em falta mas achei que a combinação castanha com pimenta devia dar muito certo!! Fora isso são diversos tipos de biscoitos amanteigados, doces e bolos em potes, como o bolo de caju e também manteiga de garrafa e cachaças. Aqui dá pra fazer a festa gastando pouco.

mercado-municipal-de-aracaju12

Para terminar o tour pelo Mercado Municipal de Aracaju (na verdade os mercados, rs), chegamos no Mercado Albano Franco que é um grande galpão que vende frutas, algumas típicas da região como a mangaba e o caju, além de verduras e legumes frescos e também carnes, aves e peixes.

Aqui também é possível encontrar bancas de pimentas, molhos de pimentas e muitas cachaças de nomes engraçados, achei uma ótima ideia para levar e presentear os amigos !! Esse mercado não tem nada de muito turístico, acredito que seja mais frequentado por moradores mesmo mas ainda assim vale dar uma passadinha.

mercado-municipal-de-aracaju11

mercado-municipal-de-aracaju13

Se tiver de viagem marcada para Aracaju não deixe de conhecer o Mercado Municipal, é muito interessante mesmo que você não tenha intenção alguma de fazer compras.

Ah e também é aqui que acontece o Forró Caju sabia ? Entre os mercados fica a Praça Hilton Lopes que é um enorme espaço que recebe a festa mais tradicional e popular da cidade. Esse ano o Forró Caju acontece de 18 a 29 de junho e tem diversas atrações, inclusive Wesley Safadão !!

 

 

 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *