Como chegar em Monaco ? Dicas de carro, trem e ônibus

nos-na-trip-como-chegar-em-monaco2

 

Como chegar em Monaco ?

Se você estiver pela Riviera Francesa com toda certeza Monaco está em seu roteiro pois é um dos lugares mais badalados da Cotê d’Azur além de super acessível pois fica apenas a 20km de Nice, 55km de Cannes, 180km de Genova (via A10/E80)  e 303km ( via A10/E80) de Milão.

Chegar a Monaco é fácil e a maneira mais comum é ir de carro, o Lu já fez esse trajeto saindo de Nice e garante que o percurso é realmente lindo pelas tão famosas Corniches ( que significa: estrada localizada ao lado da montanha). Você pode escolher chegar a Mônaco, saindo de Nice,  por uma das três Corniches: Grande, Moyenne ou  Basse.

nos-na-trip-como-chegar-em-monaco4

A Grande Corniche é a mais alta e com a melhor vista do mar Mediterrâneo, foi construída por Napoleão I e segue a antiga estrada romana Via Julia Augusta. A estrada é bem sinuosa mas agradável de dirigir e é a preferida dos cineastas e de vários comerciais de carros. Ela não passa por nenhuma cidade além de La Turbie (onde é possível ver Mônaco do alto ) mas passa bem pertinho da cidade de Èze e da Riviera Italiana.

 

nos-na-trip-como-chegar-em-monaco3

A Moyenne Corniche ou Corniche do meio foi construída no século XX com objetivo de desafogar o trânsito da Basse Corniche e é a estrada mais veloz das três (mas tem um fluxo bem intenso na alta temporada). Ela também é uma alternativa para quem pega a auto-estrada A8 mas não quer pagar pedágio. No caminho ela passa por Éze, um vilarejo medieval super charmosinho e ótimo para fazer um pit stop para conhecer.

Já a Basse Corniche  ou baixa Corniche é a rota das praias e com isso é sempre engarrafada, principalmente na alta temporada. Sai de Nice a partir do porto e desce para o mar na altura de Villefranche-sur-mer, por aqui você passa pela península de Cap Ferrat, outro reduto de milionários e também é caminho para Èze sur mer e Cap d’Ail que é a ultima parada antes de chegar a Mônaco.

nos-na-trip-como-chegar-em-monaco

As três Corniches são lindas e você pode optar ir por uma e voltar por outra, ou ainda mesclar o caminho utilizando as três estradas e uma dica do Nós na Trip é que para começar o passeio saindo de Nice a baixa Corniche tem a vista panorâmica mais bonita de todas, a Grande Corniche tem o visu mais bonito durante o trajeto de ida mas na volta perde-se muito o encanto e a Corniche do meio passa pelo incrível vilarejo medieval de Èze. O único problema das três estradas é a missão “tirar foto” que não é muito fácil pois praticamente não tem acostamento durante todo trajeto e são poucos os trechos realmente com vista panorâmica.

Além das Corniches, também é possível viajar pela auto-estrada A8, que não tem nenhuma vista incrível mas em compensação ganha-se tempo.

nos-na-trip-como-chegar-em-monaco5

Se não quiser dirigir e muito menos pegar o engarrafamento da alta temporada, outra ótima opção é o trem, que foi meu escolhido para chegar ao principado. Senti falta do visu?? Até senti sim, apesar de que em alguns trechos é possível ver o mar mas minha prioridade era otimizar meu tempo e me falaram tanto do tal engarramento das estradas (eu fui em julho) e da dificuldade de achar estacionamento em Mônaco que preferi não arriscar e achei que super compensou.

O trem em Nice sai da estação Nice Ville, todos os dias, a cada 30 minutos e o último trem sai as 23 horas (boa opção pra quem quer curtir uma balada em Mônaco), quem opera é a SNCF, não sei se dei sorte mas os trens de ida e volta foram ótimos e com ar condicionado, a passagem custou 8 euros ida e volta e o trajeto leva em torno de 20 minutos.

Essa também é uma boa opção para quem quer curtir as praias, o trem passa pela Basse Corniche e com isso tem estações em Villefranche, Beaulieu, Éze-sur-mer e Cap d’Ail (confirme a rota pois alguns não param em todas estações) e você pode usar o mesmo bilhete nesse meio caminho e saltar quantas vezes quiser.

E a ultima opção e mais barata é ir de ônibus, as linhas 100 ou 82 saem da Praça Garibaldi em Nice e seguem em direção a Mônaco a cada 30 minutos, o trajeto leva em torno de 45 minutos e o bilhete individual custa 1,50 euros. Apesar do valor da passagem que super compensa, a rota do ônibus não passa pelas praias.

 

 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

3 Responses

Deixe uma resposta