10 motivos para conhecer Belém do Pará

postado em: Belém do Pará, Brasil, Pará | 3
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Já falei aqui, que Belém do Pará, foi uma das cidades mais interessantes que já conheci no Brasil e não faço ideia do por que tão poucos brasileiros descobriram esse lugar incrível ! A cidade portuária é a porta de entrada para a região do Baixo Amazonas, ainda preserva as casinhas coloniais com azulejos portugueses e tem um dos mercados municipais mais ricos que já conheci na vida, o Ver-o-Peso é um mix de peixes, castanhas, tucupi, açaí e muita cultura.

A capital do Pará, é daquelas cidades que você vai conhecer sem muitas expectativas e quando chega só tem um pensamento – por que eu nunca tinha vindo aqui antes??!!!!

Motivos para conhecer Belém do Pará

belém do pará nos na trip

 

1. Basílica Nossa Senhora de Nazaré

A Basílica foi erguida em 1909 e hoje é o santuário mais importante para os paraenses, pois ali, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no início do século XVIII, e até hoje essa imagem se encontra lá. Todo ano, durante as festas do Círio de Nazaré, a santa recebe um novo manto e recebe turísticas e fiéis de todos os cantos do Brasil.

A Basílica é linda e super vale uma visita!

Leia também: Guia de Belém do Pará

belém do pará nos na trip2

2. Estação das Docas

É a zona portuária que foi revitalizada e é tipo o Puerto Madero do Pará! Tem vários restaurantes, barzinhos e um clima super gostoso nos 500 metros de calçadão de frente para o rio.

São três enormes galpões divididos entre lojinhas de souvenirs, bares, restaurantes e sorveterias – a parte de dentro é toda climatizada com ar condicionado e o lado de fora tem varandas de frente para o rio.

Prefira ir no fim de tarde para curtir o pôr do sol por lá que é lindíssimo!

belém do pará nos na trip3

3. Gastronomia

Apenas uma das melhores gastronomias desse país… apenas!! Nunca imaginei que a gastronomia paraense fosse tão rica e tão saborosa, do restaurante simples, de comida caseira, ao mais elaborado de cozinha de autor, eles são sensacionais!

E dois dos meus lugares preferidos em Belém foram o Mercado-Ver-O-Peso, mercadão que vende o famoso peixe com açaí, é supeeeeer simples mas vale muito a experiência!! Já o Sushi Ruy Barbosa, foi um dos melhores sushis que já comi na vidaaaaa, juro!! Eles fazem  um mix de sabores muito certeiro da culinária oriental com toques regionais e resultado é sensacional! O Ruy Barbosa é um restaurante mais chiquezinho e se você aprecia culinária oriental precisa incluir no seu roteiro !!

belém do pará nos na trip4

4. Mercado-Ver-O-Peso

É o maior mercado a céu aberto da América Latina e é uma mistura de aromas, cores e sabores que acho que existe em poucos lugares no mundo !!! É sensacional experimentar comidas diferentes e conhecer pessoas que parecem que saíram de um livro de histórias sobre o Brasil! Não deixe de tomar o Açai de lá, é diferente de todos que você já provou na vida!!

belém do pará nos na trip5

5. Parque ecológico Mangal das Garças

É um parque ecológico super bem cuidado, as margens do rio Guamá e no meio do centro histórico de Belém. Por lá tem o Museu Amazônico de Navegação, viveiro dos pássaros, borboletário, orquidário e um restaurante!  É muito bacana chegar na hora do “almoço” da garças, vale total a visita – as garças vivem soltas!!!

belém do pará nos na trip6

6. Theatro da Paz

De arquitetura neoclássica foi construído na época da exploração da borracha na Amazônia e tem referências do Teatro Scala, uma das maiores casas de ópera do mundo, em Milão.

Sua visita só pode ser guiada mas acontece todos os dias (menos segunda feira) de hora em hora. belém do pará nos na trip7

 

7. As pessoas

Simplesmente me apaixonei pelo povo paraense! São pessoas simples, receptivas e cheeeeeeias de histórias super bacanas!! É uma aula sentar com essa galera e só escutar as diversas histórias de sua cidade!

belém do pará nos na trip8

8. A proximidade de Marajó, Alter do Chão e Algodoal

Belém do Pará fica pertinho da Ilha de Marajó e de outros paraísos, que talvez não sejam tão conhecidos por você mas que super valem a pesquisa, Alter do Chão e Algodoal! Se tiver mais um tempinho de turismo quando for conhecer Belém, coloque um desses três destinos no roteiro ( ou os três juntos).

A Ilha de Marajó, eu tive o enorme prazer de conhecer, ela é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta e tem o maior rebanho de búfalos do país – não deixe de provar os queijos do Marajó, são deliciosos.

Alter do Chão, faz parte de Santarém e já foi eleito como um dos destinos de praias mais lindos do Brasil – inclusive a frente de Fernando de Noronha. As praias são cercados pelos rios Tapajós e Arapiuns e todo aquele verde magnífico da Amazônia.

Algodoal é uma vila de pescador, simples e muito charmosa – adjetivos bem típicos do Pará – e chama atenção por suas praias e belezas naturais. Destino perfeito para quem quer sossego e contato com a natureza.

belém do pará nos na trip9

9. Sorvete Cairu

É apenas a sorveteria mais famosa de Belém e já foi eleita a melhor sorveteria do Brasil !! A Cairu é praticamente um patrimônio histórico da cidade hahaha. São mais de 50 anos de história e mais de 50 sabores… não deixe de provar os de tapioca, açaí, taperebá e castanha do Pará.

10. Passeio de barco

Vale super a pena fazer o passeio de barco que sai da Estação das Docas para assistir ao pôr do sol no mar!! O passeio dura 1h30 e tem um guia explicando os pontos turísticos e danças regionais!! É bem legal!

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Seguir Erica Camargo:

Apaixonada por explorar novos lugares e compartilhar suas experiências... as boas e os perrengues também, rs!! Adora conhecer bons restaurantes, descobrir lojinhas locais, é super ligada em tendências e hotspots e não dispensa uma boa balada!!

3 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *