Lagunas Escondidas : Um passeio exclusivo no Atacama

postado em: Atacama, Aventura, Chile, PASSEIOS | 2

lagunas escondidas atacama-nos-na-trip-erica-camargo

As Lagunas Escondidas era um dos passeios que eu mais queria fazer no Atacama , não sei se porque é um passeio novo e que ainda poucas pessoas conhecem ou porque, na época que eu fui, a Laguna Cejar estava fechada e essa é a atração que mais se aproxima dela.

Só sei que eu via umas fotos com a coloração da água tão surreal que precisava ver se aquilo era de verdade ou era filtro que a galera colocava nas fotos, porque não era possíveeeeeeeel, no meio do deserto, você encontrar uma lagoa tão azul que chegava a doer os olhos!!! Totalmente real, pode acreditar !!

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo2

Lagunas Escondidas: Um verdadeiro oásis no meio do deserto do Atacama

As Lagunas Escondidas de Baltinache, são um conjunto de sete lagoas com águas cristalinas e diferentes tonalidades de azul e verde, elas ficam localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko e sua concentração de sal é cerca de oito vezes maior que a do Mar Morto ( é também maior que da Laguna Cejar), ou seja, você não afunda !!

Elas recebem esse nome porque ficam realmente escondidas hahahahaha, sério, eu só tive a noção que essas lagoas ficam no meio do nada quando assisti ao vídeos gravados pelo drone do fotógrafo @JuanMaureira, que nos acompanhou nesse passeio… gente, não tem NADA por perto!! Elas ficam a pouco mais de 1 hora de carro de São Pedro do Atacama e como ainda é um passeio pouquíssimo explorado pelas agências ( e tomara que continue assim), elas ainda são escondidas, de verdade!! rs.

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo3

Eu fiz esse passeio com a agência da FláviaBia Expediciones, que faço questão de repetir nos posts que fez uma grande diferença na minha primeira vez no Atacama, simplesmente porque ela não vende passeios, vende a experiência, e isso pode parecer besteira mas se você não é chegada a perrengue ou gosta de um serviço diferenciado, faz TODA diferença na sua viagem!!

Eu fiz esse passeio na parte da manhã, a van passou para me pegar no hotel às 8h e seguimos em direção as lagunas. Como esse é um passeio pouco explorado já era de esperar que não estivesse lotado, porém nunca iria imaginar que eu teria as 7 lagunas exclusivas para mim !!!!! Sério, não tinha absolutamente ninguém no parque além da equipe da FláviaBia, e como na minha van só tinha eu e minhas amigas e mais um fotógrafo, tivemos uma manhã exclusiva e uma experiência sensacional !!!!!

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo4

Apesar de termos saído cedo do hotel, esse foi o único dia que não estava muito frio e por isso saí apenas de calça jeans, malha de manga comprida, lenço e tênis. Aliás, tênis é super importante para você conseguir andar no chão irregular de sal de uma laguna para outra. Chinelo não é recomendado e nenhuma sandália aberta pois a probabilidade de escorregar e se machucar no sal é grande.

O ideal nesse passeio é já sair de roupa de banho por baixo porque o banheiro e vestiário ( lá tem chuveiro, caso queira tirar o sal na volta) ficam um pouco longe das lagunas e para não perder tempo, fica muito mais fácil tirar a roupa e deixar no carro mesmo. A FláviaBia, como em todos os passeios que pode entrar em água, oferece um roupão felpudo e quentinho para você usar entre um mergulho e outro.

Aliás, mergulho não porque é altamente desaconselhável você mergulhar nessa lagunas devido a alta concentração de sal ( nem na Laguna Cejar ) e evite ao máximo colocar a mão molhada no rosto, principalmente olhos, nariz e boca e use muito mas muito protetor solar.

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo5

Das sete lagunas, apenas duas estão aptas para o banho, a primeira e a última, as demais tem um nível de salinidade alto demais e por isso, impossível de entrar.

Ficamos a maior parte do tempo na primeira laguna, que é a mais verde de todas, mas sinceramente a última é MUITO mais bonita e azul, ou seja, entre na primeira para conhecer mas aproveite mesmo a última que vale muito mais a pena.

Como a concentração de sal é muito alta ela não te deixa afundar e com isso a sensação de ficar o tempo inteiro boiando é bem engraçada, eu nunca tinha tido essa experiência de boiar assim e adorei !!! Nessa laguna super vale tirar aquelas fotos que todo mundo faz boiando e lendo jornal, sabe ?! Nos divertimos tanto que até esquecemos disso, rs.

Ah, só tem uma coisa desfavorável nesse lugar incrível… a água é gelada pra cacete !!!!! Por sorte esse dia não estava frio e no meio da manhã deve ter ultrapassado os 25 graus mas a água estava super gelada, devia estar em torno de uns 18 graus… nem imagino fora do verão hahahaha.

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo6

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo7

Antes de seguirmos para conhecer as outras lagunas escondidas, tivemos um coquetel super delícia com pães, pastinhas, canapés, frutas e o melhor guacamole da minha vidaaaaa!! Acho que repeti isso a viagem inteira e super agradeci a cozinheira quando tive a oportunidade de conhece-la… cara, que guacamole booooom!!! Isso tudo acompanhado de um vinho branco geladinho e um visual maravilhoso!!

Daquelas experiências que vão ficar guardadas para sempre!!

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo8

Nós curtimos tanto esse momento, principalmente por estar entre amigas e só estar a gente num lugar tão incrível, que até perdemos o timming e acabamos tendo pouco tempo para conhecer as outras lagunas.

No meio do caminho passamos por algumas lagunas de um azul tãaaaao profundo que foi difícil acreditar que não tinham jogado alguma coisa ali dentro pra ela ficar daquela cor, rs e o branco intenso do sal no chão deixava tudo ainda mais bonito.

Todo o caminho até a última laguna é demarcado e o ideal é que você não sai da trilha, afinal o chão é todo de sal, em alguns lugares duros feito rocha e em outros mais denso, ou seja, para não causar nenhum possível acidente não se empolgue querendo chegar pertinho das lagunas que não pode para tirar fotos.

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo9

lagunas-escondidas-atacama-nos-na-trip-erica-camargo11

Informações gerais das Lagunas Escondidas

  • Que horas ? Esse passeio sai na parte da manhã e a tarde. Eu fiz de manhã entre 8h e 13h.
  • Altitude ? 2.400 metros
  • Nível de esforço ? Uma leve caminhada de uns 20 minutos entre a primeira e a última laguna. Só cuidado com o chão irregular.
  • Temperatura ? Entre 30 e 5 graus. Eu peguei uns 25 graus mas a temperatura da água é super gelada
  • Quando eu fui ? No verão – março de 2017
  • Tem entrada ? SIM . Quanto custa ? 5.000 pesos chilenos pagos em dinheiro ( certifique-se se o valor não mudou quando você for)
  • Quanto custa o tour ? Com a FláviaBia Expediciones custou 40.000 pesos chilenos ( certifique-se se o valor não mudou)
  • O que está incluso nesse tour com a FláviaBia ? Transporte ida e volta, coquetel e roupão
  • O que levar nesse passeio ? Roupa de banho, chinelos (somente para entrar e sair das lagunas ), protetor solar, óculos escuros e tênis !!! A tarde costuma ventar, então mesmo que esteja calor uma jaqueta corta vento é essencial se fizer esse passeio no fim do dia. Toalha e água também são necessários ( caso feche com outra agência)
  • Passeio de meio dia ou dia inteiro ? Meio dia
  • DICA #NOSNATRIP : Já falei lá em cima e repito, caso entre para tomar banho, se concentre em ficar mais tempo e aproveitar a última laguna.
  • É um passeio imperdível ? Simmmm, principalmente no verão que você pode entrar nas lagunas ( imagino que no inverno seja uma missão muito difícil, rs) e apesar de não ter conhecido a Laguna Cejar, acredito que essa seja muito mais bonita, mais interessante e com menos pessoas.
  • Não se esqueça que pouquíssimas agências fazem esse passeio, por isso o reserve com antecedência.

 

Facilite sua viagem!! Clique no banner abaixo para:

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

 

Image Map
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Últimos Posts de

2 Respostas

  1. […] as Piedras Rojas não é um passeio muito popular e assim como as Lagunas Escondidas, não são todas as agências que fazem. Não me perguntem o motivo só sei dizer que vale MUITO a […]

Deixe uma resposta