Gruta de Benagil : O lugar mais fantástico do Algarve

gruta de benagil nos na trip

Sabe aquelas fotos de lugares incríveis que a gente vê no google e sonha em conhecer algum dia na vida?!! Esse sempre foi meu desejo com a Gruta de Benagil, muuuuuuito antes dela ficar famosa como é hoje, sendo um dos lugares mais fotografados do mundo. Na verdade, eu via uns wallpapers de Benagil e sequer sabia onde esse lugar ficava hahahaha.

Quando fechei minha primeira viagem para o Algarve, lógico que Benagil foi a primeira a entrar no roteiro e assim comecei a pesquisar quais as maneiras de se chegar na gruta.

gruta de benagil nos na trip erica camargo

Gruta de Benagil : Todas as dicas de como chegar na gruta.

Quem segue a gente no instagram @nosnatrip já leu essas dicas algumas muitas vezes, essa é uma pergunta recorrente por lá e vire e mexe nos postamos ela.

Se você chegou aqui no blog atrás de dicas do Algarve não deixe de ler o GUIA DO ALGARVE  

 

 

 

 

 

A Gruta de Benagil ou Algar de Benagil fica na praia de mesmo nome na vila do Carvoeiro, na cidade de Lagoa, no Algarve, a 1 hora de carro de Faro e 30 minutos de Albufeira. É uma praia de fácil acesso, com estacionamento, restaurantes e nem é uma praia incrivelmente bonita mas é a partir dela que você consegue chegar a gruta.

O acesso é feito somente pelo mar e você pode chegar lá:

 

gruta de benagil nos na trip 2

Fazendo passeio de barco

Na própria praia de Benagil tem uma ou duas agências de passeios de barco até a gruta. | 20 euros p/ pessoa – 1h de passeio

PRÓS: Você conhece diversas grutas próximas, além de Benagil. São umas 20 grutas no percurso e também as praias do Carvalho e praia da Marinha.

CONTRAS: o barco para apenas 5 minutos na Gruta de Benagil para você descer e fazer fotos ! Certifique-se se o seu barco poderá parar e você descer até a areia, alguns barcos sequer fazem isso!!

Não preciso nem dizer que eu NUNCA fiz esse passeio e nem tenho vontade, né ?! 5 minutos pra fazer fotos ???? Sem chance!!!

PS. Na alta temporada acontece ( MUITO) dos passeios esgotarem logo pela manhã, então programa-se e se estiver por perto da cidade de Lagoa, já passe na praia para reservar seu passeio.

gruta de benagil nos na trip erica camargo 2

Fazendo passeio de caiaque

Na própria praia de Benagil tem uma agência, logo na entrada da praia, que oferece passeios de caiaque. | 20 euros / por pessoa – 1:30h de aluguel

PRÓS: Você vai por conta própria e tem tempo suficiente para curtir e fazer fotos na gruta

CONTRAS: Se você não tem nenhuma habilidade com caiaque talvez tenha alguma dificuldade para chegar e sair da gruta por causa das ondas mas nada de impossível, pode acreditar!!! rs.

PS. Na alta temporada também é muito comum não ter caiaques para aluguel, pois a procura é grande por dia! Programa-se e se possível reserve com antecedência.

PS. Para chegar até a gruta você leva em torno de 8 a 10 minutos remando.

Nadando por conta própria

Simmmm, é super possível nadar até a Gruta se as condições do mar forem favoráveis a isso. Se essa for sua opção, SEMPRE pergunte a galera que trabalha na praia se o mar está ok para você nadar com segurança até lá. E por favor, só faça isso se você realmente sabe nadar e está acostumado a isso no mar.

As duas vezes que eu fui não tive essa opção, a primeira, o mar estava absurdamente gelado e avisaram que duas pessoas naquele dia tinham sido resgatadas na gruta com hipotermia ( realmente o mar estava surreal de gelado, não só naquele dia como na semana inteira que fiquei no Algarve). 

A segunda vez, o mar estava um pouco mexido e preferi não arriscar. Vi muuuuuita gente nadando nesse dia mas morri de medo da correnteza me jogar pras pedras ( sou dessas hahahaha).

PRÓS: Você vai a hora que quiser e fica o tempo que quiser dentro da gruta !! Lá tem uma mini praia que é uma delicia !!!!

CONTRAS :  Vai sempre depender das condições do mar e NUNCA se arrisque por essa parecer ser a opção mais econômica.

PS. Uma segunda opção é ir boiando em uma boia e eu jurooooo que se tivesse tido essa ideia antes teria ido assim hahahaha. Eu vi algumas pessoas chegando naquelas boias que tem um buraco no meio, sabe?!! Por que assim é fácil de nadar e se cansar no meio da caminho ainda rola boiar por uns minutinhos!!! Essa opção também só é possível se o mar estiver calmo e sem correntezas!! NUNCA coloque sua vida em risco!!

PS. Para chegar a gruta você leva em torno de 10 a 15 minutos nadando.

gruta de benagil nos na trip erica camargo 4

 

Como eu cheguei na Gruta de Benagil ?

A primeira vez que estive em Benagil, em julho de 2015, e soube que o passeio de barco não parava na gruta quase morri !!!! Juro!!! Pois naquela ocasião, todos os caiaques já estavam alugados pro dia ( e na verdade eu morriaaaaaaa de medo de caiaque) e a opção de ir nadando foi descartada porque o mar realmente estava SUPER gelado, nível insuportável de ficar além de um mergulho… imagina nadar por 15 minutos, sem chance!! Também fomos alertados que algumas pessoas chegaram na gruta com hipotermia naquele dia – nem precisavam dizer, só um mergulho foi o suficiente para acreditar, rs.

A única opção era fazer o passeio de barco mas eu NÃO QUERIA conhecer gruta nenhuma além de Benagil e muito menos parar nela apenas por 5 minutos para fazer fotos. Depois de muuuuuuito conversar com o pessoal da agência, convenci a me deixarem na gruta em um barco e me buscarem 1 hora depois em outro barco. Não me perguntem como eu consegui isso mas eu simplesmente AMEI essa opção que tinha acabado de inventar hahahaha. Na real, eu fiquei muito mais de uma hora, pois todos os barcos que paravam na gruta estavam sempre lotados e demorei a achar um com vaga para duas pessoas para conseguir voltar mas ok, SUPER VALEU. Paguei o valor do passeio de barco, que não lembro quanto foi na época mas que no último verão estava 20 euros e foram os 20 euros mais bem pagos da vida!!! Eu fui pela manhã e a gruta ainda estava vazia, aliás, passei um bom tempo sozinha na gruta #obrigadapapaidocéu

 

gruta de benagil nos na trip erica camargo 6

Minha segunda vez em Benagil foi em 2017, também em julho, e aí eu já estava mais safa da situação, sabia que para alugar caiaque teria que chegar cedo na praia ou ir nadando … barco, só se eu desse muita sorte de conseguir o mesmo esquema de dois anos atrás hahahaha.

Mais uma vez não consegui ir nadando mas dessa vez não foi porque o mar estava congelando ( gelado ele SEMPRE é) mas porque estava um pouco mexido mesmo e eu não sou nenhuma expert em nadar no mar para lidar com correntezas ou qualquer outra dificuldade. Com isso eu e meus amigos decidimos alugar um caiaque – Fomos em 2 caiaques duplos e 1 individual – Esperamos em torno de 2h ou 2:30h para chegar nossa vez nos caiaques e com isso quando chegamos na praia da gruta ela já estava bem cheia ( TOTALMENTE diferente da primeira vez que eu fui).

Eu fui em um caiaque duplo com o Luciano, pois jamaaaaais iria em um sozinha mas vou te falar que mesmo sem nenhuma habilidade achei bem de boa remar até a gruta. Ok, que o normal é levar entre 8 e 10 minutos remando e eu levei algo entre 15 e 18 minutos hahahahaha. Essa foi minha segunda experiência em um caiaque, acho que na próxima eu melhoro!!! Ah, e posso dizer com propriedade que é de boa remar no mar porque o Lu, apesar de estar comigo, apenas tirava fotos com a gopro então, na real ,quem remou mesmo fui eu!!! rs.

DICA #NOSNATRIP : Entre e saia sempre pela segunda fenda !!!!! Nós não sabíamos disso, entramos e saímos pela primeira fenda e pegamos o mar um pouco mexido quando fomos – Resultado: Uma das minhas amigas se machucou ao chegar porque o caiaque bateu com a ponta na perna dela e eu e o Luciano só conseguimos sair ( depois de engolir meio oceano hahahahaha) porque ajudaram a gente. – Lá no nosso insta @nosnatrip tem um vídeo, que fizemos depois, de um casal que levou um super caldo chegando de caiaque.  (eles também não sabiam da dica de entrar e sair pela segunda fenda hahahaha). 

DICA #NOSNATRIP: A melhor hora para você visitar a gruta é na parte da manhã, onde ela costuma ficar mais vazia e entre 11h e 13h é o melhor horário para fazer fotos, pois é o horário que o sol ilumina mais a gruta!! Fica simplesmente incrível !!

gruta de benagil nos na trip erica camargo 7

Como ver a gruta do alto ?

Eu lembro que a primeira vez que fui não sabia que podia ver a gruta de cima!! Logo depois que voltei vi fotos de uma blogueira gringa de lifestyle que eu seguia no instagram com fotos lindaaaaas lá do alto e lógico que quando voltei não perdi a oportunidade de conhecer também!!

É super fácil ver a gruta do alto e vale muito a pena pois o visual da trilha é lindo sob as falésias!!

gruta de benagil nos na trip 5

A trilha é fácil e sinalizada depois do primeiro trecho. A esquerda da praia de Benagil, fica o restaurante O Pescador e bem ao lado tem uma escadaria ( ela passa facilmente por despercebida). Siga o caminho que logo em frente você irá se deparar com um portão de propriedade privada. Passe por fora desse portão e você já estará na trilha que vai beirando o mar por cima das falésias ( NÃO ultrapasse o cercado – eu sei, as fotos ficariam incríveis após o cercado mas as falésias são bem frágeis e sempre há risco de desmoronamento) .

Uns 10 minutos de caminhada e já é possível ver de longe a enorme cratera de Benagil !! O visu lá de cima é lindoooooo e água do mar surreal de tão azul!! Em todo entorno da cratera também tem um cercado onde obviamente é proibido ultrapassar, percebe-se pela foto que eu ultrapassei esse cercado mas NÃO faça isso !!!!

PS. Eu sei que pelo estacionamento ( de cima) também tem um caminho que chega a essa trilha da gruta mas eu não sei explicar como chegar.

Planeje sua Viagem! Clique no banner para:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta