Guia do Atacama

guia do atacama nos na trip erica camargoJá começo o post falando… se você nunca pensou em conhecer o Atacama, coloque agora na sua wishlist !!! Confesso que o Atacama foi uma grata e incrível surpresa, não era um lugar que eu tinha o sonho de conhecer, não era o tipo de turismo que mais amo ( sou zero aventureira) e sinceramente eu achava que era uma vibe muuuuuito diferente das viagens que eu curto e como nunca foi um destino muito econômico ( pelo menos para quem não curte perrengue), ele nunca esteve de fato em minha wishlist.

E como eu fui parar lá?? Uma amiga me encheu a cabeça que queria porque queria conhecer o Atacama, por total obra do destino achamos passagens por milhas para Santiago do Chile por 10.000 cada trecho e eu acabei descobrindo nas minhas pesquisas no google e instagram que existia um Atacama um pouco menos roots do que eu estava acostumada a ver hahahaha. Ok, foi o bastante para me convencer, rs.

guia do atacama nos na trip erica camargo 2

Guia do Atacama : Dicas para planejar sua viagem

O deserto do Atacama fica ao norte do Chile, tem cerca de 105.000km e é considerado o deserto mais árido do mundo!! Porém sua paisagem vai muito, mas muito além das típicas dunas de desertos e provavelmente é o misto de cenários mais interessante que já vi na vida!! Desde lagos a quase 5 mil metros de altura, outros que não afundam, um deserto de sal, formações rochosas totalmente diferente e outras que se parecem com a da lua, sítios arqueológicos, vilarejos, animais bem diferentes do que estamos acostumados a ver e o céu mais azul que eu já vi, e também o mais estrelado ( você tem noção do que é ver a via láctea a olho nu e super próximo a você?!! ) … sério, acho que nem da para explicar o que é o céu do Atacama… simplesmente surreal !!!!!

guia do atacama nos na trip erica camargo 3

Como chegar ?

Para conhecer o deserto do Atacama, sua base será no vilarejo de San Pedro de Atacama que fica a 100 km de Calama, cidade com o aeroporto mais próximo.

Para chegar a Calama, existem voos que saem do Brasil mas nenhum direto, todos fazem escala em Santiago do Chile, portanto quando estiver fazendo pesquisa de preços de passagens, faça as contas se vale mais pegar um voo para Calama ou para Santiago e de lá pegar outro voo interno para Calama ( ou se você quiser muito economizar, fazer o trecho final de ônibus).

A Latam e a Gol fazem voo direto para Santiago e saindo do Rio ou São Paulo, em apenas 4 horas você chega no aeroporto de Santiago! Além de pertinho é um destino que toda hora aparece promoções de passagens.

Como ir de Santiago para Calama

De Santiago para Calama existem duas opções, voo interno ou ônibus. De avião a viagem dura apenas 2 horinhas, já de ônibus 24 horas, ou seja, a não ser que você deseje muuuuuito economizar, opte pelo avião.

Eu escolhi ir de avião e fui com a companhia Sky Airlines, que é tipo uma low cost chilena e com passagens mais baratas para Calama. Confesso que não achei a tal passagem barata ( talvez pela época, fui pouco antes do carnaval) e nessa de ficar esperando uma possível promoção acabei pagando 193 dólares com taxas ida e volta.

Já de ônibus, são duas empresas que operam esse trajeto a Pullman e a TurBus. Não faço ideia de como são as estradas e os ônibus mas já li bons relatos sobre essa viagem. guia do atacama nos na trip erica camargo 4

 

Como ir de Calama para São Pedro de Atacama

Pois é, depois de chegar no aeroporto de Calama, que apesar de pequeno tem boa estrutura, você ainda precisará de um transfer para te levar até a cidade no Atacama que fica a 100 km de distância.

Na verdade não vi outra opção de transporte que não seja transfer. Até existe ônibus mas não sai do aeroporto e sinceramente não acho que valha a pena se deslocar atéeee a cidade para economizar uns trocados.

São diversas agências que fazem esse translado e eles podem ser contratados daqui do Brasil ou diretamente lá na hora. Os balcões ficam um do lado do outro.

Eu escolhi o Transfer Pampa porque já tinha lido sobre eles antes, então nem pensei e fechei com eles mesmo. O transfer custou 12.000 pesos cada perna ( uns R$60,00) e foi feito de van.

Confesso que o Atacama começou a me impressionar daí… as estradas são ótimas!!!!!! Nem acreditei que fosse pegar 1:30h de viagem em uma estrada tão boa!!!

guia do atacama nos na trip erica camargo 5

Onde se hospedar ?

Nem pense em ficar em qualquer outro local que não seja na cidade de São Pedro de Atacama. A cidade é simples, sua rua principal, a Caracoles, não é asfaltada, a maioria das casas são feitas de barro ( mas depois eu descobri que isso não significa que elas necessariamente são simples, rs), ou seja, é uma cidade beeeeem roots mas por incrível que pareça com hospedagens para TODOS os tipos de viajantes… os que querem gastar super pouco em albergues realmente simples até a galera que deseja ter uma experiência diferenciada e luxuosa em hotéis 5 estrelas.

E aí vai uma dica super importante … Não deixe para reservar sua hospedagem no Atacama próximo a sua viagem, quanto antes melhor!!!!! Aprendi isso na prática hahahahaha.

Segunda dica tão importante quanto, fique o mais próximo que puder da Rua Caracoles ( rua principal), simplesmente porque é apenas nessa rua e suas transversais que você irá encontrar restaurantes, farmácias, mercados, casas de câmbio e qualquer outra coisa que precisar… as ruas são todas de terra, a iluminação na cidade é precária, então, quanto mais longe você ficar desse centrinho mais perrengue irá passar.

Ah não ser, claro, que você escolha ficar em algum all inclusive, tipo o Alto Atacama ou o Explora Atacama que são os dois melhores hotéis da cidade e que mesmo distantes tem todo conforto, inclusive carro para te levar até a cidade.

Apesar da aparência roots ( eu diria esquisita mesmo) da maioria das hospedagens do lado de fora, saiba que tem muitas pousadas super legais,  confortáveis e com um preço ok (leia-se aceitável de pagar mas no fundo são caras, rs) se fechadas com antecedência. Por um acaso, essas são exatamente as primeiras a esgotarem ou acabam ficando com um preço muito alto mais próximo a sua viagem.

Por que eu não reservei minha pousada com antecedência ??? Sei lá … hahahahaha porque sinceramente tive MUITA dificuldade para achar um local com bom custo x benefício... ou era tudo extremamente simples e impossível para minha pessoa, rs ou eu achava tudo muito caro pro que era … porque cismei com as tais casinhas de barro vermelho e custei a acreditar que teria que pagar caro pra ficar numa casinha dessas… pois bem, quando realmente precisei fechar, todas as pousadas mais legais já estavam esgotadas, tipo a Tierra Atacama, o Noi Casa e o Hotel Cumbres e as outras mais simples ou também estavam esgotadas ou muito mais caras e aí … e aí que tive que começar a procurar hostals na cidade.

Hostal no Atacama não são hostels, que a gente está acostumada!!!! São pousadas mais simples mas todas com quartos individuais !! Quartos coletivos por lá são chamados de albergues mesmo!!

Foi difícil, bem difícil mas por fim fechei com o Hostal Sumaj Jallpa antes que eu tivesse que dormir na rua hahahahaha.

O Hostal Sumaj Jallpa é realmente simples ( muito simples) mas bem simpático, fiquei em um quarto para quatro pessoas ( eu e minhas amigas) com bom atendimento e uns 15 minutos ( ou menos) de caminhada até a rua Caracoles ( achei esse o máximo do máximo de lonjura aceitável porque vou te falar uma coisa… você vai comer poeira hahahaha).

Apesar de simples, achei o preço justo e tive um supeeeeer bônus quando cheguei… o cantor sertanejo Rodrigo Marim estava fotografando uma campanha com a Aline Riscado, os dois estavam no mesmo hostal que o meu e acordar todos os dias e dar de cara com aquela coisa linda do Rodrigo não foi tão ruim assim, sobrevivi fácil aos 6 dias de hospedagem hahahahahaha.

* O Nós na Trip é afiliado do Booking, se você está a procura de uma hospedagem no Atacama e fechar sua estadia por qualquer link desse post ou pela caixinha amarela ali na barra lateral estará nos ajudando a manter o blog sempre com dicas e novidades, você não pagará nada a mais para isso mas nos deixará muito felizes! Obrigado ! 🙂

guia do atacama nos na trip erica camargo 6

Como se locomover ?

Da sua hospedagem até o centro certamente você irá a  pé, por isso é tão importante ficar próximo a rua Caracoles. Todos os outros passeios você fará com a agência que contratar que irá te pegar e levar até sua hospedagem, então não precisa se preocupar .

Vale a pena alugar carro no Atacama ?

Não, não, não e NÃO !!! Se teve uma coisa que aprendi nesses seis dias de Atacama foi… é extremamente necessário um bom motorista e alguém que conheça o local para se virar por lá!! As estradas são ermas, algumas super perigosas, não tem sinal de internet e se você for no período do inverno altiplânico, aí meu amigo, pode apostar que você ficará ilhado em algum lugar.

Vi diversos acidentes nas estradas, acidentes antigos mas que eles deixam o carro exposto ali para alertar outras pessoas o quão as estradas são perigosas… meio macabro, eu sei, mas é o jeito deles de conscientização, além de algumas muuuuuitas cruzes também, mostrando que alguém faleceu ali. Enfim… NÃO alugue carro no Atacama e não faça seus passeios sozinho!!

guia do atacama nos na trip erica camargo 7

Como escolher a empresa que fará seus passeios ?

Acho que aí vai muito de que tipo de passeio você pretende fazer, quanto está disposto a pagar por isso e se principalmente se importa com perrengue ( e também com sua segurança) !!

Como foi minha primeira vez no Atacama, quis fazer os passeios mais turísticos e os mais procurados mesmo, nada fora daquele roteiro que a maioria das pessoas fazem… porém, meus MAIORES problemas eram a segurança, o perrengue nos deslocamentos e também excursão com muitas pessoas. Quem me conhece sabe que eu tenho pavoooor de excursões, só faço quando realmente não tenho uma alternativa melhor e nesse caso, com quantos menos pessoas, melhor.

Assim como nas hospedagens, as empresas que oferecem os diversos tipos de passeios são para todos os tipos de bolsos e viajantes. E apesar de na hospedagem eu não me importar 100 % com um lugar incrível, nos passeios eu SÓ me importava com isso!! Queria uma empresa que me proporcionasse o maior conforto possível e principalmente com a maior segurança, afinal, lembrem-se que eu não tenho uma vibe roots e tão pouco aventureira.

Assim, cheguei a FláviaBia Expediciones, que foi a empresa que fez a total diferença nos meus passeios e no meu prazer em conhecer o Atacama!! A Flávia tem um trabalho SUPER diferenciado e exclusivo e só tenho que agradecer por ter fechado quase todos meus passeios com ela.

Nos próximos posts eu falarei de cada passeio que fiz e assim dou uma ideia melhor do quão uma boa agência é importante na hora de escolher cada passeio.

Alguns quesitos que me fizeram fechar a maioria dos passeios com a FlaviaBia Expediciones foram … ela é brasileira, e troquei diversos emails e tirei várias dúvidas antes da viagem, os grupos são com poucas pessoas, os horários dos passeios são diferenciados ( assim dificilmente você esbarra com uma multidão das outras excursões no mesmo lugar), os carros são novos, os motoristas são ótimos ( e arranham um português legal), eles se preocupam com a segurança, pois não fazem nenhum passeio se tiver o mínimo de risco por causa do clima ou qualquer outra coisa, além de terem no carro balão de oxigênio ( é comum as pessoas se sentirem mal por causa da altitude) e telefone satelital, afinal, sinal de internet é algo muito raro por lá, e por fim, um pouquinho de conforto né?!! Porque boa alimentação e uma champa não fazem mal a ninguém hahahahaha. Todos os passeios com a Flávia tem pelo menos uma alimentação inclusa ( todas que eu comi foram muuuuuuito boas – inclusive agradeci a cozinheira quando tive a oportunidade porque ela fez o melhor guacamole da minha vida!!),  sempre acompanhados de vinho, cerveja e champagne. Qualidade nota mil !!

O preço é mais caro ?? Sim, exatamente por ela oferecer um serviço muito diferenciado da maioria das empresas no Atacama o valor dos passeios é bem mais alto sim mas posso garantir que vale cada centavo! Como já disse, ela fez toda a diferença na minha viagem.

Reservo os passeios antes ou na hora mesmo ?

Depende, se você está a procura de preço feche na hora, pois no centrinho existe uma infinidade de agências oferecendo praticamente o mesmo tipo de serviço, sendo assim é mais fácil você conseguir barganhar um preço legal.

Na alta temporada já dificulta um pouco, algumas agências podem estar com alguns passeios lotados mas ainda assim vale, se o que importa para você é preço!

Agora se você estiver procurando conforto e serviço diferenciado, tanto na baixa quanto na alta temporada recomendo contratar seus passeios com antecedência, principalmente porque são agências que fecham grupos com poucas pessoas, a Flávia, por exemplo sai com no máximo 10 pessoas por grupo. Se deixar para fechar na hora é quase certeza de não achar vaga disponível.

guia do atacama nos na trip erica camargo 8

Quais passeios escolher ??

Depende muito de quantos dias você tem para explorar o Atacama e principalmente o que mais te interessa porque são diversos tipos de passeios, daqueles mais tranquilos, onde o guia irá te deixar super próximo da atração somente para você aproveitar o lugar e tirar fotos, a outros que te exigem um pouco mais como trekking, passeios de bike, cavalgada ou os que te exigem o mínimo de preparo físico como os trekkings ao vulcões, há ainda passeios de balão e outros simplesmente para apreciar uma boa paisagem na companhia de um bom vinho, ou seja, programe-se de acordo com seus dias e com os passeios que mais tem a ver com você.

Vou listar meu roteiro inicial com todos os passeios que eu queria ter feito. Alguns tiveram que ser cancelados por causa das chuvas ou das estradas fechadas por causa da neve… SIM, chove no deserto e muito, durante o inverno altiplânico, que vai de dezembro a março e farei um post somente para explicar melhor sobre esse fenômeno.

  • Trekking de Guatin + Termas Puritama
  • Laguna Cejar
  • Valle de la Luna e Valle de la Muerte
  • Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas
  • Geyser El Tatio
  • Lagunas Escondidas
  • Salar de Tara
  • Valle do Arco Íris
  • Passeio de Balão
  • Tour Astronômico

**Falo sobre cada um desses passeios separadamente nos próximos posts.

guia do atacama nos na trip erica camargo 9

Aclimatação: Todo mundo passa mal com a altitude ?

Não mas é muito comum!! Confesso que não tive nenhum problema com altitude, aliás, nem eu e nem nenhuma das minhas três amigas que estavam comigo. Não tomei nenhum remédio, não tomei chá e nem bala de coca mas isso vai muito de organismo para organismo mesmo, não tem jeito.

No meu primeiro dia eu não marquei nenhum passeio para meu corpo poder aclimatar com a altitude, tomei muita água e evitei qualquer bebida alcóolica nesse dia. Na parte da tarde eu tinha marcado conhecer o Valle do Arco Íris, que acabou não rolando por causa da chuva. De toda maneira, é sempre bom começar com passeios de menor altitude para o corpo ir se acostumando.

O único dia que senti alguma coisa, certamente não foi somente pela culpa da altitude mas porque exagerei no vinho, e percebi que bebida alcoólica e altitude não combinam tanto. Mas oh, nada que uma ou duas tacinhas vá fazer diferença não hein!!!

Em breve vou fazer um post com coisas essenciais para você levar na sua farmacinha mas o básico é isso… muita água e fazer as coisas ao seu tempo, sem pressa.

guia do atacama nos na trip erica camargo 10

Quando ir ?

O Atacama é um lugar bacana para se conhecer praticamente o ano todo, apesar do clima e das paisagens bem diferentes, tanto o inverno quanto o verão são consideradas alta temporada por lá !! Acredito que a primavera e o outono devam ser os períodos mais interessantes, com menos diferenças drásticas de temperatura e principalmente por tem menos pessoas.

No inverno faz muuuuuuito frio, prepare-se para temperatura baixíssimas mas também para paisagens lindas e nevadas.

No verão também faz frio… muuuuito frio, não esqueça disso, por favor!!!!! Aliás, o clima no verão é muito louco, você pode pegar temperaturas de 40 graus na cidade e até 10 graus negativos nos passeios… SIM, 10 graus negativos no verão… e ninguém me contou, foi a temperatura que eu peguei no Geyser el Tatio !!!!

Ok, esse é o passeio mais alto e mais frio de todos e acho que foi o único que peguei temperatura negativa mas -10º em pleno verão é coisa de doido, né?!! hahahahaha

Quando eu fui, durante o dia o normal era pegar uns 30, 35 graus em São Pedro e nos passeios, principalmente de manhã cedo ou no fim de tarde,  pegar um 8, 9 graus.

Eu fui no mês de março, durante o inverno altiplânico, que é a época das chuvas, e se você puder evitar essa época, evite!!! Se tratando de natureza, não dá para prever que todos os anos irá chover muito. Depois eu pesquisei sobre esse fenômeno e vi que alguns anos mal choveu durante esse período que vai de dezembro a março, já esse ano, nevou muito nas semanas anteriores a minha viagem e durante a minha estadia por lá choveu todos os dias a tarde ( tipo os temporais de verão que temos aqui no Brasil ) e com isso diversos passeios na parte da tarde foram cancelados.

Aliás, acredito que no inverno alguns passeios também possam ser cancelados devido a neve nas estradas. Se no verão eu já peguei as Lagunas Altiplânicas fechadas por causa da neve, imagino no inverno.

De qualquer maneira, o Atacama é um lugar que vale muito a pena voltar, então, confesso que nem fiquei tão triste de não poder fazer alguns passeios porque é um lugar que certamente vou querer voltar, em outra estação, para ver essas paisagens diferentes.

PS. Para quem deseja fazer o Tour Astronômico, é super importante saber que eles não saem durante a lua cheia, então não esqueça disso ao se programar. Aliás, descobri que o céu tem que estar incrivelmente limpo para esse tour sair, pois durante a semana que eu passei lá ele não saiu nenhum dia e para mim o céu estava a coisa mais incrível que já vi na vida !!! Milhares de estrelas saltitando pra tudo quanto é lado!!

guia do atacama nos na trip erica camargo 11

O que é imperdível ?

  • Lagunas Altiplânicas – acho que é o cartão postal do Atacama e onde vi as fotos mais incríveis, porém quando fui estava fechada por causa da neve na estrada… 🙁
  • Lagunas Escondidas – simplesmente o lugar mais surreal que eu conheci no deserto, principalmente depois que vi as imagens do drone e vi o quão no meio do NADA essas lagunas de águas cristalinas ficam. São poucas as agências que fazem esse passeio ( a FláviaBia faz) , então reserve o quanto antes!!
  • Valle de la Luna e Valle de la Muerte –  o passeio mais clássico do Atacama e perfeito para ver a imensidão que é esse lugar, imperdível!!
  • Passeio de balão – é um passeio relativamente novo e só conheço a empresa Ballons Over Atacama que faz, simplesmente sensacional!!!!! Inexplicável sobrevoar o Valle de la Muerte!!
  • Tour Astronômico – o céu do Atacama não dá para passar por despercebido, o mais incrível que eu já vi na vida, então lógico que vale um super tour com um guia te explicando tudo sobre astronomia.

Confira TODOS os posts do Atacama

Facilite sua viagem !! Clique no banner abaixo para:

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

 

 

Image Map
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Últimos Posts de

6 Respostas

  1. […] que nem precisaria falar isso, até porque já falei lá no Guia do Atacama, mas por favor, NUNCA vá ao Salar de Tara por conta própria!!! A probabilidade de você atolar é […]

  2. […] Parece foto de outro planeta, né ?!!! Mas não, esse visual incrível é do Salar de Talar onde ficam as Piedras Rojas, no deserto do Atacama […]

  3. […] Lagunas Escondidas era um dos passeios que eu mais queria fazer no Atacama , não sei se porque é um passeio novo e que ainda poucas pessoas conhecem ou porque, na época que […]

  4. […] que eu falei no Guia do Atacama o quão importante é contratar uma agência que te passe segurança nos carros e motoristas?? Pois […]

  5. […] que esse era o passeio que eu estava mais ansiosa para fazer no Atacama !!! Primeiro porque eu nunca tinha voado de balão e depois porque já imaginava o quão incrível […]

  6. […] Termas de Puritama foi o primeiro passeio que fiz no Atacama. Quem já leu o Guia do Atacama com diversas dicas bacanas para planejar sua viagem para o deserto mais árido do mundo, viu que […]

Deixe uma resposta