Cais do Sertão em Recife – Homenagem a Cultura Sertaneja

Quem visita Pernambuco esperando conhecer belas praias vai se surpreender porque realmente são muito bonitas e as paisagens impressionam, mas eu sugiro separar um ou dois dias da viagem e mergulhar na cultura local nos diversos pontos turísticos de Recife e Olinda.

Em Recife, um desses pontos é o Cais do Sertão. Um museu moderno, construído em um dos antigos armazéns portuários da cidade, que homenageia o povo sertanejo e o cantor e compositor, ícone pernambucano, Luiz Gonzaga. Está localizado no bairro do Recife Antigo, fica há poucos metros do Marco Zero e vários outros pontos que valem muito a visita e que contarei por aqui em breve.

cais do sertao

 

São oferecidas diversas atividades gratuitas (clique aqui para consultar a programação) além da exposição “O Mundo do Sertão”. A exposição está dividida em sete territórios temáticos que cruzam o “Rio São Francisco” (uma espécie de miniatura do rio) que são, Ocupar, Viver, Trabalhar, Cantar, Crer e Migrar e cada ambiente remete exatamente aos temas através de vídeos, música e objetos de arte e de uso cotidiano. Um vídeo interativo, maravilhoso, é exibido a cada meia hora em uma sala de projeção e é praticamente uma viagem, como se fizessemos parte daquela história. Fiquei encantada porque apesar de perceber o sofrimento causado pela seca a força, alegria e esperança do povo sertanejo emocionam.

 

cais do sertao 2

A tecnologia se mistura com a arquitetura rústica do local para que o visitante possa interagir e conhecer os costumes, vestimentas, objetos de trabalho, instrumentos musicais, artesanatos, entre outros. Eu até arrisquei um baião de Gonzaga em uma das salinhas de karaokê, confesso que sem muito sucesso (haha), mas achei incrível a experiência.

O museu está aberto de terça a sexta das 09h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h horas sendo que a entrada pertmitida até as 16:30 horas. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e são adquiridos no próprio museu. As quintas-feiras a entrada é gratuita. O ingresso (no meu caso comprei a inteira) ainda dá direito a 50% de desconto no Paço do Frevo que é um centro cultural que fica bem próximo e conta, como diz o nome, a história de outra tradição pernambucana que é o frevo. Não deixem de conhecer!

PLANEJE SUA VIAGEM:

 

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map

Image Map
Seguir Catherine Moreira:

Sou mineira de Uberlândia, moro em Recife - PE há pouco mais de 6 anos e sou apaixonada por fotografia e por descobrir lugares novos. Seja no final de semana ou nas férias do trabalho, lá vamos nós, eu e meu marido, meu companheiro de todas as horas, desbravar algum cantinho. Engenheira Civil, dei uma pausa na profissão e nesse período senti vontade de compartilhar minhas experiências nas redes sociais. Logo surgiu o Blog Simbora Uai, uma mistura de Pernambuco com Minas e de cada lugar que visitei.

Deixe uma resposta