Guia de Barcelona – todas as dicas da cidade

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

23 Mar 2011, Barcelona, Barcelona Province, Spain --- Barcelona skyline with Torre Agbar at twilight, Barcelona, Spain --- Image by © Sylvain Sonnet/Corbis

 Se existe um lugar no mundo que posso chamar de segunda casa, sem dúvida, é Barcelona !! Em nenhum lugar que visitei, até hoje, me sinto tão em casa quanto nessa cidade linda, que é a segunda maior da Espanha e capital da Catalunha. Barcelona tem diversão para todo e qualquer tipo de viajante … da galera que curte atividades ao ar livre, cultura, arquitetura, praia, gastronomia, boas baladas e compras!! É uma cidade completa e talvez por isso uma das mais badaladas da Europa.

Guia de Barcelona: Dicas para você planejar sua viagem

guia de barcelona nos na trip
Foto: @nosnatrip

COMO CHEGAR ?

Saindo do Brasil, a única cia aérea que faz voo direto para Barcelona é a LATAM, saindo de São Paulo, mas é possível encontrar diversos voos com conexões pela Ibéria, TAP, Alitalia, AirFrance, Qatar, KLM, entre diversas outras. Saindo de algum outro país da Europa, são diversas as low cost que também fazem essa rota, eu por exemplo, já voei de Vueling, Ryanair, Croatia Airlines e Aegean até Barcelona.

Chegando em Barcelona pelo aeroporto El Prat, são diversas opções de transportes que te levam até a cidade como aerobus, táxi ou trem e aqui no blog tem post explicando direitinho como sair do aeroporto de Barcelona.

Das incontáveis vezes que já estive em Barcelona, eu já usei todas as opções disponíveis para chegar ou sair do aeroporto da cidade e a melhor opção depende muito de onde você está hospedado. Por exemplo, se você estiver próximo a Praça da Catalunha, vale super a pena ir de aerobus; já se estiver próximo a estação de Passeig de Gràcia, o trem se torna muito mais atrativo; ou ainda se sua hospedagem for próximo a praia e você não quiser pegar duas conduções, a melhor opção é o táxi. Barcelona é enorme e muitíssimo bem servido de transporte público, tanto para quem deseja economizar quanto para quem prefere conforto. A cidade não tem mais Uber (infelizmente baniram esse serviço lá) mas tem táxi e transfer em abundancia.

Caso já saia do aeroporto de Barcelona com a intenção de seguir viagem para outra cidade ou país, eu sempre vejo se vale a pena ( tempo + $$) ir de trem,  e sempre pesquiso essa opção no site da Rail Europe.  Uma viagem super comum é fazer Madrid X Bcn de trem bala (aquele de alta velocidade) que costuma ter preços bem atrativos, ou ainda para quem seguir para cidades vizinhas como Girona ou Tarragona e até mesmo cidades mais distantes como Málaga ou Marselha, na França.

guia de barcelona nos na trip2 erica camargo

GUIA RÁPIDO DE DISTRITOS:

Distrito da CIUTAT VELLA (Cidade Velha)

  • RAMBLAS – não é um bairro mas a avenida mais famosa do centro da cidade e que divide o bairro Gótico (esquerda) do Raval (direita). Ótima localização para ir para qualquer lugar da cidade.
  • BAIRRO GÓTICO – é o bairro mais antigo da cidade e o preferido dos mochileiros. Boa localização para ir para qualquer lugar da cidade.
  • RAVAL –  é a versão cool do bairro Gótico mas bem menos turístico, muitos imigrantes moram lá e é um ótimo lugar para restaurantes étnicos.
  • BORN – um dos bairros mais charmosos da cidade, combinando edifícios antigos com lojas e restaurantes modernos mas não tem acesso fácil para muitos pontos turísticos da cidade.
  • BARCELONETA – super próximo a praia, baladas e restaurantes mas só tem um acesso ao metrô, é o bairro que foi construído para ser moradia dos pescadores, os edifícios são bem simples e antigos.
guia de barcelona nos na trip3
Foto: @nosnatrip

 

  • EIXAMPLE – tem bairros modernistas, residenciais e a parte mais chique de Barcelona. Ali perto estão a Sagrada Família, Passeig de Gràcia, as casas de Gaudí e o Mercado San Antoni.
  • GRÁCIA – tem os melhores bairros para quem mora na cidade, é continuação do Eixample, indo até a subida do Monte Tibidabo. Ali próximo estão o Park Guell e Plaça del Sol.
  • SANTS – MONTJUIC – é um distrito com bairros mais simples, como o Poble-Sec, construído para os operários de Barcelona mas é super conhecido pelos vários bares de tapas. Ali perto estão o castelo de Montjuic, Caixa Fórum, Plaça Espanya, Anella Olímpica.
  • SANT MARTÍ – onde ficam os bairros de Poble Nou e Diagonal del Mar, é a parte mais moderna da cidade e também próxima a praticamente toda extensão de praia de Barcelona. É uma área muito voltada para negócios. Ali perto estão a Torre Agbar e o Port Olimpic.
guia de barcelona nos na trip4
Foto: @nosnatrip

 

 

ONDE SE HOSPEDAR ?

Tai uma pergunta que todo mundo faz, principalmente quando é sua primeira vez em Barcelona, e não é a toa, as opções são muitas por toda cidade e vai depender mesmo é de seu perfil como viajante. Visualizando esse guia rápido de bairros, já dá pra ter uma ideia de qual lugar tem mais a ver com você ou sua viagem.

Eu já me hospedei em alguns bairros por diferentes motivos e adorei… Ramblas, por ser o melhor lugar para quem gosta de andar a pé e ter uma infinidade de acessos a transportes públicos, Bairro Gótico, porque também é perfeito para quem quer andar a pé e está próximo a diversos pontos turísticos,  Barceloneta, por estar muito próximo a praia e as baladas da orla e Sant Martí, minha recente descoberta na cidade, lugar moderno e excelente para quem deseja curtir praias e festas ( é muito parecido com Barceloneta na vantagem mas anos luz mais moderno).

Ramblas eu sei que é o lugar menos indicado para se hospedar, por ser centro de cidade, perigoso, barulhento, sem glamour e blá blá blá… verdade por um lado, e eu raramente me hospedo em centro de qualquer cidade grande do mundo exatamente por esse motivo, mas Barcelona é uma exceção, não me incomodei com aquele vuco vuco de turistas e achei fantástica a facilidade de locomoção, quanto a ser perigosa, Barcelona como qualquer cidade grande é muito propícia a furtos e isso não acontece apenas nas Ramblas. Só duas ressalvas quanto as Ramblas, se for comer, prefira o Mercat de La Boqueria invés dos restaurantes pega turistas.  As Ramblas é bem extensa, vai da Praça da Catalunya até o monumento de Cristovão Colombo, de preferência aos hotéis próximos a Catalunya.

Nas Ramblas eu já me hospedei no hotel Hesperia Ramblas e achei excelente a localização – hotel com decoração clean, padrão mas vale o custo-benefício.

 

Bairro Gótico –  também está situado no centro histórico da cidade e tem ótima localização para diversos pontos turísticos como a Catedral de Barcelona, o Museu Picasso, o Palau de la Música Catalana e diversas praças medievais. É um pedacinho da antiga vila romana, uma pequena amostra do que já foi Barcelona na época medieval, bem no meio do vuco vuco do centro da cidade! Tudo acontece ali por perto e é um lugar bacana para se hospedar se você deseja sentir um pouco mais dessa vibração antiga da cidade.

Particularmente eu não amo me hospedar no Bairro Gótico, apesar da sua excelente localização, acho um bairro escuro ( no sentido de pouco iluminado mesmo – principalmente pra mim que sempre sai à noite pras baladas), com muitas vielas, sendo que várias sequer passa carro – durante o dia é tudo muito lindo mas à noite, depois que todo comércio fecha,  não me sinto muito segura nesse bairro.

No Bairro Gótico já me hospedei no hotel Ilunion Almirante, a localização é maravilhosa, fica em uma avenida movimentada e muito próximo a Catedral de Barcelona e Palau de la Musica Catalana – hotel fica em um edifício histórico, bem antigo, com decoração padrão e banheiros que precisam ser reformados. Achei ok mas pelo preço tem hospedagens melhores.

 

Barceloneta – não indico ficar em Barceloneta se é sua primeira vez na cidade ou se seu intuito é mais turistar do que curtir Barcelona. Barceloneta é ótima para quem deseja curtir o lifestyle da cidade, praias, baladas, esportes na orla, restaurantes menos turísticos… eu AMO esse estilo de vida deles e por isso, hoje, só me hospedo próximo a praia. Porém, Barceloneta só tem uma estação de metrô e dependendo da onde você se hospede é longe. Barceloneta é um bairro antigo, antiga aldeia de pescadores, tem prédios antigos (mas que podem ser super modernos por dentro!!) e tem muitas opções de Airbnb, porém, sugiro se hospedar o mais próximo possível a orla da praia, onde tem mais movimento, comércio e restaurantes.

O W Hotel, aquele que parece uma vela de barco e é praticamente um cartão postal da cidade, fica em Barceloneta. Nesse bairro, não tenho outros hotéis para indicar, pois todas as vezes que me hospedei lá foram em Airbnb, casas de amigos, ou em um hostel ( que não curti então não vale indicar).

Sant Martí – minha nova descoberta e novo lugar preferido em Barcelona para me hospedar. Assim, como Barceloneta, não indico San Martí se é sua primeira vez na cidade, pelos mesmos motivos!!! Barcelona é tão cheia de opções – para todos os bolsos – próximo as principais atrações turísticas que não vejo necessidade de se hospedar mais longe numa primeira vez, massssssss para quem vai para aproveitar a cidade, quer ficar próximo as praias e MUITO próximo a rua das baladas em Passeig Marítim de la Barceloneta é a melhor opção !!!

San Martí é o antigo polo industrial e novo polo tecnológico de Barcelona, tem muitos prédios modernos, comerciais e é uma área muito voltada para negócios!! O distrito tem dois lugares bacanas para se hospedar – próximo a Torre Agbar ou próximo ao Port Olimpic ( eu prefiro o segundo!!).

O Port Olimpic tem uma vida comercial bastante agitada com muitas lojas, restaurantes e bares de frente para o mar  – para você se localizar, é onde fica o Peixe Metálico, aquela escultura que fica no meio da praia ! O bacana de se hospedar ali próximo é que você consegue alugar uma bike e conhecer toda a extensão de praias de Barcelona passeando pela orla ( eu já fiz isso, super recomendo), ou dar uma corrida na orla até Barceloneta ( também recomendo muito para quem gosta de correr na orla da praia). Fica muito próximo a Bogatell, praia preferida dos moradores da cidade e pouco frequentada por turistas ( no último verão tinha MUITO turista, rs, mas é bem menos muvucada que Barceloneta.

Em San Martí eu já me hospedei próximo ao Arco do Triunfo e do Parque de la Ciutatella – só me hospedei nessa região pois precisava ficar próximo ao terminal de ônibus – Estació del Nord – para ir para Girona, mas não indico essa região não!

E nesse último verão fiquei no Unite Hostel Barcelona, próximo ao Port Olímpic ( menos de 10 minutos a pé) e a praia de Bogatell ( uns 5 minutos a pé) e amei a localização – hostel super moderninho com decoração industrial, novo, muito limpo e espaçoso (absolutamente tudo nesse hostel só pode ser pago com cartão de crédito  – eles não aceitam $$ ).

Talvez o lugar mais interessante para se hospedar em Barcelona seja em Eixample, e mais especificamente em  Passeig de Gràcia, a avenida é enorme e com total acesso e facilidade ao transporte público. Tanto para o lado da Avenida Diagonal, onde estão alguns dos melhores hotéis e lojas da cidade, quanto para o lado da Praça da Catalunya, também com excelentes opções de hotéis, porém com preços mais acessíveis e próximo a área mais turística da cidade.

Eu nunca me hospedei em Eixample mas é uma opção para quem não deseja ficar no meio do turistão e ainda assim muito próximo ou com fácil acesso a transportes para turistar pela cidade.

 

Confira os melhores hotéis, com ótimos preços em BARCELONA ! 

PS: O Nós na Trip é parceiro do Booking.com e quando você reserva um hotel por esse ou qualquer link dentro do blog, nós recebemos uma pequena comissão para continuar pesquisando e escrevendo matérias gratuitamente para você, mas não se preocupe pois o Booking  NÃO COBRA nenhuma taxa extra por isso, os valores dos hotéis são exatamente os mesmos praticados diretamente no site. Muito obrigada 🙂

 

guia de barcelona nos na trip5
Foto: @nosnatrip

COMO SE LOCOMOVER ?

Barcelona é uma cidade incrível para se conhecer a pé, se tiver tempo e gostar de caminhar, se perca pelas vielas da cidade velha, caminhe pelo calçadão da praia, aprecie as lojas na Passeig de Gràça e sinta o clima gostoso que é caminhar da Praça de Espanha até Montjuic.

Se gastar a sola do sapato não for a sua mas você curte pedalar, saiba que a cidade tem uma extensa rede de ciclovias e o que não faltam são lojas de aluguel de bicicletas e também bike tours. Eu já aluguei uma bike para conhecer toda orla da praia e amei e aqui no blog também tem dicas para você fazer um bike tour pelo bairro Gótico.

Carro é totalmente desnecessário e fora de propósito, até porque o transito de Bcn não é dos melhores. Táxi também não acho necessário, salvo se quiser um conforto maior saindo do aeroporto ou se estiver hospedada muito longe de algum transporte público. Não existe Uber em Barcelona – o serviço foi proibido.

Falando em transporte público, Barcelona é muito bem servida deles, metrô e ônibus circulam por toda cidade. Dentre os dois, sempre prefiro o metrô e com isso nunca usei ônibus na cidade, a não ser para sair do aeroporto. Os metrôs sempre me atenderam muito bem, tanto de dia quanto a noite ( por lá é super comum ir pra balada de metrô – só conferir os horários no site).

Para quem gosta ou tem pouco tempo ainda dá para conhecer a cidade no hop on hop off. A primeira vez que estive na cidade eu utilizei esses onibuzinhos de turismo e super aprovei!! Acho uma mão na roda para quem tem poucos dias na cidade e quer conhecer os principais pontos turísticos (que são muitos) ou para aquelas pessoas que tem pouca intimidade com transporte público, rs ( na minha primeira vez na cidade, minha intimidade era ínfima em transporte público em qualquer lugar do mundo, hoje, conheço muito melhor o metrô de Barcelona e de algumas outras cidades do que o do Rio de Janeiro, onde eu moro).

guia de barcelona nos na trip6
Foto: @nosnatrip

QUANDO IR ?

Barcelona é uma cidade agradável para conhecer o ano inteiro, porém, muitas das suas atividades são ao ar livre. Os invernos são amenos, entre 14 e 5 graus. Maio e setembro são uma delícia, dias ensolarados mas bem frescos e o verão (minha estação preferida) tem dias incríveis, temperatura na faixa dos 30 graus, praias lotadas e muuuuuitos mas muitos turistas pelas ruas!! Não seria minha opção para uma primeira vez na cidade, pois acredito que as filas para qualquer ponto turístico sejam inacreditáveis mas é a melhor opção para quem deseja curtir praias, bares badalados, festas e conhecer pessoas do mundo inteiro.

Confesso que de uns anos para cá, a superlotação no alto verão em Barcelona ( julho e agosto) tem me assutado bastante – é praticamente impossível conhecer os pontos turísticos sem comprar os tickets de entrada com antecedência, não existe lugar sem fila, o turismo em massa chegou a um nível bem desconfortável nesses dois meses –  e olha que eu frequento a cidade nessa mesma época, todos os anos, desde 2013 – mas eu só indico para quem realmente não pode conhecer em outra época ou se sua intenção é exclusivamente praias, festas e lugares badalados, que é meu caso.

guia de barcelona nos na trip8

O QUE É IMPERDÍVEL ?

Eu poderia escrever muitos parágrafos sobre o que é imperdível em Barcelona e engana-se quem pensa que só gosto da cidade pelas praias e festas, sou completamente apaixonada pela arquitetura e cultura  e meus lugares preferidos são o Park Guell e a Sagrada Família, duas grandes obras de Gaudí.

Também acho imperdíveis a Casa Batló e La Pedreira (se tiver que escolher, escolha a primeira), assistir um sunset no Montjuic, conhecer o famoso Camp Nou (estádio de futebol do Barcelona), almoçar ou fazer um lanche no Mercat de La Boqueria, visitar o Museu Picasso e o Palau Nacional (aproveite para assistir o espetáculo da fonte mágica), ir a uma sunset party na piscina do W Hotel (durante as tardes de verão) e curtir uma balada na boate Opium (super turística mas que recebe top djs toda quarta feira durante o verão, é enorme, animada e muito bem frequentada).

Todas as dicas de Barcelona

CLIQUE AQUI e encontre TODOS os passeios e excursões que você pode fazer em Barcelona – não esqueça que muitas atrações esgotam super rápido e por isso sugerimos reservar online com antecedência. 

ENCONTRE TUDO O QUE VOCÊ PRECISAR PARA PLANEJAR SUA VIAGEM PARA BARCELONA AQUI 

Se tiver mais alguma dúvida entre em contato com a gente [email protected]

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

17 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *