Bar Urca: Da tradicional mureta ao restaurante

bar-urca-nos-na-trip10

Bar Urca

Um dos programas mais cariocas é assistir ao pôr do sol na mureta da Urca (bairro da zona sul  da cidade) também não é pra menos, o sunset é incrível visto das margens da Baía de Guanabara e a mureta fica ainda mais agradável com uma boa cerveja gelada (de garrafa!) e um delicioso bolinho de bacalhau (sim, é muito fácil ser feliz no Rio <3).

A mureta da Urca é point super disputado no verão carioca e um dos mais democráticos, abrange de moradores do bairro, muito turistas, a galera que só para ali para curtir o fim do dia e tomar uma gelada depois de um dia de trabalho, a quem adora um pós praia nos fins de semana e ainda quem emenda o espetáculo do pôr do sol com um jantar.

bar-urca-nos-na-trip1

bar-urca-nos-na-trip11

E não é a toa que a parte mais concorrida da mureta fica exatamente em frente ao super tradicional Bar Urca, aberto desde 1939 e que virou patrimônio cultural carioca desde 2012.  Seu Gomes, trouxe as delícias da culinária portuguesa e incrementou com a boemia tipicamente carioca e assim o Bar Urca é sucesso até hoje.

O andar de baixo, onde fica o bar, não tem mesas ou cadeiras, afinal a mureta tá logo ali na frente. Os pedidos são feitos diretamente no balcão e nos fins de semana que tem um maior movimento a dica é fazer seus pedidos de uma vez e ficar com as fichas na mão, porque as filas costumam ser grandes.  Os petiscos mais concorridos são os bolinhos de bacalhau, sardinha frita,  pastelzinho de camarão e de siri e a empada de camarão. Deliciaaaaaa !!

bar-urca-nos-na-trip13

No andar de cima fica o restaurante e pasmem, o #nosnatrip não conhecia até outro dia !! O ambiente é pequeno mas super agradável e tem aquele visu lindo visto da mureta lá embaixo. O cardápio é a la carte e a especialidade da casa é a culinária portuguesa e frutos do mar. Aliás, não deixe de pedir o bobó de camarão, um dos melhores que já comi na vidaaaaa!!

bar-urca-nos-na-trip12

bar-urca-nos-na-trip7

Conheci o restaurante do Bar Urca com uma turma de blogueiros aqui do Rio e além do bobó que estava fantástico ainda pedimos um camarão na moranga e uma moqueca de filé de peixe a baiana (com aquela farofinha de dende) huuuuummmm bom demais!! Me surpreendi com o sabor da comida e as porções são bem generosas.

Quero muito voltar ao restaurante para provar o autêntico bacalhau português agora!!! Para quem não é fã de frutos do mar, sem problemas, o cardápio é extenso e tem uma variedade grande de carnes, aves, risotos e saladas.

bar-urca-nos-na-trip14

Ah e pra quem não toma cerveja ( eu!!!!) as caipirinhas são ótimas também, a de carambola é top. E alguém aí ama uma sobremesa ?? Então, não deixe de pedir o brownie com sorvete!!

Dica #nosnatrip : Nos fins de semana o restaurante sempre lota na hora do almoço, por isso chegue cedo e coloque o nome na fila de espera enquanto saboreia algum petisco e brinda ao visual lindo da mureta da urca.

bar-urca-nos-na-trip2

O bairro da Urca fica na zona sul da cidade (entre Botafogo e Copacabana) e como fica relativamente isolado, parece que você está saindo do Rio de Janeiro, ali não se vê aquele tumulto ou correria da cidade, é um bairro residencial, com muitas casas e super tranquilo.  A maneira mais fácil de chegar é de carro ou uber, se preferir ir de ônibus existe a linha 107 (Central X Urca) ou o circular 581 ( Leblon X Cosme Velho) ou ainda o circular 513 que sai do metrô de Botafogo.

O Bar Urca fica na Rua Cândido Gafree, 205 – Urca, RJ

Tel: 21 22958744

Abre todos os dias de 11:30 ás 23 horas. 

Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

Deixe uma resposta