Carro em Cancun : Como alugar ?

postado em: Cancun, Dicas de Viagem, México | 12

carro-em-cancun-nos-na-trip-erica-camargo-viaja5

Carro em Cancun: aluguel e experiência

Quando eu fechei minha viagem para Cancun, montei todo o roteiro que queria fazer na minha cabeça mas sai daqui sem fechar nada além do hotel! Não queria uma viagem engessada, sabia que teria 8 dias para turistar e aproveitar o Spring Break mas fui super relaxada e optei por fechar todos os passeios quando chegasse lá… deu tudo certo!

Logo no primeiro dia, a ideia era alugar um carro por pelo menos 2 dias para conhecermos Playa del Carmen, Chichén Itzá e Tulum da nossa maneira e ao nosso tempo (não curto excursões e alugar um carro sairia mais barato já que o valor seria dividido por 3 pessoas).

Fomos até o La Isla Shopping Village, entramos numa central de locação de carros e cotamos entre as agências que tinham lá, a Avis ganhou no preço e foi com ela que fechamos  – 2 dias de locação + seguro total + tanque cheio = R$ 450,00 já com o iof do cartão – por um Chevrolet Chevy basiquinho com direção e ar condicionado (ps: foi o pior carro que já dirigi na vida) e só pra constar a cotação que conseguimos lá na hora foi bem mais barata do que se eu tivesse alugado pela internet aqui no Brasil.

As estradas são super tranquilas e bem sinalizadas em Cancun, dirigimos super de boa, sem GPS e foi tudo ok… alguns percalços que conto a seguir mas sem esses detalhes as viagens não ficam tão divertidas. rs

Alugar carro na cidade é barato, vale a pena (só se você sair de Cancun pra conhecer outras cidades, lá dentro não existe a menor necessidade) e é exatamente igual em qualquer lugar do mundo, cartão de crédito , carteira de habilitação ( eu usei a internacional mas a nossa vale) e boa viagem…

carro-em-cancun-nos-na-trip-erica-camargo-viaja

Saímos da agência com nosso Chevy e fomos até Playa del Carmen, a estrada é ótima e em menos de uma hora já estávamos lá… porém, a Playa del Carmen bonitinha com cara de Búzios que queríamos ver demoramos um pouco pra encontrar porque a cidade em si é meio enrolada pra se entender e depois de rodar muito e ter várias explicações desencontradas, finalmente chegamos no centrinho que é uma graça e na praia que apesar de não ser tão bonita assim é super gostosa e com uma galera legal (falo mais sobre Playa num próximo post).

Estacionamos na rua próximo ao Mamitas beach club, lugar tranquilo e sem precisar pagar estacionamento. Perfeito.

carro-em-cancun-nos-na-trip-erica-camargo-viaja6

No dia seguinte a ideia era conhecer Chichén Itzá e depois seguir para Tulum, ou seja, o dia seria longo pois até Chichén Itza o trajeto é de 2 horas e de lá até Tulum mais 2:30h e de Tulum de volta para Cancun mais 1:30h … sim, sabíamos que seria super cansativo mas duas de nós dirigimos e adoramos dirigir em estradas e teria dado tudo super certo se…  tivéssemos saído mais cedo do hotel, o pôr do sol fosse depois das 17h da tarde (março é inverno, apesar de não parecer) e principalmente se não tivéssemos sido tão paradas nas blitz das estradas.

carro-em-cancun-nos-na-trip-erica-camargo-viaja7

A estrada de Cancun a Chichén Itzá é ótima e sinalizada, não dá para se perder… porém existe uma infinidade de blitz no meio do caminho e adivinhem… eles param todos os turistas!! . Como sabem que são turistas ?? As placas dos carros alugados tem cor diferente dos da cidade. Por que param turistas ?? Porque os policiais mexicanos são inacreditavelmente mais caras de pau e corruptos do que os nossos e a ideia é te extorquir na cara dura mesmo, inventam um problema qualquer no seu carro ou documento e só te liberam se você deixar a “cervejinha” pra eles (aliás, cervejinha cara porque ouvi casos de pessoas tendo que pagar até 100 dólares pra continuar a viagem tranquila) ou seu carro é rebocado, você tem que ir até a delegacia e adeus dia de turismo.

Já tinha lido em blogs  de viagem que isso é super comum lá e que eles param principalmente carro só com mulheres. Sem brincadeira, fui parada em quase TODAS as blitz da estrada e sai ilesa e com o cofrinho intacto de TODAS !!!!!

Logo na primeira parada, um policial de cara fechada nos abordou, pediu documento e como não falo espanhol tentei comunicação falando em inglês que ele (e nenhum outro policial) não falava. Só entendi quando ele me perguntou da onde nós eramos, falamos que do Brasil e…. a Porta da Esperança se abriu hahahahahaha. O policial antipático abriu um largo sorriso e só sabia falar Copa do Mundo e Carnaval (fui em 2014, ano de Copa e durante o carnaval e pelo que entendi devia tá passando muito do nosso carnaval nos telejornais de lá porque eles sabiam de tudo que tava acontecendo aqui, rs), e aí que viramos BFF  e até foto ele quis tirar com a gente… como dizer não?! Boraaaa… desde que saísse de lá sem precisar colocar a mão no bolso tava lindo… (infelizmente perdi meu cel na viagem e com ele as fotos com os policias que estavam hilárias).

E pasmem, isso se repetiu durante várias vezes no dia e era só falar que eramos do Brasil que as palavras Copa e Carnaval pareciam sinfonia para os ouvidos deles…

carro-em-cancun-nos-na-trip-erica-camargo-viaja3

Saindo de Chichén Itzá sentido Tulum mais uma vez a estrada é ótima e sinalizada, paramos no meio do caminho pra conhecer o cenote de Ik Kil ( que é lindo e em breve falo mais sobre ele) e obviamente paradas em mais uma blitz… daí tivemos um impasse… o dia já estava acabando, possivelmente não conseguiríamos chegar a Tulum para ver o por do sol (essa era nossa intenção) e voltar pela estrada a noite com aquele monte de blitz não era exatamente um atitude inteligente para 3 meninas sozinhas num carro … resolvemos retornar para Cancun.

Do ponto que estávamos (esse da foto) tínhamos a opção de voltar pelo caminho que tínhamos feito (mas a última blitz que fomos paradas não tinha sido tão amigável assim e se pudesse preferir, preferia não passar ali de volta) e a outra opção era seguir a placa sentido Cancun… a gente só não se tocou que estávamos entrando numa estrada alternativa e a mais bizarra que já dirigi na vida!

Sério, não peguem estradas alternativas em Cancun (ok, eu peguei sem saber), dirigi horas sem ver um único carro, numa estrada (total filme de terror) sem sinal de celular ou internet … tipo, se algo acontecer, senta e chora #simplesassim e muito mais longe que a estrada principal . Na verdade não sei se era mais longe mas como não dava pra dirigir a mais de 60km/h numa estrada totalmente sem iluminação, toda esburacada, com matagal dos dois lados e mão dupla (que só descobri quando dei de cara com outro carro na direção contrária porque ela era bizarramente estreita e sem sinalização).

No final deu tudo certo, voltamos cansadas mas com várias histórias engraçadas pra contar!!

O aluguel do carro foi super tranquilo e fácil, as estradas são uma incrível reta, boas e bem sinalizadas e valeu muito mais que um dia de excursão.

PS. Gente, sei o quanto é bizarro essa impressão que gringo tem de nosso país, Carnaval e Futebol, e os mexicanos nos deixaram isso bem claro mas entre falar a palavrinha mágica e morrer em 100 dólares a cada parada… fiquei com a primeira opção. 🙁

**Texto adaptado do original escrito por mim em meu antigo blog: http://myfashionlounge.com.br/viagens/como-alugar-carro-em-cancun/

12 Responses

  1. Lucilane

    Adorei seu post! minha dúvida é se é possivel alugar carro com GPS. Mesmo as estradas seno bem sinalizadas, gostaria de ter um…

    • Erica Camargo

      Oi Lucilane, é possivel sim!!! Só pedir para incluir um como acessório extra quando estiver alugando!!

      Beijos e boa viagem
      Erica

  2. Gabriel

    Ótimas dicas, vamos em 2 casais, será que teremos problemas com a polícia.?
    Estamos em dúvida sobre alugar um carro por causa desses policiais corruptos…
    Vamos em dezembro, o que sugere.?

    Obrigado.

    • Erica Camargo

      Olá Gabriel, tudo bem?!

      Então, em Cancun mesmo não tem necessidade de carro mas para conhecer os arredores ainda achei que super valeu a pena, pela liberdade de locomoção! Qto aos policiais, não sei se dei azar de ser parada em todas as blitzs ou sorte de ter saído ilesa de todas elas, rs.

      Ótima viagem para vocês!! 🙂

  3. Michele

    Ahhh finalmente dicas sobre alugar carro em Cancun com detalhes!!! =D …estava na dúvida se alugava o carro aqui ou lá, seu post me ajudou vou alugar lá mesmo, minha ideia é igual a de vcs viajar e curtir sem excursões!! Valeu!!

    • Erica Camargo

      Oláaaa, Michele!! Que bom que conseguimos ajudar!! E pode alugar lá pq tem várias opções de locadoras no mesmo lugar e com isso é mais fácil negociar o preço!!

      Beijos e boa viagem!!

Deixe uma resposta