Í Bistrô : Morena Leite e seu cardápio brasileiríssimo

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro7

No último fim de semana, fui conhecer o primeiro restaurante da chef Morena Leite no Rio de Janeiro, o Í Bistrô, que fica no terraço do hotel Grand Mercure Riocentro, na Barra da Tijuca (em breve faço review da minha estadia por lá).

Morena Leite é baiana, nascida em Trancoso e conhecida por seu cardápio espetacular no restaurante Capim Santo (inclusive já falei dele aqui no blog, pra mim, um dos melhores de Trancoso), também com filiais em São Paulo (que ainda não conheço). A chef juntou suas técnicas da culinária francesa, onde se formou, com ingredientes brasileiríssimos e o resultado foi uma cardápio super inusitado com sabores deliciosos e muito marcantes.

O menu do Í Bistrô é inspirado nos 5 biomas brasileiros, mar, montanha, floresta, sertão e cerrado e o que não falta é criatividade para harmonizar muito bem todos os pratos.

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro2

Í Bistrô: ingredientes inusitados e super aprovados

Uma das coisas mais interessantes que achei do cardápio do Í Bistrô é que para cada bioma a chef apresenta um cardápio completo e super coezo entre os sabores, desde as opções de petiscos, entradas, pratos principais e sobremesa, tudo é perfeitamente harmônico. Outro detalhe, é que alguns dos ingredientes que experimentei e adorei, dificilmente seriam escolhas minhas num restaurante por não agradar tanto meu paladar como vatapá, faisão, pato, abóbora … e simplesmente ficou incrível com o mix inusitado de Morena.

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro8

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro12

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro10

Comecei a noite com um suco de boas vindas de capim santo que é o carro chef do restaurante Capim Santo e é simplesmente incríveeeeel, já comecei a noite feliz em saber que ele foi trazido para o cardápio do Í Bistrô. Não deixem de provar, é muito refrescante e combina demais com o verão carioca.

Em seguida, experimentei o couvert com chips de banana (maraaaaaa) e pão de aipim com manteiga de catupiry ! Depois, para refrescar o paladar, provei uma raspadinha de capim santo com jambu, que apesar de ter achado esquisito foi simplesmente maravilhoso!!! Sério, não deixem de pedir a raspadinha, ela é levemente apimentada mas tem um sabor bom demais! Ainda no couvert, também provei o ovo de codorna empanado com quinua e servido com açorda de bacalhau.

Depois, foram a vez dos petiscos. Cada bioma tem suas opções de petiscos, como já falei, harmonizado com o restante do cardápio, porém existe a opção de fazer um mix entre todas e foi essa que escolhi para ter a oportunidade de conhecer um pouco de cada paladar.

No mix vieram bolinho de aipim com queijo da Serra da Canastra, bolinho de feijoada com molho de pimenta (esses dois foram meus preferidos), canudinho de pato com molho de pitanga, coxinha de batata doce com faisão e churros de tapioca com vatapá de frutos do mar.

IMG_1074

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro4

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro9

Para entrada e prato principal, segui a sugestão do maître Rodrigo, e fui com as opções do mar. Um blinis de tapioca com surubim defumado, simplesmente delicioso, que tempero boooom que essa entrada tem e de prato principal fui de cherne na brasa com molho de limão cravo, acompanhado de ratatuille brasileiro (que descobri que é a farofa de capim santo), saborosíssimo e super aprovado!.

E aí vocês acham que a orgia alimentar acabou, né?!! Não, ainda tem a sobremesa!!! Como lidar?!! hahahaha

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro11

Fiquei enlouquecida com a bala de coco com baba de moça (preciso voltar no ì Bistrô só para provar isso) mas por sugestão do maître escolhi o pétit gateau de goiabada com sorvete de queijo que também estava de olho e foi super acertada, que combinação sensacional, queijo com goiabada nunca decepciona, né, e esse gateau estava perfeito (principalmente para quem não gosta de doce muito doce como eu, rs).

O Í Bistrô foi uma grata surpresa aqui no Rio de Janeiro, o ambiente é super charmoso e ainda tem vista para lagoa de Jacarepaguá e para o maciço da Pedra Branca, o atendimento é excelente e o cardápio super caprichado, adorei ter uma opção de comida saudável mais requintada e com ingredientes super brasileiros aqui na cidade.

ibistro-morena-leite-nos-na-trip-rio-de-janeiro-erica-camargo

Reservas: 021 2153-1800

* O Nós na Trip é afiliado do Booking, se você curtiu o Grand Mercure Riocentro  ou está a procura de uma hospedagem no Rio de Janeiro e fechar sua estadia pelos links desse post ou pela caixinha amarela ali na barra lateral estará nos ajudando a manter o blog sempre com dicas e novidades, você não pagará nada a mais para isso mas nos deixará muito felizes! Obrigado

** O Nós na Trip foi convidado para conhecer o restaurante mas esse não é um post patrocinado, todas as dicas e opiniões são estritamente pessoais.

 

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

3 Responses

Deixe uma resposta