Guia de Búzios

guia de buzios nos na tripGuia de Búzios: Dicas para planejar sua viagem

Armação do Búzios, Búzios ou Bz ( para os muito íntimos, rs) é o município mais charmoso da Região dos Lagos, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro,  faz divisa com Cabo Frio e fica apenas a 170km da cidade do Rio de Janeiro.

Búzios ficou mundialmente conhecida, na década de 1960, quando Brigitte Bardot esteve no balneário e se encantou pela simples e bucólica vila de pescadores. Após isso, o pequeno paraíso de praias calmas e casinhas modestas, se tornou um balneário super charmoso e com um toque de glamour que resiste até os dias de hoje, com grande concentração de pousadas de charme e hotéis boutique, lojas de grife e uma gastronomia de primeira!!

Apesar de ainda ter um ar de cidade simples, Búzios, tem uma ótima infraestrutura para seus turistas e até hoje recebe muitos estrangeiros, principalmente argentinos e franceses ( muitos deles se apaixonam pela cidade e acabam morando lá) e é perfeita para todos os tipos de turistas, desde os mais exigentes e seletivos, até os que estão com orçamento curto, assim como é perfeito para aproveitar com toda família, curtir um passeio a dois ou para quem só deseja se jogar nas festas como se não houvesse amanhã!!

guia de buzios nos na trip2

COMO CHEGAR ?

Búzios fica apenas a 170 km do Rio de Janeiro e a maneira mais prática de chegar é de carro, o trajeto leva em média umas 3 horas,  mas no verão essa média pode chegar a até 8 horas pelos grandes engarrafamentos, principalmente nos feriados e fins de semana.

Chegando ao Rio de Janeiro de avião, pelo Santos Dumont ou Galeão, o ideal é alugar um carro diretamente no aeroporto mas para quem deseja mais conforto e comodidade, outra dica é reservar um transfer, que irá te pegar no aeroporto e levar até seu hotel ( eu já viajei com a SulTransfer e amei!!! Os carros são novos, espaçosos e os motoristas excelentes, super indico essa empresa para quem procura um translado seguro e com bom preço), ou também alugar um helicóptero. A Heliparty faz esse translado e apesar de já ter voado com eles em Búzios e gostado muito, nunca fiz essa viagem do Rio até lá.

Saindo de carro do Rio de Janeiro de carro, você deverá seguir em direção a Ponte Rio-Niterói ( se você não conhece, aproveite para tirar fotos pois o visu da Ponte é lindo!), pegue o acesso a BR 101 e depois a saída para Via Lagos ( RJ 124) , rodovia com pedágio mas com boa manutenção e sinalização. Saindo da Via Lagos você subirá um viaduto, sentido BR 106 e pegar a direção de Búzios / Macaé.

Já de ônibus a única diferença é que é mais demorado para chegar mas o percurso é exatamente o mesmo. Os ônibus saem da Rodoviária Novo Rio ou da Rodoviária de Niterói e são operados pela empresa 1001. Saem ônibus diversas vezes ao dia direto para Búzios mas se não achar um bom horário de passagem direto, uma alternativa é ir até Cabo Frio e de lá pegar o ônibus intermunicipal para terminar o trajeto. Os bilhetes podem ser comprados diretamente no guiché e na hora mas em alta temporada é sempre bom comprar com antecedência.

A outra alternativa é chegar de avião, porém nunca utilizei, e acredito que ainda existam poucos voos para o aeroporto de Cabo Frio. Os voos são operados pela cia Azul e em sua grande maioria saem do aeroporto de Confins em Belo Horizonte. Costumam ser voos caros mas não custa nada dar uma pesquisada antes de fechar alguma coisa. Búzios também tem um aeroporto mas até o momento apenas aviões privativos chegam até lá.

guia de buzios nos na trip3

ONDE SE HOSPEDAR ?

Confesso que essa pergunta é difícil de responder pelo simples fato de existirem diversas pousadas e hotéis incríveis, super bem localizados e com um visual mais lindo que o outro, rs.

Os lugares que a maioria dos turistas preferem se hospedar ( e também os meus preferidos) são Geribá ( a praia mais agitada de Búzios), Ferradura ou João Fernandes. Manguinhos também é uma boa opção e para quem deseja se hospedar em bairros menos centrais, a Rasa e a Brava também tem boas opções de hospedagens.

Para quem deseja indicação de uma boa pousada, com ótima localização, área de lazer, conforto e de frente para o mar, eu super indico a Le Relais Laborie, em Geribá e a Villa Raphael, na Ferradura . As duas tem um serviço de primeira, além de super charmosas e um visual incrível!!!

Para quem vai em grupo de amigos ou família, outra ótima opção é alugar casas, são diversas casas, das enormes e mais chiques até casas mais simples, que cabem em todos os bolsos e gostos. Já aluguei casas algumas vezes na cidade mas anooooos atrás, hoje em dia, o site Airbnb tem muitas opções para escolher.

O Booking oferece uma infinidade de pousadas, hotéis e resorts, dê uma boa pesquisada nas avaliações e comentários porque tenho certeza que você vai encontrar algo bacana por lá.

* O Nós na Trip é afiliado do Booking, se você está a procura de uma hospedagem em Búzios e fechar sua estadia por qualquer link desse post ou pela caixinha amarela ali na barra lateral estará nos ajudando a manter o blog sempre com dicas e novidades, você não pagará nada a mais para isso mas nos deixará muito felizes! Obrigado !

guia de buzios nos na trip erica camargo

COMO SE LOCOMOVER ?

A maneira mais fácil e comoda de se locomover em Búzios é de carro!! Apesar da cidade ser pequena, as praias não ficam tão próximas uma das outras e o centrinho, onde fica a Rua das pedras, também fica relativamente longe da maioria das praias… ou seja, é aquele perto mas que não dá para fazer quase nada a pé, sabe?! rs

Para quem não quer dirigir, outra opção é táxi ou Uber. A última vez que estive em Búzios (que foi semana passada – corre lá no instagram @nosnatrip que tem várias fotos e dicas bem legais ou procure a hashtag #presstripbuzios que tem fotos incríveis da galera toda que foi) usei Uber o tempo inteiro e achei ótimo, o valor é sempre baixo, porque as distâncias são curtas, mas ainda são poucos carros, ou seja, no verão, os carros não devem suportar a demanda.

Nunca utilizei transporte público e não me recordo dos ônibus ou vans, que circulam a cidade, passarem próximo as praias mas sei que eles passam pela estrada principal que passam pela entrada que vão dar nas praias.

Já para quem está hospedado no centro e próximo a Rua das Pedras, uma boa opção para ir para as praias são os táxi boats. Eles saem do pier da Orla Bardot e também da Praia dos Ossos e deixam nas praias da Azeda e Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos ( as praias de Geribá e Ferradura ficam do lado oposto e por isso os taxi-boats não fazem esse trajeto).

E por fim, se você tem poucos dias na cidade e deseja conhecer tudo em apenas uma tarde, o ideal é fazer o passeio de Trolley, que é tipo uma jardineira que faz todo o percurso das praias, além de parar nos mirantes para fotos e ainda contar a história dos lugares por onde ele passa. Fiz esse passeio, dessa última vez na cidade, e achei uma alternativa bem interessante.  O trajeto completo você pode verificar no site do Trolley e em breve faço um post contando melhor esse passeio que fiz.

AS PRAIAS :

Certamente preciso escrever um post detalhando todas as mais de vinte praias que existem em Búzios mas falando rapidamente, apenas para vocês terem uma ideia…

Geribá é a praia mais conhecida e mais agitada da cidade, também é lá que ficam o famosos Fishbone, point que a galera mais animada faz praia e o Uniq Beach Club, para quem deseja um serviço de praia mais completo (preciso falar dele também por aqui porque vale muito a pena conhecer). Ferradura e Ferradurinha também são praias bem concorridas, principalmente no verão. Azeda e Azedinha, são minhas preferidas no quesito beleza, mas ficam impraticáveis na alta temporada (as duas são pequenas), são muito frequentadas por crianças e famílias porque o mar é sempre calminho e super transparente. João Fernandes e João Fernandinho tem uma areia mais avermelhada e também são repletas de famílias. Vivem cheias durante o verão pela quantidade de pousadas que existem próximas a praia. Tartaruga é uma delícia e tem boas opções de restaurantes em praticamente toda sua extensão. Rasa e Brava ficam mais distantes e é na Brava que ficam os famosos beach clubs Silk e Rocka (um ao lado do outro). As praias da Armação e dos Ossos ficam coladinhas a Rua das Pedras. Já Manguinhos só vale para praticar Windsurf ( tem aulas super bacanas na escolha de Windsurf do Bimba, vale muito pegar uns dias para aprender) e também para assistir ao pôr do sol, o mais lindo de Búzios! Praia da Foca, do Forno, Olho de Boi, do Canto e dos Amores são menos conhecidas mas vale um passeio até elas. E por fim, as praias de Tucuns, Caravelas e José Gonçalves, que são as mais distantes e pasmem… eu nunca tinha conhecido nenhuma delas mesmo passando a vida inteira indo para Búzios. Tive o privilégio de conhecer as três durante um voo de Asa Delta com a galera da Escola de Asa Delta de Búzios e descobri três praias lindaaaaaaas e super vazias, do jeito que eu gosto!!

guia de buzios nos na trip erica camargo2

QUANDO IR ?

Apesar de o verão ser minha estação preferida da vida, confesso que não curto o alto verão em Búzios, que vai do Reveillon até o feriado da Semana Santa!! Como a cidade é pequena, o trânsito fica caótico, as praias lotadas, tudo fica bem mais caro… enfim, se puder fuja desse período.

Caso você não ligue nem um pouco para isso ou esteja procurando exatamente essa confusão, então, se jogue hahahaha. Essa é a melhor época para as festas e beach clubs na cidade, sempre com ótimos djs e uma galera bem bonita!!!

Como não temos um inverno rigoroso no Rio de Janeiro e o clima de Búzios é bem gostoso, é possível frequentar a cidade praticamente o ano inteiro, e é só fazer um solzinho em um fim de semana que o balneário já fica agitado. Durante o verão, prefira os dias semanas, a cidade estará bem cheia, porém bem mais tranquila para transitar e aproveitar do que nos fins de semana e feriados durante a estação.

Nas férias de julho, a cidade também fica bem movimentada, apesar de ser inverno, o clima é uma delicia se pegar a semana com sol. Os dias são quentes mas a noite a temperatura cai bastante.

Aliás, uma ótima época para visitar Búzios, fora de temporada, e pegar a cidade super movimentada é durante o Festival Gastronômico, em julho!!! O festival entra esse ano em sua 16º edição e acontece nos dias 07 a 09 e 14 a 16 de julho. Perfeito para conhecer e aproveitar bem a gastronomia da cidade.

guia buzios nos na trip5

O QUE IMPERDÍVEL ?

  • Praia de Geribá – Não é a praia mais bonita mas é a mais famosa, agitada, impossível passar pela cidade e não dar uma voltinha que seja em Geribá!! Se você gosta de agito, faça praia na altura do Fishbone, música boa e galera animada.
  • Praia de Azeda e Azedinha – São diversas praias lindas em Búzios mas, para mim, as mais lindas são as Azedas e Azedinha. Uma pequena trilha leva as duas praias com pequena extensão de areia, muitas pedras, e mar incrivelmente calmo e transparente. Impossível não se apaixonar.
  • Pôr do Sol no Porto da Barra – Considerado o pôr do sol mais bonito da cidade. O Porto da Barra fica na praia de Manguinhos e tem um polo gastronômico super bacana. Perfeito para tomar uns drinks no fim de tarde apreciando  o sunset.
  • Orla Bardot – A orla mais charmosa de Búzios é outro lugar incrível para assistir o por do sol. No final da Rua das Pedras começa a Orla Bardot, com um lindo visual da praia, diversos restaurantes, lojas e as famosas esculturas de Brigitte Bardot, Os Três Pescadores e Jucelino Kubitschek.
  • Voar de Asa Delta em Tucuns – um programa diferente e para quem curte aventura!!! Além do visual do Mirante da Serra da Emerências, onde ocorre o salto, ser linda ainda tem as paisagens das praias de Tucuns, Caravelas e José Gonçalves lá do alto.
  • Aula de Windsurf  na escola do Bimba – Outra atividade diferente para quem deseja algo além de praia e passeios de barco em Búzios. Ter aulas de windsurf é super divertido e pode ser praticado por toda família. O Bimba é atleta olímpico e já foi campeão mundial de Windsurf. Sua escola tem ótimos professores na praia de Manguinhos e acredite, já na primeira aula é possível sair velejando.

 

CONFIRA TODOS OS POSTS SOBRE BÚZIOS: 

 

Planeje sua viagem!! Clique no banner abaixo para:

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

 

Image Map

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Últimos Posts de

9 Respostas

  1. […] dei algumas dicas aqui no blog sobre as pousadas que eu já me hospedei, além disso também tem um Guia de Búzios super completo aqui com outras dicas dos melhores lugares para se hospedar  […]

  2. […] fui conhecer o Uniq Beach Lounge, o mais novo beach club de Búzios, que fica em Geribá, a praia mais famosa e bombada da cidade, e simplesmente […]

  3. […] sempre vai a Búzios já está acostumado com o clima cool e descontraído que tem a rede Anexo Búzios!!! E estou […]

  4. […] acha que Búzios só tem praia, boa gastronomia e festas para aproveitar ?? Pois é, eu também achava, e olha que […]

  5. […] o restaurante Primitivo um boa opção de italiano em Búzios, com ambiente agradável e bom atendimento […]

  6. […] aquele restaurante que é a cara de Búzios ??! O Bar do Zé é assim, tem aquele charme de lugar chiquezinho e despretensioso, sem falar do […]

  7. […] no teatro, tem coisas que só rolam nos Bastidores”. Esse é o slogan do novo restorbar em Búzios, o Bastidores, que fica quase em frente ao pier da Orla Bardot, com ótimo visual, boa música e […]

  8. […] sabia que pode ter aulas de windsurf em Búzios ? E sabia que em apenas uma aula é possível aprender um pouco do esporte e também ser divertir […]

  9. […] em um lugar e se sente totalmente em casa ?! Assim, é a Villa Raphael, na Praia da Ferradura, em Búzios… uma pousada super aconchegante e uma excelente opção para quem procura conforto e bom serviço […]

Deixe uma resposta