A maior piscina do mundo : Conheça San Alfonso del Mar

postado em: Chile, GUIAS DE VIAGEM | 0

maior piscina do mundo san alfonso del mar

Sempre que eu falo que conheci a maior piscina do mundo todos meus amigos e seguidores vem com milhões de perguntas…normal, afinal, San Alfonso del Mar não é um lugar tãaaao conhecido por nós, brasileiros, e ainda são poucos os artigos na internet de quem realmente já foi e sabe o que falar ( eu li tanta abobrinha antes de ir hahahahaha).

Afinal, onde fica a maior piscina do mundo ??

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip

( vista da minha varanda)

Saiba tudo sobre a maior piscina do mundo em San Alfonso del Mar.

A maior piscina do mundo fica no Chile, na cidade de Algarrobo, região de Valparaíso e super pertinho de Santiago ( apenas 90 km), por isso é uma super dica para esticar as férias de verão quando estiver na capital chilena.

A piscina está no Guinness, o livro dos recordes, por ser considerada a maior piscina do mundo com mais de 1 km de extensão, abastecida com mais de 250 milhões de litros de água salgada (extraída do mar) e tem 3 metros de profundidade. Ela equivale a mais de 20 piscinas olímpicas e não preciso nem dizer, que logo de cara ela é simplesmente impressionante… é surreal pensar que alguém construiu algo tão gigantesco assim.

Onde fica essa piscina ?

Essa é a primeira pergunta que me fazem, afinal, quem aí já ouviu falar em Algarrobo ??? A piscina fica em San Alfonso de Mar, que é um grande complexo residencial na cidade de Algarrobo.

É um hotel ?

MUITA gente acha que San Alfonso del Mar é um hotel, inclusive muuuuitos artigos na internet afirmam isso… San Alfonso del Mar é complexo de prédios residenciais, NÃO É UM HOTEL !!!!!

O complexo, que demorou 5 anos para ser finalizado, foi inaugurado em 1988 com 11 edifícios construídos ( em estilo piramidal) e beeeem estilo anos 80 mesmo, até hoje ele tem essa vibe, rs.

Como Algarrobo é uma cidade de veraneio, acredito que poucas pessoas morem nesse complexo e os donos dos apartamentos apenas curtem o verão por lá ou alugam seus apartamentos… e é assim, que você consegue se hospedar e conhecer a maior piscina do mundo.

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip3

( no “mar” da praia artificial ! Atrás de mim está a piscina que pode entrar)

 

Como alugar apartamentos em San Alfonso del Mar ?

Antes de falar o site que aluga apartamentos no complexo e onde eu aluguei o meu, já aviso que a internet no Chile é arcaica, o site é tosco, você pensa dez vezes se aquilo é confiável mas depois que eu cheguei lá, vi que tudo fazia sentido… a maquina de passar cartão da administração do complexo era daquelas com papel carbono, sabe??? ( certeza que tem gente aqui que neeeeem pegou esse modelo de maquina hahahahaha), ou seja, entre no site e pense que no final tudo vai dar certo… para mim super deu hahahaha.

O site em questão é o San Alfonso del Mar, que é o site da administração do complexo, onde tem todos os apartamentos disponíveis para aluguel de temporada. Lá você escolhe em qual edifício prefere ficar e para quantas pessoas é o apartamento, depois ele te dá uma lista de opções… como são apartamentos próprios, alguns são super  moderninhos e completos ( eu adorei o que eu fiquei), outros mais simples e alguns bem cafoninhas, rs… tem opção para tudo!!!!!

Depois de escolhido e reservado você precisa dar um sinal $$ de entrada e o restante pode pagar lá na hora ( em dinheiro ou cartão de crédito).  Esse sinal ( acho que foi de 30% ou 40%, não lembro) na teoria, pode ser pago com cartão de crédito mas nem eu e nem minhas amigas conseguimos passar nenhum dos quatro cartões que tentamos e com isso a outra opção era fazer um depósito em conta (lembrem do sistema de internet arcaico que eles tem,rs) e fazer uma transferência internacional ( caso não saiba fazer, entre em contato com seu banco).

Confesso que fiquei tensa até o momento que cheguei nesse prédio porque nunca tinha fechado nenhuma hospedagem assim, meio que no escuro, rs!!!! Todos os apartamentos que tinha alugado nas minhas viagens, até então, foram pelo airbnb, que é um site que te dá ao menos uma confiança que está tudo ok, você fala com o proprietário, tira dúvidas … nesse site não tem nada disso, você reserva um apartamento que não sabe nem de quem é e qualquer dúvida você consegue ( com MUITO custo) tirar pelo email que tem no site.

Falando em dúvidas… como são apartamentos de temporada é sempre bom confirmar se o seu apartamento tem roupas de cama, toalhas e utensílios de cozinha. O meu, aparentemente era pago a parte ( vários são) mas quando cheguei lá vi que tinha roupas de cama e edredons super novos e limpinhos e nada foi cobrado por isso.

Como já disse… no final deu tudo certo!!! rs.

No Booking também tem algumas opções de apartamentos mas alguns não dizem qual é o prédio que está localizado e as fotos de vista costumam ser todas iguais, com isso ficou bem difícil eu decidir por um, se você achar algum que te agrade por lá, perfeito!!! Afinal, todo mundo sabe reservar hospedagem pelo Booking e não tem erro, eu só não fiz porque não achei mesmo e tive que apelar para o site oficial ( que na prática tem muito mais opções).

(vista da minha varanda)

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip4

( vista do quarto principal)

Qual edifício escolher ?

Na prática, todos os edifícios são iguais, todos tem uma piscina ( menor) na frente, praia privativa, alguns ficam próximos a restaurantes, outros mais próximos a piramide ( que é uma piscina dentro de uma piramide envidraçada com água quentinha), todos tem porteiro 24h e lobby com internet de graça ( que não pega!! rs) … enfim, o que diferencia um edifício do outro é o visual que você terá da sua varanda!!!

No site oficial San Alfonso del Mar, ele mostra o nome e a posição de todos os edifícios para você se localizar e escolher qual você prefere.

De cara, eu escolhi o Puerto del Sur pois era o único que tinha visão de frente e total da piscina, pois ficava bem na pontinha ( do lado esquerdo). Eu tinha a praia de um lado, os demais edifícios do outro e na frente toda a extensão da piscina… essa era a vista que eu queria!!! E sinceramente acho que é a vista mais bonita mesmo.

Outra opção é o Vela de Proa que fica na ponta ao contrário ( do lado direito) e também tem uma boa vista da piscina mas ainda acho o Puerto del Sur mais interessante.

Inclusive, ao lado do Puerto del Sur tem um restaurante e uma área com piscina temperada, academia e jacuzzi de frente para o mar!!

Ah, independente de qual edifício e apartamento escolher, todos tem vista para o mar e para a piscina.

Meu apartamento ( que não lembro o número !!! ) era um apartamento para 6 pessoas, de dois quartos, 1 banheiro, cozinha equipada, sala e varanda! TV plana na sala e ar condicionado ( e aquecimento) nos quartos e sala.

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip5

( boia à venda na Nós na Trip Store )

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip6

Eu li que não posso nadar na piscina, é verdade ??

NÃO e SIM !!!! Vamos por partes… antes de ir eu li em vários blogs e sites que não podia entrar na piscina…. por que raio de motivo então se faz um complexo com uma piscina gigante dessa se eu não posso entrar na água ?????

Na piscina gigante realmente não pode entrar, pelo simples fato que nela passam barcos a vela, lanchas, caiaques, windsurf e é nela que se faz todas as atividades aquáticas desse complexo, ou seja, por segurança, é proibido nadar nessa piscina.

Dentro dessa piscina gigante, existem algumas piscinas menores ( que são beeeem grandes), uma para cada prédio, ou seja, são 11 piscinas menores, e ao lado dessas piscinas ainda existe uma praia artificial com uma outra piscina ( em alguns prédios).

Não sei se ficou confusa essa minha explicação hahahahaha mas acho que pela foto da para entender melhor!!! Você pode entrar na piscina simmmmm, pode nadar simmmmm, você tem 1 piscina , mais praias artificiais e mais as piscinas temperadas para entrar!!! A única que não pode é a piscina gigante.

A princípio essa informação pode parecer frustrante mas posso garantir que lá não vai fazer a menor diferença, pois em todo momento parece que você está na piscina gigante!!!

Como cada prédio tem sua piscina, na teoria, você só pode entrar na piscina do seu prédio… não faço ideia como eles controlam isso, rs mas garanto que uma piscina foi o suficiente para mim hahahaha.

Ah, nas praias artificias também tem cadeiras e guarda sol mas você só pode usar a do seu apartamento ( elas tem o número do apê), ou perguntar para o salva vidas qual apartamento está fechado e se você pode pegar a do vizinho emprestada (nós fizemos isso) .

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip7

Eu li que a piscina não é aberta ao público, é verdade ??

SIM !!!!! O complexo não é aberto ao público, é um condomínio privado e só entra se você é dono ou alugou algum apartamento. Não existe day use, ou seja, você não pode pagar uma taxa apenas para passar o dia.

O que eu descobri lá, é que você tem um limite de convidados para levar e essas pessoas podem entrar e usufruir do complexo como seu convidado. Além disso, existe um passeio saindo de Santiago ( bate e volta) com a agência de receptivo, 2GoVan,  que não sei se ele é dono de algum dos apartamentos e tem uma cota de pessoas para levar por dia ou se tem algum outro acordo com a administração do complexo massssss sei que ele é a única pessoa que conheço que oferece um sistema de “day use” para quem deseja apenas conhecer e curtir um dia. Eu não conheço essa agência e só soube da existência dela porque uma amiga fez esse passeio com eles e disse que foi ótimo, valeu a pena e deu tudo certo!! Porém, não sei quanto custa e nem mais nenhum detalhe sobre esse day use.

 

O que tem para fazer em San Alfonso del Mar ?

A maior piscina do mundo é a maior atração do complexo, isso não tenha dúvidas!!! Lá é um grande condomínio para relaxar e aproveitar com a família. Não tem festas, não tem agito … é um lugar para quem curte esportes marítimos, pegar sol e descansar.

Perfeito para crianças!!! Tinham váaaarias crianças e adolescentes quando eu fui e é bem legal você poder curtir uma “praia” sem ondas, com piscininhas para elas ( esqueci de mencionar que também existem mini piscinas para crianças) só não lembro se são em todos os edifícios mas no Puerto del Sul tinha. Além de diversos playgrouds, salão de jogos, discoteca para os adolescentes, aulas de natação, vôlei, recreação com monitores, toboágua… é um espaço bem completo para crianças e adolescentes e em todos os prédios, tem um cartaz com todas as atividades extras daquela semana.

Para os adultos a diversão fica por conta dos caiaques, stand up paddle, lanchas, windsurf... tem várias atividades!!!! Os passeios de caiaque e SUP podem ser alugados na hora, na frente de todos os prédios tem um stand de aluguel. Lanchas, windsurf, barcos a vela e outras atividades não tem a opção de alugar na hora, caso tenha interesse, entre em contato com a administração do condomínio para saber se o dono do seu apartamento tem essas opções disponíveis para você alugar dele.

Também existem dois restaurantes dentro do complexo!! Um em cada ponta, ou seja, próximos aos edifícios Puerto del Sur e Vela de Proa. Eu conheci o que ficava próximo ao meu prédio mas confesso que além de caro não vi nada demais na comida. Talvez seja legal para beber alguma coisa no fim da tarde de frente para o mar ( e para piscina). O restaurante da outra ponta não cheguei a conhecer.

*Para mim vale MUITO mais a pena fazer compras no supermercado, que fica BEM EM FRENTE ao condomínio ( a saída mais próxima é a do Puerto del Sur )  O mercado é grande tem variedade de produtos e alguns apartamentos tem até churrasqueira na varanda ( o meu não tinha).

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip8

(piscina temperada dentro da piramide)

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip9

( jacuzzi ao lado do Puerto del Sul)

Outra atração são as piscinas temperadas!!  Essa é outra, que li em diversos lugares que apenas os proprietários podem frequentar … NÃO é verdade!!! Se você estiver hospedado também poderá usar, porém, pagando uma taxa  – proprietários usam de graça, locatários pagam uma taxa – simples assim.

São duas piscinas temperadas, uma de água salgada dentro uma piramide envidraçada, que fica próximo a ponta direita do complexo e a outra, de água doce,  que fica do lado esquerdo ( do lado do meu prédio), que não chama tanta atenção porque  não fica dentro da piramide. Pagando a taxa para usar a piscina temperada, você terá direito a sauna, academia e a jacuzzi ( que acho que só tem no lado esquerdo). Para usar essa piscina é obrigatório o uso de touca de natação ( eles vendem lá na hora).

Confesso que não achei tanta graça nessas piscinas, talvez elas façam uma super diferença fora do verão porque suas águas são quentinhas e as piscinas do lado de fora são super geladas – olá, Oceano Pacífico! Não achei que valia o preço e preferi pegar meu sol na areia e curtir minha piscina gelada mesmo.

Fora isso, o complexo ainda tem salão de cabeleireiro, aulas de tênis, spa e programações culturais.

(boia à venda na Nós na Trip Store)

Como faço para entrar no prédio e pegar as chaves do apartamento ?

Quando chegar, você precisa dar seu nome e identidade ( de quem alugou o apartamento) na recepção, daí eles liberam e você pode pegar suas chaves no lobby do seu prédio. É importante chegar já sabendo o nome do prédio que você irá se hospedar para facilitar sua entrada.

Com as chaves em mãos, você também irá receber um aviso para comparecer a administração do complexo para assinar o contrato de locação e pagar o restante do aluguel ( que pode ser em $$ ou cartão de crédito – aquele que passei na maquininha de papel carbono, rs). 

Depois disso é só aproveitar!!

O que é proibido em San Alfonso del Mar ?

Várias coisas hahahahaha, vamos lá … Quando eu fui, no verão, a estadia mínima eram de 3 noites... logo, não era permitido alugar nenhum apartamento por menos de 3 noites ( não sei se fora do verão também é assim).

A área comum é super bonita e muito bem conservada, porém tem várias regras, as piscinas só podem ser usadas até as 19:30h ( hora que o salva vidas vai embora), crianças de até 8 anos só podem entrar na área da piscina com algum responsável, e os donos e locatários só podem usar a piscina em frente ao seu edifício.

Além disso não pode consumir bebida alcoólica na piscina – desculpa, eu burlei essa regra e levei vinho branco em garrafinhas de água e usei taças de acrílico que tinham no meu apê – eu sei, eu sei, é feio mas os dias estavam muito bonitos para restringir meus vinhos somente a minha varanda hahahaha.

Na praia artificial não pode ouvir som alto (amém, senhor!!!), não pode nenhum jogo com bola e não pode roubar as cadeiras e guarda sol dos vizinhos! Eu juro que só fiz isso porque pedi ao salva vidas e ele disse que meu vizinho não estava lá hahahahaha.

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip10

Vale a pena me hospedar em outro lugar, fora de San Alfonso del Mar ?

NÃO !!! Sinceramente, achei a cidade de Algarrobo bem feinha, nada pra fazer, uns restaurantes muito mais ou menos, comércio idem, a praia não é bonita, o mar é forte e a água é gelada pra cacete!!! Achei uma cidade sem atrativos e se não for para curtir a maior piscina do mundo, melhor nem perder tempo em Algarrobo.

Para quem estiver atrás de agito, a noite também é bem fraquinha… sei que no verão, existem umas festas próximas a San Alfonso del Mar e eu até fui atrás de uma mas elas só acontecem sexta e sábado e eu cheguei em um domingo!!!! Os bares, na teoria, deveriam ficar cheios no verão né?! Nada… pedi para um taxista levar a gente em algum lugar que ao menos tivesse gente!! hahahahahaha. Ele nos levou a um karaokê, que segundo ele, era o melhor da cidade… de fato tinha gente e depois de algumas garrafas de vinho realmente ficou divertido hahahaha.

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip11

(canga a venda na Nós na Trip Store)

Vale a pena ir fora do verão ??

Então, acho que isso vai muito de cada um … para mim não vale!!!! Simplesmente porque não tem nada para fazer no raio daquele lugar que não seja curtir a piscina, logo, sol e calor são motivos básicos eu  para escolher em qual época ir.

Qualquer outra época fora do verão é a mesma coisa que você conhecer Valle Nevado fora do inverno… pode conhecer? Pode! Da para ir ? Dá! massss nunca será a mesma experiência.

maior piscina do mundo san alfonso del mar nos na trip12

Como chegar em San Alfonso del Mar ?

Então, confesso que nem me dei muito ao trabalho de ver todas as opções que eu tinha para sair de Santiago e chegar em Algarrobo, não! Eu tinha acabado de chegar de uma semana no Atacama e a única coisa que queria era conforto e praticidade, logo, fechei com um transfer… que sem dúvida, é uma das maneiras mais caras!! rs.

No aeroporto de Santiago mesmo tem diversas empresas de translado, confesso que eu achei com facilidade para todooooos os cantos do Chile mas Algarrobo não foram tantas opções assim não, logo, os preços eram mais caros. Todas as empresas que vi estavam por volta de R$ 700 o carro. Como nós éramos 4, era esse valor dividido por nós quatro.

Como eu estava moooooorta de cansaço da viagem, não lembro exatamente como fechamos o nosso transfer mas lembro que não foi com nenhuma empresa conhecida. Provavelmente alguém abordou a gente fez um preço mais barato, também lembro que era uma empresa, tinha cartão mas não era nenhuma das “confiáveis” que ficam no aeroporto. Certamente nós fechamos porque estávamos em grupo ( eu jamaaaaais faço essas coisas sozinha hahahaha), já era tarde e estávamos super cansadas, mesmo!!!!! Tanto, que as meninas apagaram no carro e eu fui acordada olhando todas as placas para ver se a gente estava realmente indo para o caminho certo hahahahaha.

No final, o cara foi um super querido, parou para gente comprar algo para comer, ajudou a procurar nosso prédio e também foi ele quem nos levou de volta para Santiago !!

Eu perdi o cartão e não lembro de jeito nenhum a empresa de transfer mas lembro que paguei uns 500 ou 550 reais o carro (cada perna).

Outra opção é ir de ônibus, que custa em média uns R$ 40 reais e leva em torno de 1:30h até Algarrobo, uns 15, 20 minutos a mais do que de carro.  O ônibus sai do terminal rodoviário de Santiago mas eu não sei em qual ponto de Algarrobo você deve saltar (pergunte ao motorista). Até San Alfonso del Mar as opção são táxi, táxi compartilhado ou ônibus.

E a opção mais razoável, se eu ou minhas amigas estivéssemos dispostas a dirigir, era alugar um carro. Opção possível no próprio aeroporto de Santiago. Sem nenhuma dúvida o aluguel de um carro para três ou quatro dias sairia bem mais barato que os R$1000 que pagamos no transfer. A estrada para Algarrobo é ótima e tem dois pedágios no caminho!!

Já foi a San Alfonso del Mar também ?? Tem dicas de lá ? Deixa para gente aqui nos comentários!!

 

Deixe uma resposta