Fronhas Maranhenses, você já ouviu falar ?

fronhas maranhenses nos na trip erica camargo

Confesso que até chegar em São Luis, no Maranhão, eu nunca tinha ouvido falar das Fronhas Maranhenses mas lá descobri que elas são uma miniatura dos Lençóis Maranhenses e ficam apenas a 30km da capital, no município de Raposa!!

Raposa é um pequeno vilarejo de pescadores, ainda pouco explorado pelo turismo, mas conhecido pelo Corredor das Rendeiras (que tem a tradição das rendas bilros) e também pelas Fronhas Maranhenses.

Fronhas Maranhenses : Dicas para fazer um passeio diferente

fronhas maranhenses nos na trip

fronhas maranhenses nos na trip 2

Quem me nos levou até Raposa, mais uma vez foi a Gekos Receptivo (já falei deles lá no Guia do Maranhão) e chegando lá, fomos recebidos pelo pessoal da Jânio Tour, que foi quem fez a travessia de barco até as Fronhas.

A travessia leva em torno de uns 30 minutos e tem duas paradas, a primeira em um criatório de ostras ( eu não como ostras mas nem preciso dizer que são supeeeeer frescas, né?!) e a segunda na imensidão de dunas conhecida por ser as Fronhas Maranhenses.

O horário de saída dos barcos costuma variar um pouco por causa da oscilação da maré, é sempre necessário checar a tábua das marés antes dos barcos saírem mas é algo entre 8 e 9:30h da manhã e a volta costuma ser até o meio dia pois depois desse horário a maré fica muito baixa e a probabilidade do barco encalhar é grande.

Os barcos são super simples, pouco confortáveis mas como é uma travessia curta, é bem de boa, sem perrengues, rs.

fronhas maranhenses nos na trip erica camargo 4

Chegando nas Fronhas Maranhenses você não acredita na imensidão daquelas dunas ( principalmente para mim que, até então, não conhecia os Lençóis), são dunas enormes com diversas mini lagoinhas e atrás delas fica a Praia de Carimã, praticamente deserta!!

fronhas maranhenses nos na trip 4

fronhas maranhenses nos na trip erica camargo 6

Na foto: Estevam Pelo Mundo, Frecinha, Na Mochila do Cris, Quero Viajar Mais, Esse Mundo é Nosso, eu e Na Placa blog

O lugar é bem gostoso e a temperatura da água quentinha, super dá vontade de passar o dia inteiro por lá mas a parada leva algo em torno de 1 hora.

O cenário das dunas entremeadas pela água da maré é realmente surpreendente e é um passeio que vale muito colocar em seu roteiro.

fronhas maranhenses nos na trip6

fronhas maranhenses nos na trip erica camargo 8

Na volta, almoçamos no restaurante Tia Tereza, ele fica bem em frente ao cais onde saem e chegam os barcos, é um lugar simples mas pela cidade ser uma aldeia de pescadores já se imagina frutos do mar fresquinhos e bem preparados, né?!!

E foi exatamente isso que comemos, peixinho frito e grelhado acompanhados de arroz, farofa, pirão, batata frita e molho a campanha… muuuuito bom, de verdade!! Super vale a pena parar por lá!! A porção é grande e dá para dividir!!

fronhas maranhenses nos na trip 8

Para chegar até Raposa, a maneira mais fácil é de carro ou de transfer (como eu fui ) mas também é possível ir de táxi, principalmente se tiver com mais pessoas para dividir ( afinal, são apenas 30 km) e se você quiser economizar também é possível ir de ônibus, pegando a linha São Luis X Raposa, da viação Litoral. O ônibus tem ponto no Mercado Central e leva em torno de 1:40h até a cidade.

  • E tem vídeo lá no youtube mostrando um pouco mais das belezas das Fronhas Maranhenses.

Planeje sua viagem!! Clique no banner abaixo para:

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

2 Responses

Deixe uma resposta