Guia de Capitólio

guia-de-capitolio-mg-nos-na-trip-erica-camargo-viaja

Guia de Capitólio: Dicas para planejar sua viagem

Quem aí segue instagrams de viagem (segue a gente aí @nosnatrip) certamente já se deparou com esse paraíso que deu um boom no turismo de Minas desde meados do ano passado. O paraíso em questão chama-se Capitólio e fica em Minas Gerais entre a serra da Canastra e o Lago de Furnas, ou seja, o que não faltam são paisagens naturais incríveis e muito verde !!!

Capitólio é o destino certo para os amantes da natureza, pois são inúmeras cachoeiras, piscinas naturais, diversas trilhas que podem ser feitas por trekking, cavalgada, mountain bike ou motociclismo, ou para quem não curte nada de aventura, um bom passeio de lancha é a pedida certa para conhecer todos esses cenários lindíssimos.

Eu já estive na cidade duas vezes, ano passado (durante a semana santa e pouquinho antes dessa explosão de turismo por lá) e esse ano (também durante a semana santa e com a cidade absurdamente lotadaaaaaa).

Mas por que sempre no feriado da Semana Santa, Erica ??

Porque bem antes da cidade de Capitólio ser conhecida como agora, Escarpas do Lago, que é um balneário super top na cidade, já era beeeem conhecido por suas festas incríveis nesse feriado e em breve falo mais sobre Escarpas e sobre a Semana Santa por lá.

Em nossa loja virtual temos vários produtos para viajantes (boia de flamingo e unicórnio, canga redonda, relógio mapa mundi e muitos outros) CLIQUE AQUI PARA ACESSA-LA.

guia-de-capitolio-mg-nos-na-trip-erica-camargo-viaja3

COMO CHEGAR ?

Pois bem… o lugar é realmente lindo e vale o sacrifício mas já adianto que chegar a Capitólio saindo do Rio ou de São Paulo não é uma tarefa muito fácil.

Saindo do Rio de Janeiro são 631 km de distância e o trajeto pode ser feito por dois caminhos, indo por Teresópolis (sentido Juiz de Fora) ou indo por Resende. O primeiro leva 10 horas de estrada (sim, 10 horas porque as estradas são péssimas a partir de Barbacena, por isso esse tempo todo) e a segunda leva em média 8 horas.

Não conheço o caminho por Resende, que é feito pela rodovia BR-354 e também não lembro porque raio de motivo não fiz esse trajeto já que leva menos tempo (mas na época deve ter tido alguma explicação hahahaha). Ano passado eu fui de carro e peguei a estrada de Teresópolis, pelas rodovias BR-040 e BR-265, e achei uma viagem muito cansativa, não apenas pela distância (até porque adoro dirigir em estradas) mas porque a estrada é ruim mesmo, a BR-265 foi uma das piores estradas que já dirigi na vida, toda esburacada, mal sinalizada e com muitos caminhões. A estrada só volta a melhorar quando entramos na MG-050 que é ótima e é a estrada que leva até Capitólio. Como nunca tinha pego essas estradas eu utilizei o app Waze que acho ótimo para estradas, ok, que ele me deu algumas trolladas para me tirar de algum suposto trânsito e me jogou pra dentro de umas cidadezinhas bem esquisitas pelo caminho, tirando esse detalhe ele funcionou super bem e depois de 10 intermináveis horais cheguei no destino.

Saindo de São Paulo são 439 km de distância e o trajeto leva em média 6 horas, independente da estrada que escolher. São 3 opções, indo pela BR-146 (sentido Campinas), BR-381 (sentido Pouso Alegre) ou ainda BR-050 (sentido Jundiaí) 

Esse ano, eu não quis ir dirigindo e por isso fui a São Paulo encontrar uns amigos para sairmos todos juntos de lá. Não deixa de ser uma viagem cansativa mas achei a estrada menos pior que saindo do Rio.

Ok, mas qual é a melhor maneira para chegar a Capitólio saindo do Rio ??

Acho que a maneira mais prática e confortável é pegando um voo até Belo Horizonte e de lá alugar um carro e seguir para Capitólio, são mais 3 horas de estrada pela MG-050 e boa sorte… falei que não era uma tarefa fácil hahahaha.

Para quem quiser economizar, outra opção é sair de ônibus aqui do Rio até Belo Horizonte e de lá pegar outro ônibus até Capitólio.

