Inverno Altiplânico no Atacama

postado em: Atacama, Aventura, Chile | 1

 

inverno altiplanico atacama nos na trip

Inverno Altiplânico: Você conhece esse fenômeno ?

Se existe uma coisa que deixa o clima completamente louco no deserto do Atacama é esse tal de inverno altiplânico !!! Sério, em 6 dias que passei no deserto peguei temperaturas extremamente altas ( super normal, afinal era verão), extremamente baixas, dias incríveis de sol sem nenhuma nuvem no céu, tempestades, muitos raios, neve e dias bem nublados … prazer, esse é o inverno altiplânico !!!

inverno altiplanico atacama nos na trip2

O Atacama é considerado o deserto mais árido do mundo mas não pense que por isso nunca chove por lá, chove e pode chover muito !!!

O período de chuvas é entre os meses de dezembro e março e o pico das chuvas acontece nos meses de fevereiro e março e o inverno altiplânico é justamente o fenômeno que deixa esse clima totalmente doido durante esses meses.

Lógico que considerando que estamos falando de natureza, ainda  mais nos dias de hoje, não significa que necessariamente irá chover ou nevar durante todo esse período mas existe uma boa probabilidade.

Eu fui para o Atacama entre o finalzinho de fevereiro e início de março e como estava acompanhando o clima por lá antes de ir percebi que desde janeiro estava chovendo e principalmente nevando muito ! Imagina que louco nevar em pleno verão no deserto !! rs. Não deu outra, quando eu cheguei peguei exatamente esse cenário, muitas chuvas nos fins de tarde e algumas estradas com neve.

inverno altiplanico atacama erica camargo

O inverno altiplânico atrapalha os passeios no Atacama ? SIM, MUITO !!! Eu tive diversos passeios cancelados e outros remanejados por causa das chuvas, como eu fiquei durante seis dias, foi relativamente mais fácil remanejar os passeios, principalmente porque a agência que eu contratei praticamente todos os passeios (FláviaBia Expediciones ) teve o maior cuidado em não simplesmente cancelar e ponto. Alguns passeios foram remanejados para outro dia, outros tivemos que substituir por outra atração e alguns não tiveram jeito mesmo, foram cancelados!

Engraçado que esse período é considerado alta temporada, pois cai justamente na época de nossas férias e também dos chilenos, ou seja, mesmo com todos esses transtornos a cidade está sempre cheia e é super possível aproveitar bastante, porém eu evitaria ao máximo uma segunda vez nesses meses.

inverno altiplanico atacama nos na trip3

Uma coisa que percebi é que os motoristas e guias se preocupam bastante com essas chuvas, principalmente os das agências que se preocupam com a segurança de seus clientes. Pelo que entendi, quando a chuva cai, o solo não consegue absorver rapidamente a quantidade de água e com isso rios são formados em questões de minutos fechando estradas e deixando as pessoas ilhadas. E não é riozinho não, é água corrente com força mesmo porque presenciei uma cena assim hahahahaha.

inverno altiplanico atacama ericacamargo 2

Trekking na Cordilheira do Sal

Meus primeiro transtorno foi logo no primeiro dia quando iria fazer o Vale do Arco Íris, na parte da tarde, o motorista estava apenas comigo e uma amiga no carro e o tempo já estava bem feio na estrada. Quando saímos da principal e pegamos a estradinha que levava até o vale já estava chovendo ( e nem era chuva forte não) mas os carros de outras agências já estavam voltando avisando que não tinha mais como passar… lógico que não acreditamos, era uma chuva muito normal para aquele estardalhaço todo, nosso motorista resolveu ir até mais adiante para nos mostrar o por que não deveríamos seguir viagem. Em um certo ponto a estrada já estava sendo fechada pela chuva e a força da água já era grande ( mesmo com aquela chuva mixuruca)  e ele nos explicou que em algum lugar próximo devia estar chovendo bastante e toda aquela água estava vindo das montanhas e por isso acumulava tão rápido!

Como não era nenhuma chuva bizarra e para não perdemos o dia conhecemos alguns mirantes na Cordilheira do Sal e no Vale da Morte e como essa estrada ficou fechada nos dias seguintes, trocamos esse passeio pelo trekking na Cordilheira do Sal. Simplesmente amei!!

inverno altiplanico atacama erica camargo 3

Mirante Vale da Morte

O segundo transtorno foi no dia seguinte, quando faríamos o trekking de Guatin junto com as Termas de Puritama. As estradas para Guatin também estavam fechadas devido as chuvas dos dias anteriores e tivemos que cancelar essa primeira parte do passeio, infelizmente.

O mais tenso de todos os passeios não concluídos foi o do Valle de la Luna, já saímos do hotel com o tempo bem feio na parte da tarde, mas até aí nenhuma novidade, todos os dias estava assim, rs. Quando entramos no parque ele estava beeeem cheio e nosso guia avisou que se começasse a chover muito teríamos que voltar, todos da van concordaram em entrar assim mesmo e começamos o passeio.

inverno altiplanico atacama erica camargo 4

Vale da Lua

O trekking começa em umas cavernas e depois de um tempo de caminhada começou a chover… confesso que a chuva nesse momento foi o de menos porque você não tem ideia da quantidade de raios que estouravam no céu e pareciam que estavam do nosso ladoooooo!!! A tensão foi tanta que nem perguntamos porque não poderíamos voltar pelo mesmo caminho para retornar a van (mas tinha algum motivo) e tivemos que subir uma montanha com um temporal na nossa cabeça, raios e trovões pra tudo quanto era lado. Nem preciso dizer que foi bem perigosos, né?! Tanto de escorregar e sair rolando montanha abaixo quanto daquele tanto de raio estourando e a gente láaaaa em cima. Só sei que a hora que chegamos próximo ao estacionamento de novo, estava um super agito de guia correndo para tudo quanto era lado levando seus clientes de volta para o carro… pelo que entendi ali próximo existia a possibilidade de tromba d’água mas todo mundo estava numa adrenalina tão grande por causa do trekking na montanha no meio dos raios hahahaha que nem prestamos atenção do porque tínhamos que sair dali correndo.

Por fim, tive minha maior desilusão no Atacama, a estrada das Lagunas Altiplânicas estava fechada o dia que eu fui por causa da neve… essa eu fiquei triste mesmo porque era o passeio que mais queria fazer. Esse passeio é conjugado com as Piedras Rojas, que foi incrível, ok, mas para mim faltou conhecer o principal no Atacama  🙁 Não sei se por questão de experiência ou segurança mas o guia nesse dia não quis esperar muito tempo para ver se iriam liberar a estrada. Eu até acredito que tenham liberado mais tarde sim porque era só questão do tempo esquentar e a neve derreter masssss fizemos apenas a primeira parte do passeio.

Enfim, esses foram os meus transtornos e perrengues por causa do inverno altiplânico e por isso digo que não tenho muito interesse em voltar ao Atacama durante o período de chuvas mas também não posso ser injusta porque aproveitamos muuuuito e curtimos diversos outros passeios. É só uma questão de realmente ir sabendo que alguns transtornos poderão ocorrer no caminho.

Ah, mais uma coisa importante e que acho que já falei em outros diversos posts aqui… NÃO vá para o Atacama por conta própria, não faça os passeios sem uma agência! Eu sei que muita gente não curte excursões, em geral eu odeio também, mas o Atacama definitivamente é lugar para pessoas experientes que conhecem esses detalhes e percalços que podem aparecer no meio do caminho e também não custa lembrar que não existe sinal de telefone ou internet nas estradas, se algo acontecer, por mais bobo que seja, você terá que contar com a sorte de alguém passar para ajudar.

Eu falei mais um pouco sobre a agência que contratei, a brasileira FláviaBia Expediciones, no Guia do Atacama e também nos posts dos passeios que fiz com ela, e para quem não gosta de excursões com muitas pessoas e prefere uma experiência mais exclusiva e personalizada eu super indico ela!!

 

Facilite sua viagem !! Clique no banner abaixo para:

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Uma resposta

  1. […] O que é o inverno altiplânico ?  […]

Deixe uma resposta