Aeroporto de Barcelona : Como ir para cidade ?

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

 

Aeroporto de Barcelona: Como ir para o centro ou principais bairros?

Barcelona é daquelas cidades que, além de linda, facilita a vida de seus moradores e turistas. As opções de transporte público na cidade são inúmeras e funcionam super bem, assim como chegar ou sair da capital catalã.

O aeroporto internacional de Barcelona – El Prat – fica apenas a 15km da cidade e você pode optar chegar ao centro ou outros bairros de aerobus, trem, ônibus comum ou táxi ( em agosto de 2019, minha última vez na cidade, Uber e Cabify estavam proibidos mas cada vez que vou a Barcelona a situação está diferente então sempre vale abrir o app quando chegar no aeroporto para ver se o serviço está funcionando).

Eu já utilizei todas as opções disponíveis tanto para sair do aeroporto quanto para chegar e sempre vai depender de onde eu estou hospedada e que horas eu estou chegando ou saindo de Barcelona para decidir meu transporte.

 

Leia também: Guia completo de Barcelona

COMO SABER QUAL O MELHOR TRANSPORTE PARA EU SAIR DO AEROPORTO?

Em Barcelona, eu sempre utilizo o app de mapas CityMapper, ele sempre me mostra o melhor trajeto e transporte para eu chegar no meu destino ( no caso, meu hotel) naquele momento. O Google Maps, mais conhecido pela maioria, também mostra as melhores opções mas eu ainda acho o CityMapper mais completo e fácil de compreender.

Aerobus:

Para mim, é a melhor opção de transporte para sair do aeroporto de Barcelona se você estiver hospedado no Centro ou nas proximidades da Praça da Espanha. É a opção mais utilizada pelos turistas por ser a mais rápida e bastante econômica – acho que foi a que mais utilizei até hoje para chegar na cidade e minha opção preferida depois do conforto do táxi.

O Aerobus é um ônibus específico para o transporte de pessoas com bagagens que saem e chegam no aeroporto, são ônibus relativamente confortáveis, com ar condicionado, wifi e lugar para acomodar as malas. Esses ônibus saem dos dois terminais do El PratT1 ( a cada 5 minutos) e T2 (a cada 10 minutos) , praticamente durante todo o dia (veja todos os horários aqui) e levam cerca de 35 minutos até a cidade, alguns dos principais pontos são Praça d’Espanha (para quem for para própria Praça ou também para Sants), Grand Via / Urgell e Praça Universitat (para o bairro de Eixample) e o ponto final que é a Praça da Catalunya, no centro, super perto das Ramblas e do bairro Raval. O valor do bilhete é 5,90 euros ou se quiser comprar ida e volta 10,20 euros (válido por 15 dias) e podem ser comprados pelo site ou diretamente no ônibus (eu sempre comprei direto no ônibus).

Caso você utilize o Aerobus para chegar no aeroporto, ou seja, no seu retorno para o aeroporto, preste muita atenção no seu bilhete de voo para saber se seu avião sairá do Terminal 1 ou 2 e não pegar o ônibus errado, é um ônibus para cada terminal e a distância do T1 para o T2 é de uns 15 minutos.

Ônibus comum:

Para quem optar por maior economia existe os ônibus comuns – o 46 durante o dia – e os N16 ou N17 de madrugada. Eu nunca utilizei o 46 durante o dia mas já cheguei de madrugada no aeroporto, quando o aerobus não estava mais funcionando e só tinha opção de táxi ou ônibus comum. Particularmente, eu SEMPRE acho que de madrugada vale a pena pegar um táxi ou transfer privado, SEMPRE!! mas como não estava sozinha fui convencida a pegar o N16. Foi uma viagem rápida, tranquila, meu hotel era próximo ao ponto de ônibus massss só indico utilizar esse bus da madruga se sua intenção for mesmo economizar.

O ônibus da linha 46 sai do T1 e posteriormente passa pelo T2 (saídas B e C) e segue para a Praça da Espanha passando pelos pontos – Autovia Castelldefels / Avenida Granvia / Hospital oncológico / Ciências / Centro Comercial – Gran Via 2 /  Centra del Prat / Granvia / Plaça España.

A viagem custa 2,40 euros e leva em torno de 55 minutos até a Praça da Espanha.

Já de madrugada, entre 23h e 5h, os ônibus chamados de Nitbus, N16 – saindo do T2 –  e o N17 – saindo do T1 circulam até a Praça da Catalunha no Centro da cidade. A passagem também custa 2,40 euros e a viagem leva em torno de 50 minutos.

Esse ônibus tem diversas paradas no caminho, inclusive na Praça da Espanha, por isso sugiro olhar seu itinerário completo aqui 

PS. Preste atenção no ponto que você irá saltar, caso não se sinta seguro e ache que pode se perder, peça para o motorista te avisar quando chegar no ponto do seu destino. Mais uma vez, eu utilizo o app CityMapper para me acompanhar durante todo o trajeto e me informar o ponto exato que eu preciso descer. Outra coisa, o ônibus só para no ponto se você der sinal para descer!!! Se não der o sinal, o motorista entende que ninguém irá descer naquele ponto e segue viagem.

Trem:

Uma outra opção econômica e ótima para quem se hospedar próximo a estação de trem Sants ou pela Praça d’Espanha, é o trem, que custa 3,80 euros mas sai apenas do terminal T2. Sua espera é de aproximadamente 30 minutos e os bilhetes podem ser comprados na própria estação. Caso você esteja no terminal T1 e queira pegar o trem, utilize os ônibus que fazem a integração e são de graça.

Essa também é a melhor opção para quem vai seguir viagem de trem para cidades próximas a Barcelona ou vai pegar o trem bala para Madrid, desça na estação Barcelona Sants, que já é exatamente a estação que sairá seu trem para os outros destinos.

A única vez que usei trem na cidade foi quando me hospedei em Barceloneta, próximo ao Parque de la Ciutadella, e muito próximo a esse parque fica a estação De França, onde saltei. O trajeto faz uma baldeação em Barcelona Sants ( por um acaso dei uma leve perdida nessa estação, rs) mas ainda assim achei bem prático e rápido.

Metrô :

Que eu me lembre nunca utilizei o metrô para sair do aeroporto de Barcelona porque além de mais caro (considerando o valor dos outros transportes públicos), a passagem custa 4,50 euros, eu teria que fazer diversas baldeações para chegar até os lugares que eu costumo me hospedar. Acho zero prático e não acho válido.

Caso você fique hospedado próximo a uma estação de metrô da Linha 9, que é a linha que faz conexão com o aeroporto, aí sim vale a pena utilizar esse transporte – mas já adianto que a linha não passa por nenhum bairro turístico.

Táxi:

Certamente é a opção mais cara e também a mais confortável para você sair do aeroporto de Barcelona, a corrida até a Praça da Catalunya ou até Barceloneta é em média 30 euros, sem o adicional de malas – da última vez eu paguei 2 euros pelas malas.

Acho uma excelente opção para quem chega no aeroporto a noite e / ou sua hospedagem não fique tão próxima de uma estação de transporte público. Também acho que valha a pena, caso esteja em grupo de amigos e queiram mais comodidade; minha última vez na cidade eu estava com mais duas amigas, pagamos poucos mais de 10 euros cada e super valeu !!!

Infelizmente o serviço de app, tipo Uber e Cabify são super instáveis na cidade, tem vezes que vou que está funcionando e outras que o serviço está proibido – como já falei no início da matéria, vale muito a pena ao chegar no aeroporto, entrar no app para ver se o serviço está disponível naquele momento.

Para você ter uma ideia aproximada de quanto seu táxi irá custar do aeroporto até seu hotel, confira no site World Taximeter, ele costuma ter uma boa base.

Confira os melhores hotéis, com ótimos preços em BARCELONA ! 

PS: O Nós na Trip é parceiro do Booking.com e quando você reserva um hotel por esse ou qualquer link dentro do blog, nós recebemos uma pequena comissão para continuar pesquisando e escrevendo matérias gratuitamente para você, mas não se preocupe pois o Booking  NÃO COBRA nenhuma taxa extra por isso, os valores dos hotéis são exatamente os mesmos praticados diretamente no site. Muito obrigada 🙂

 

 

 

Image Map

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

2 Responses

  1. Guia de Barcelona - Nós na Trip

    […] Chegando em Barcelona pelo aeroporto El Prat, são diversas opções de transportes que te levam até a cidade como aerobus, táxi ou trem e aqui no blog tem post explicando direitinho como sair do aeroporto de Barcelona. […]

  2. 5 dicas de Barcelona - Nós na Trip

    […] aqui no blog, então, depois de assistir o vídeo corre pra cá para saber muito mais sobre… Como sair do aeroporto, como fazer um bike tour pelo Bairro Gótico, comprar tickets sem enfrentar fila na Sagrada […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *