internet-no-exterior-nos-na-trip2

 

Internet no exterior há tempos entrou na listinha de artigos de primeira de necessidade e já está no check list de todos os viajantes, desde aqueles que só lembram da internet quando precisam usar o google maps ou um GPS, aqueles que usam basicamente por motivos de trabalho, enviar um email e principalmente para galera que não vive sem postar nas redes sociais, usar o whatsapp ou ver e fazer snapchats ( que aliás acaba com nossa franquia de dados hahahaha), ou seja, viajar sem qualquer plano de internet no exterior não é uma opção nos dias de hoje.

Algumas das opções mais usadas são:

Ativar o serviço de Roaming Internacional da sua operadora de celular

O Roaming Internacional é o serviço que permite você falar, enviar sms e usar a internet no exterior por meio de operadoras parceiras a sua operadora de telefonia celular aqui do Brasil. Cada operadora como Vivo, Claro, Oi, Tim, oferecem planos para seus clientes e cada uma tem preços e meios diferentes para tarifar a franquia de dados.

A menos que você seja uma pessoa desapegada financeiramente, não vejo vantagens em ativar esse serviço. Os planos são caros, a franquia de dados ás vezes é pouca, você não sabe se a operadora parceira no outro país é boa, a probabilidade de você ficar na mão é grande (porque né, qualquer problema que de com a internet vai reclamar com quem na hora ?) e se você ativar o serviço de ligações ainda vai ficar naquela dúvida se no final das contas não vai ter uma surpresa na hora de pagar a conta ( tempos atrás isso era bem comum). Para mim esse é um serviço ultrapassado que apenas tem a vantagem de você já sair do Brasil com o serviço de roaming ativado, ou seja, já desembarca no outro país com a internet funcionando ( e sim, admito que é uma grande vantagem).

Comprar um SIM Card pré pago no exterior

Assim como no Brasil, que você pode comprar um chip de celular com créditos pré pago e sair falando, no exterior é exatamente igual. Os planos normalmente oferecem ligações internacionais, sms e acesso a internet 3g/4g.

A super vantagem é que você pode escolher o plano e valor que mais compensa para seu perfil, além de escolher a operadora que mais lhe agrada também. Na Europa, por exemplo, o Nós na Trip sempre usa os serviços da Vodafone ou Movistar, pois consideramos as melhores. O sim card pré pago pode ser comprado tanto nas lojas das operadoras de celular quanto em lojinhas de souvenir, bancas de jornal, mercados. Nós sempre optamos por comprar na própria loja, pois lá os funcionários configuram o chip no seu celular e qualquer problema é mais fácil de reclamar. O normal já é sair da loja com a internet funcionando mas é muito comum o serviço demorar até 1 hora para habilitar.

A desvantagem é que você perde um tempo para se deslocar, procurar uma loja que venda o chip, habilitar e ainda precisa se comunicar para conseguir comprar o chip (para quem não fala inglês, por ex, isso pode ser um problema) . Ah e outra desvantagem é que pra quem mudar de país numa mesma viagem (coisa muito comum de acontecer na Europa) ainda precisa trocar o chip em cada país que passar ( até existem chips que funcionam em vários países mas o valor de recarga ás vezes é maior que comprar um novo plano e quase sempre não compensa). 

Comprar um SIM Card pré pago ainda no Brasil

Funciona exatamente da mesma forma que o SIM card comprado no exterior como acabamos de falar a única diferença e grande vantagem é que você recebe o chip ainda no Brasil e já sai do aeroporto com a internet funcionando, ou seja, uma comodidade que vale muito a pena!!

Aqui no Brasil, algumas empresas prestam esse serviço e o Nós na Trip já usou e recomenda muito a Easysim4u, eles usam o sim card da T-Mobile, considerada uma das melhores operadoras de telefonia móvel e eleita o 4g mais rápido dos Estados Unidos. A T-Mobile, cobre não apenas o Eua como também México, Canadá e mais de 140 países no mundo todo! ( Nós usamos na Europa, foi excelente e funcionou em todos os países que passamos sem precisar trocar o chip, tem post aqui contando nossa experiência). 

Os leitores do #nosnatrip que adquirirem qualquer plano da Easysim4u por esse link, banner ou outros aqui no blog ganharão o frete grátis!!! 🙂

EASYSIM4U

Wifi Ilimitado

Sim, isso existe e já até fizemos um post sobre como ter wifi ilimitado em sua viagem na Europa aqui no blog. Na verdade, nada mais é que um roteador wifi portátil que cabe no seu bolso, com conexão 4G e pacotes de dados ilimitado!!! O roteador pode ser usado por até 10 pessoas ao mesmo tempo e é uma ótima opção para quem viaja em grupo.

A vantagem é você nunca precisar do wifi grátis da Starbucks ou Mc Donalds e você só paga os dias que utilizar. Já a desvantagem é precisar alugar o aparelho que, por enquanto, só entrega na Europa, ou seja, você irá precisar chegar em seu hotel para então receber o aparelho.

A empresa My Wespot é quem fornece o serviço, eles ficam na França mas enviam para  praticamente todo território europeu.