Ah, e para quem não tem a menor intenção de economizar e ainda quiser otimizar ( e muito) seu tempo, existe um heliponto em Escarpas do Lago ( e várias casas também tem) e os voos de helicóptero do Rio ou Sampa para lá duram em média pouco mais de uma hora.

guia-de-capitolio-mg-nos-na-trip-erica-camargo-viaja6

ONDE SE HOSPEDAR ? 

Taí um lugar com opções para todos os gostos e bolsos!!!! Em Capitólio ou em seus arredores é possível encontrar de campings até resorts, passando por hotéis super charmosinhos ou ainda alugando casas de luxo em Escarpas do Lago. 

As duas vezes que estive na cidade eu fiquei em Escarpas do Lago e optei por alugar casa com os amigos e essa é um excelente opção apenas para quando você estiver indo com um grupo grande, pois além de todas as casas de lá serem enormes, o aluguel também não é nada barato. De qualquer maneira, acho Escarpas o lugar mais charmoso da cidade, o bairro ( ou condomínio de luxo, até hoje não sei exatamente se Escarpas é um bairro ou um condomínio, rs ) tem alguns bares, restaurantes, mercadinho, uma marina e fica a uns 20 minutos de Capitólio e uns 40 minutos dos Canyons de Furnas.

Como alugar casas por lá ?? Tem vários sites de aluguel de casas e até hoje nós usamos o Imobiliária Escarpas. Lá também é possível alugar lancha para fazer passeio e caso necessite de emprega e/ou cozinheira eles também indicam (acho um ótimo custo-benefício quando a turma é grande).

Ainda em Escarpas também é possível se hospedar em um hotel, o Hotel Escarpas do Lago, eu não o conheço mas pela estrutura do lugar imagino que seja no mínimo bom.

Outras opções são pousadinhas que vão de simples até bem charmosinhas e a maioria fica em torno da estrada MG-050 na altura próxima aos canyons ou ainda em cidades bem próximas como Formiga e São José da Barra. Aliás, em Formiga fica um resort bem conhecido na região que é o Furnas Park (também não conheço mas tenho boas referências dele). 

Para quem curte camping, o mais indicado é o da pousada do Rio Turvo.

* O Nós na Trip é afiliado do Booking, se você está a procura de uma hospedagem em Capitólio e fechar sua estadia por esse link ou pela caixinha amarela ali na barra lateral estará nos ajudando a manter o blog sempre com dicas e novidades, você não pagará nada a mais para isso mas nos deixará muito felizes! Obrigado 

guia-de-capitolio-mg-nos-na-trip-erica-camargo-viaja2

COMO SE LOCOMOVER ? 

Então… se chegar até Capitólio não é uma coisa muito simples, se locomover também não, então eu realmente aconselho a chegar na cidade de carro. A maioria das trilhas, cachoeiras e os canyons ficam no meio da estrada e apesar de existir ônibus, eles são escassos, assim como os táxis também. Pra ser muito sincera eu nunca vi táxi e nem ônibus por lá mas sei que eles existem hahaha.

Caso não esteja de carro, uma dica é programar os passeios com guias. Eles podem ser contratados no próprio hotel ou ainda em frente ao Rio Turvo, onde fica o restaurante do Turvo (muito bom por sinal), na estrada MG-050 no km 306 . Ali é possível contratar passeios de barco, trilhas, voos de helicóptero pelos canyons e vários outros passeios.

guia-de-capitolio-mg-nos-na-trip-erica-camargo-viaja8

QUANDO IR ?

O verão tem um clima excelente para aproveitar melhor as cachoeiras e dar um mergulho no lago de Furnas (que tem a água beeem gelada) mas também é época que costuma chover nos fins de tarde e também uma maior probabilidade de trombas d´água. Por sorte, sempre peguei tempo bom indo em março, dias lindos uma chuvinha de vem em quando mas nada que atrapalhasse um passeio. A época mais seca é entre maio e setembro mas também bem mais fresca, porque de noite é super comum a temperatura dar uma boa caída.

guia-de-capitolio-mg-nos-na-trip-erica-camargo-viaja4

O QUE É IMPERDIÍVEL ?

  • Canyons de Furnas – lá no insta @nosnatrip tem dicas de como conhecer os canyons mas super indico alugar uma lancha e aproveitar o dia no seu tempo e curtir todo o visual desses paredões rochosos com lindas cachoeiras e paisagens incríveis.
  • Lagoa Azul – na verdade ela é verde, rs mas é linda e tem vários pontos para banho, sem falar que tem boa estrutura com pousada, restaurante e a trilha é bem conservada. Paga-se uma taxa de R$20 reais para acessa-la.
  • Cascatinha – uma cachoeirinha que fica bem ao lado dos canyos, tem acesso a pé pelo mirante dos canyons e é uma delícia passar algumas horas por lá.
  • Cachoeira Fecho da Serra –  é linda e possui vários poços para banho, além de estrutura para bar e camping.
  • Não deixe de conhecer a Trilha do Sol e o Paraíso Perdido

 

** No próximo post falo melhor sobre as cachoeiras e trilhas de Capitólio.

 

Em nossa loja virtual temos vários produtos para viajantes (boia de flamingo e unicórnio, canga redonda, relógio mapa mundi e muitos outros) CLIQUE AQUI PARA ACESSA-LA.

 

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

32 Responses

  1. Renata Nunes

    Oi Erica, fui a Capitólio em dezembro de 2017, fiquei em um hotel maravilhoso chamado Balneário do Lago, a estrutura é perfeita e os passeios de lancha e 4×4 saem de dentro do hotel! Eu e meu marido amamos! Ah, e para quem tem filhos tem muitas opções de atividades para crianças! Valeu a pena!
    É tudo muito lindo e no fim, valeu o sacrifício para chegar!

    • Erica Camargo

      Olá, Renata!!! Super obrigada pelo feedback !!!!! É sempre bom ter dicas de quem já foi e gostou dos hotéis por lá, tá super anotada!!!

      Beijos

  2. Margareth

    Gostei muito do posto e teria como me indicar uma casa que vc tenha alugado pois tenho medo de ser golpe.

  3. Reginaldo

    Olá pessoal. Fico muito feliz quando vejo tanta gente que vem a Capitólio e gosta da minha cidade natal.
    Quem não conhece tem que conhecer pois tem lugares espetaculares, e sem falar que os capitolinos são bem receptivos. Convido a todos que ainda não conhecem.

    Parabenizo o pessoal do site pois curto muito viajar e sempre acompanho para descobrir lugares interessantes.

    Gostaria de compartilhar meu site com o pessoal que tem muitas dúvidas sobre Capitólio e caso precisem de ajuda
    podem contar comigo.
    http://www.descubracapitolio.com.br

    • Erica Camargo

      Olá Reginaldo, sua cidade é realmente linda!! Já fui duas vezes e quero voltar!!! 🙂

    • Marcelli

      olá, Reginaldo,

      eu e minha familia estamos querendo ir para o Capitolio, mas mnha mae já é idosa. para chegar aos canions precisa fazer trilha?
      muito obrigada,
      marcelli

  4. Bárbara

    Érica, boa tarde.
    Pretendo ir com meu namorado em Julho, vc sabe se é muito frio?
    Como vamos de ônibus, gostaria de saber se é viável deixar pra contatar um guia lá e se tem ônibus para irmos de um ponto a outro.
    Estou com muita vontade de ir, porém tenho medo de, pelo fato de não irmos de carro, acabarmos não aproveitando a viagem.

    • Erica Camargo

      Olá, Barbara, tudo bem?!!

      Então, eu nunca fui em julho mas acredito que seja um pouco mais frio sim. Os passeios você consegue contratar lá na hora mesmo, tanto para as trilhas quanto os passeios de barco e a maioria das agências tem serviço de transfer. Nunca andei de ônibus por lá e realmente não sei ajudar quanto a isso 🙁

      Beijos e boa viagem
      Erica

  5. Felipe R

    Olá Erica! show seu passeio, gostaria de saber se tens como deixar algum tel de contato ou e-mail para fazer os passeios de barcos, ou se é só chegar lá e sempre tem? pois irei por conta até lá! Obrigado!

    • Erica Camargo

      Olá Felipe!! Sim, é só chegar lá que sempre tem guias para fazer trilhas e os passeios de lancha!!

      beijos e boa viagem!! 🙂

  6. Fernanda

    olá Erica tudo bem? bem eu estarei de férias agora em maio 2017 com meu esposo, gostaria de saber se maio é um mês bom para visitar esse lugar maravilhoso. estou precisando de sol, nadar um pouco rrsrsrs vc acha que este mes faz calor lá?

    • Erica Camargo

      Olá Fernanda, tudo ótimo!!! Já não faz tanto calor e água estará gelada ( como em qualquer época do ano hhahahaha). A parte boa é que como você não pegará alta temporada vai conseguir aproveitar mais os passeios e também preços melhores nas hospedagens… acho que super vale, certeza que você vai adorar, Capitólio é lindo demais!!!

      Beijos e ótima viagem

  7. Maico

    Oi Erica?

    Como funciona os passeios chegando la tem guias, mapas ?
    E os acessos?
    Pensando em ir de carro será que vale a pena?

    • Erica Camargo

      Olá Maico, tudo bem?!!

      Não sei da onde você estará saindo mas eu já fui de carro saindo do Rio e de São Paulo, é bem cansativa a viagem, se for ficar apenas o fim de semana não acredito que valha ir de carro não.

      O acesso a cidade é fácil e aos passeios também, ainda na estrada, antes de chegar a Capitólio você passará pelo Rio Turvo e no km 306, verá uma movimentação de pessoas, carros e um restaurante, ali você consegue fechar todos os passeios com guias e os mapas que precisa.

      Boa viagem!! 🙂

  8. Humberto

    Ola, estou a meses ja procurando um lugar para ficar em capitólio e em sao roque de minas e nao acho é tudo tao caro e para 1 pessoa só entao é mais caro ainda, vou (Talvez né porque ja nao sei mais) Dia 22 a 26 em Capitolio e 26 a 30 em São Roque de Minas, tem alguma dica de lugar barato para ficar nestes dois lugares, se tiveres agradeço

    • Erica Camargo

      Olá Humberto, tudo bem?! Eu ainda não conheço São Roque e Capitólio deve estar com valor mais alto que o normal por ser carnaval, daí não tem jeito, até porque a cidade estará bem cheia! As duas vezes que fui me hospedei em Escarpas do Lago mas que só vale quando se está em grupo mesmo. Você chegou a pesquisar pousadas em Formiga ou São Jose da Barra, são cidadezinhas bem próximas a Capitólio e talvez esteja com um preço menos pior, rs.

      Boa sorte e boa viagem!!

  9. Rafaela

    Onde vc aconselha se hospedar procuro um local bom e que não seja muito caro para um casal e duas crianças preciso para o carnaval me indica algum lugar?

    • Erica Camargo

      Olá Rafaela, tudo bem?!! As duas vezes que fui me hospedei em Escarpas do Lago e gostei muito, um lugar que parece ser bem legal para criança é o Furnas Park, que fica próximo a Capitólio mas não acredito que esteja com bom preço para o carnaval. Já tentou ver pousadas em Formiga ou São José da Barra, são cidades próximas e que talvez você ache algo com um preço melhor.

      Beijos e boa viagem!

  10. Yonara Braga Ferreira de Lima

    Erica, rola ir com criança de 19 e 5 anos? obrigada!!
    bj

    • Erica Camargo

      Simmmm, sem dúvida!!! As trilhas e passeios são bem tranquilos, é uma cidade para toda família aproveitar mesmo!!

      Beijoooos
      Erica

    • Erica Camargo

      Olá Gisele!! 4 dias é mais que o suficiente para você fazer todos os passeios mas até em um fim de semana é possível conhecer o principal em Capitólio!!! A cidade em si não tem nada, o que vale são os passeios mesmo!

      Beijos
      Erica

    • Erica Camargo

      Preciso voltar fora de feriado também para aproveitar essa calmaria de Capitólio <3

  11. Suelen

    Oi Erica
    Tdo bm
    Olha qro mto visitar este lugar lindo…
    To de ferias sozinha
    Vc aconselha ir só?
    Sou de SP

    Mto obgd

    • Erica Camargo

      Olá Suelen

      Simmmm, problema nenhum em ir sozinha para Capitólio!!! O lugar é incrível, tem diversos lugares lindos para conhecer e os passeios podem ser feitos só ou em grupos!!

      Beijos e aproveite!!
      Erica

    • Erica Camargo

      Vivi vc vai adorar!! Capitólio é lindo demais!!! 🙂

    • Erica Camargo

      Oi Thais, desculpa a demora!!! Então, o passeio de lancha que você aluga em frente ao Rio Turvo custa em torno de 75 reais por pessoa mas não sei quanto tempo dura esse passeio, imagino que umas 2 horas.

      As duas vezes que fui, aluguei a lancha em si para passar o dia curtindo na lancha e podendo escolher o passeio que queria fazer. Dessa última vez, deu 130 por pessoa, uma lancha para 12 pessoas e saindo dentro da marina de Escarpas do Lago (isso faz o aluguel ser um pouco mais caro tb) mas com certeza tem mais baratas, ainda mais fora de feriado.

Deixe uma resposta